Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Trocar potes de vidro por Plástico?

O copo não precisa ser de uísque, basta ter a boca mais larga que a base pra poder "desenformar" fácil. Copo de requeijão serve.

Nunca testei esse plástico, mas por mais que o povo fale que é seguro eu fico com os dois pés atrás com esse trem de esquentar plástico
 
Só uso Pp5 nunca tive problema nenhum , é só alegria ! Uso aqueles de "Bolo no Pote" , os de requeijão nao vedam direito . Os pp5 ainda tem a vantagem de nao precisar de fita isolante , facilitando a observação do crescimento do micélio (vc vê ele chegar no selo de vermiculita) , nao tem risco de quebrar na panela de pressão e tem um visual mais "laboratorial" e menos "cracolandia"
Basta fazer os furos de inoculação antes , pois se deixar pra furar com a seringa vai quebrar a agulha , depois é só repetir o processo do micropore no furo e o aliminio por cima (este vc esconde as sobras na borda oca do potinho) e voilá !!!
:)
 
Só uso Pp5 nunca tive problema nenhum , é só alegria ! Uso aqueles de "Bolo no Pote" , os de requeijão nao vedam direito . Os pp5 ainda tem a vantagem de nao precisar de fita isolante , facilitando a observação do crescimento do micélio (vc vê ele chegar no selo de vermiculita) , nao tem risco de quebrar na panela de pressão e tem um visual mais "laboratorial" e menos "cracolandia"
Basta fazer os furos de inoculação antes , pois se deixar pra furar com a seringa vai quebrar a agulha , depois é só repetir o processo do micropore no furo e o aliminio por cima (este vc esconde as sobras na borda oca do potinho) e voilá !!!
:)

Ae @Speisepilz , vc utiliza a tampa dos copos? Queria comprar aqueles de azeitona para poder usar com a tampa. Os de plástico não parecem serem muito viáveis para utilizar com a tampa. Que cê acha?

Inoculei uns copos deses PP 5 de requeijão. A primeira vista não gostei muito por não serem muito translúcidos.. Por serem de plástico são mais opacos. Mas no quesito "boca larga" todos são ótimos hahaha.

Abraços!
 
Ae @Speisepilz , vc utiliza a tampa dos copos? Queria comprar aqueles de azeitona para poder usar com a tampa. Os de plástico não parecem serem muito viáveis para utilizar com a tampa. Que cê acha?

Inoculei uns copos deses PP 5 de requeijão. A primeira vista não gostei muito por não serem muito translúcidos.. Por serem de plástico são mais opacos. Mas no quesito "boca larga" todos são ótimos hahaha.

Abraços!
Sim , utilizo a tampa !! Se o pote for o que tem "lacre " pode usar tranquilo e várias vezes ! Eles tem excelente vedação !
 
Gostei dos vídeos, mas fiquei com uma dúvida, esses potes PP parecem ser mais duros, tipo pote de alho, está certo?
Tem daqueles do tipo de bolo no pote, por exemplo da marca PRAFESTA, esses são bem moles, parecem frágeis, porém da pra esterilizar numa boa, só precisa por algo para levantá-los, para não ficar em contato direto com a água, pois eles deformam.
16c8da1900.jpg
 
Acabei postando duas vezes sem querer, se alguém puder apagar, agradeço.
@Speisepilz
Gostei dos vídeos, mas fiquei com uma dúvida, esses potes PP parecem ser mais duros, tipo pote de alho, está certo?
Tem daqueles do tipo de bolo no pote, por exemplo da marca PRAFESTA, esses são bem moles, parecem frágeis, porém da pra esterilizar numa boa, só precisa por algo para levantá-los, para não ficar em contato direto com a água, pois eles deformam.
16c8da1900.jpg
 
@LeonaLuna to tentando imaginar aqui como faz pra colocar isso dentro da panela de pressao, sem enconstar o pote na agua, tendo agua o suficiente pra ficar 1h na pressao.
Vc coloca uma vasilha de vidro (ou algo assim) pra suspende-los e pronto?
 
Gostei dos vídeos, mas fiquei com uma dúvida, esses potes PP parecem ser mais duros, tipo pote de alho, está certo?
Tem daqueles do tipo de bolo no pote, por exemplo da marca PRAFESTA, esses são bem moles, parecem frágeis, porém da pra esterilizar numa boa, só precisa por algo para levantá-los, para não ficar em contato direto com a água, pois eles deformam.
16c8da1900.jpg

Sim os que uso são os potes mais rígidos, aqueles que vem com lacre .
 
Sim os que uso são os potes mais rígidos, aqueles que vem com lacre .

E vc tb os suspende na panela de pressão?

Os potes que vc usa são pequenos, ne? Como faz pra não submergi-los na água durante a esterilização?
Se colocar agua so ate o ponto de nao cobrir a boca deles, fica mt pouca agua na panela...

So consigo ver isso dando certo com potes "altos" tipo palmito e tal.
 
E vc tb os suspende na panela de pressão?

Os potes que vc usa são pequenos, ne? Como faz pra não submergi-los na água durante a esterilização?
Se colocar agua so ate o ponto de nao cobrir a boca deles, fica mt pouca agua na panela...

So consigo ver isso dando certo com potes "altos" tipo palmito e tal.
Potes grandes = perdas grandes ..(caso dê :poop:)
sugiro varios pequeninos :p
 
@LeonaLuna to tentando imaginar aqui como faz pra colocar isso dentro da panela de pressao, sem enconstar o pote na agua, tendo agua o suficiente pra ficar 1h na pressao.
Vc coloca uma vasilha de vidro (ou algo assim) pra suspende-los e pronto?
É que vai depender do modelo da sua panela, a minha vem com um suporte no fundo, tipo um fundo falso, eu simplesmente coloco algo embaixo até a altura que eu ache que vai dar pra colocar água suficiente para o processo inteiro e que não rele nos potes e então eu coloco esse suporte em cima, fazendo uma plataforma elevada. Ai os potes vão em cima sem estar em contato direto com a água.
Esse seria o suporte que me refiro:
549803002631278.jpg

Você poderia usar alguma assadeira, ou qualquer coisa que suporte a temperatura, que seja um pouco menor que o diâmetro da sua panela (para entrar, obviamente) e que seja um pouco elevado, ai você fura ela toda e ta pronto :)
 
Eu curti os posts acima , porém não tô conseguindo dar os likes das carinhas amarelas redondas ...tá me aparecendo essa imagemScreenshot_20180824-100440.png toda vez !!!! ( carinha triste ) kkkk
 
Ta acontecendo comigo tb
 
Comigo também aconteceu esse erro ao curtir e ontem acabei postando duas vezes a mesma coisa justamente porque quando eu cliquei para postar deu erro, então eu cliquei dnv, quando fui ver tinha publicado 2x.
 
Tenho usado PP-5 'pote de bolo' da marca PLASZOM que tem espessura maior e até agora não deformou, mesmo entrando em contato com a água na panela de pressão.

Os potes vem com tampa porem a tampa não veda corretamente, facilitando contaminações. No lugar da tampa original, ao invés de usar alumínio, uso filme de poliéster transparente (daquele usado para embrulhar assados e churrasco) fixado com fita isolante. O filme de poliéster permite visualizar quando o micélio coloniza o topo.

Para esterilizar uso uma panela de pressão de 7 litros e para o pote não ter contato com o fundo da panela coloco 4 xícaras no fundo e uma placa de alumínio em cima das xícaras, colocando os potes sobre a placa de alumínio.

IMG_20180825_164956_1.jpg
.
 
Back
Top