Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Trigo em Grãos - Considerações

Night Storm

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
361
73
Bem, abri esse tópico, e espero q abriremos mais, pra abranger o uso das sementes, de substratos alternativos ao simples bolo PF.

----------------------------------------------------------------------
A funcionalidade desse tópico é informar ao cultivador os prós e contras ao uso de trigo em grãos como meio de cultura. Espero q mais cultivadores que jah tenham usado esse substrato postem aqui também, para ajudar a ter-mos um bom banco de dados :)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:pos: Possui uma extrema capacidade de absorção de água, o que ajuda ao desenvolvimento do micélio;

:pos: Possui muitos nutrientes essenciais para o crescimento do micélio, e baixa taxa de gordura (ao contrário da maioria das sementes) oq inibe a propagação de algumas espécies de contaminantes.

:neg: Durante a esterilização, o trigo pode estourar no pote, e o substrato acaba ficando muito compacto

:neg: Uma observação interessante q fiz: o trigo possui a propriedade e atrair um contaminante incomum nas culturas de sementes: Saccharomyces cerevisiae mais conhecido como fermento de pão. Os problemas ocasionados por ele são: aumento da taxa de CO² e o mais importante, esse fungo produz, além do CO², alcóol etílico. Vc pode identificar a presença da levedura quano o micélio pára de crescer e começa a ficar com algumas areas beges (caso vc num ocnsiga sentir o odor peculiar da levedura).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
nao sei como este tópico passou despercebido, parabens E. otimas consideraçoes!
S.A.C (pergunte pro papa-mauricio o que quer dizer a sigla ;) )
 
nao sei como este tópico passou despercebido, parabens E. otimas consideraçoes!
S.A.C (pergunte pro papa-mauricio o que quer dizer a sigla ;) )

Desculpe pela demora a responder...rsrs, mas vou perguntar a ele sim!!
 
Gostei muito de cultivar com trigo. Apresenta boa frutificação.

Algumas considerações:

Uso trigo adicionado de cremogema, misturado com vermiculita e água mineral.

Como citado acima, o grão retém líquido, apresentando bons frutos.

Pelo tamanho do grão, o bolo fica aerado, e devido aos espaços que ficam entre os grãos, facilmente se consegue uma pinagem em toda a lateral do bolo, e não somente onde existe vermiculita, se comparado a bolos PF com outros substratos de grãos menores ou moídos.

Montei casing somente com vermiculita, cortei alguns bolos de trigo ao meio. Apresentou bom crescimento de micélio, ótimo pinset.

Deve-se atentar para o preparo dos grãos, que devem ficar de molho, depois fervidos. Nessa fervura, observar para os grãos não racharem. Quando alguns começam a se abrir, é hora de desligar o fogo, para não abrir os demais.

O micélio colonizou muito mais rápido o trigo, do que bolos a base de FAI.


Bem, estas foram algumas considerações que lembrei, se lembrar mais de algum aspecto positivo no uso de trigo, posto aí.

paz e muita luz!
 
Bom, então "escolha trigo", já que eu observei melhores resultados no centeio e a média ponderada entre nós dois baseada em rep. points é maior para o seu lado!

Enfim, os dois são bons e são bem parecidos até na quantidade de água que absorvem :)
 
Bom, então "escolha trigo", já que eu observei melhores resultados no centeio e a média ponderada entre nós dois baseada em rep. points é maior para o seu lado!

Enfim, os dois são bons e são bem parecidos até na quantidade de água que absorvem :)

Eu acho que o centeio absorve ainda mais água, parece que o substrato fica um pouco mais úmido, daí a idéia de "liga". Mas em aspectos gerais o trigo me pareceu melhor, tanto na frutificação quanto no controle de umidade.

Esqueça a reputação, isso não diz nada, o que vale é a troca de observações. Todos estamos corretos, afinal os melhores resultados com o trigo podem ser mais devido a vários outros fatores e não ao tipo de grão utilizado.

O que aprendi nesse tempo de observação de cultivos é que no mundo micelial nada pode ser determinado. A relatividade do reino fúngico é enorme, imprevisível ou, em outros termos, mágica.
 
Esqueça a reputação, isso não diz nada, o que vale é a troca de observações. Todos estamos corretos, afinal os melhores resultados com o trigo podem ser mais devido a vários outros fatores e não ao tipo de grão utilizado.

O que aprendi nesse tempo de observação de cultivos é que no mundo micelial nada pode ser determinado. A relatividade do reino fúngico é enorme, imprevisível ou, em outros termos, mágica.

É isso ai Neuro!!!
Eu particularmente nao gosto do trigo. A minha taxa de sucesso é de 10% quando uso. Na maioria das vezes o trigo fermenta.
Não consegui achar o ponto ideal.
O grao que melhor funciona comigo é canjica amarela (95% de aproveitamento). Rápida colonização e frutos vigorosos.
Experimentem!:D:pos:
 
Esqueça a reputação, isso não diz nada, o que vale é a troca de observações. QUOTE]


É isso aí Neuro! falou e disse!


Alguém ai confirma que os frutos se formam na lateral do bolo? gostei muito do trigo, e reforço esse aspecto. Frutos por toda lateral do bolo.

O crescimento mais rápido do mícélio, se comparado a outros substratos (quando fiz aqui com o trigo, colonizou bem mais rápido que FAI), pode ser puramente por causa da adição de um complemento, no meu caso, CREMOGEMA.

BufoAlvarius, já parou pra pensar o porque que fermenta??? não será por causa de muita água na mistura do substrato? Algo de errado aconteceu amigo, pois a taxa de sucesso que vc atingiu, foi muito baixa mesmo. Quando o trigo sai da fervura, e vai para a mistura do substrato, deixo ele escorrer muito bem. Pode utilizar a mesma técnica do milho, de secar ele com papel toalha. O grão já contém a umidade necessária, quando cozido. Então, adicionar Cremogema, e umidificar apenas a vermiculita, antes de misturar tudo.

Diria que vale mais uma tentativa, que pode surpreender a todos com o resultado.

abraços, paz e luz a todos:pos:
 
Back
Top