Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático TKSSS em milho de pipoca. ``A Invensão``

Diário de cultivo problemático.
Eu vou pela primeira vez postar minhas experiencias de cultivos para os amigos do Fórum.

Tinha iniciado uma conversa com membros que eu tentaria cultivar em grãos.

Aguardem pois em breve vou postar as fotos.

Tenho um selo de TKSSS do prófungos e vou começar com o Spawn.

Comprei 3 sacos de pipoca de 500g.

Coloquei todo milho na panela e deixei fazer o pré-cozimento dos grãos por 20min.

Retirei a água dos milhos em um escorredor e coloquei em 7 potes.

Utilizei 7 potes de vidro, entre potes de azeitona e potes de vidro tipo duralex transparente.

Os potes foram esterealizados com alcool 70 e nada mais.

As seringas de TKSSS foram feitas com água do filtro em um copo e + 10min. no microondas, deixei esfriar e raspei uma pequena quantidade de esporo no copo que estava de morno para frio. Há não deixei hidratar como muitos fazem.

Fiquei puxando a água com esporo para seringa e da seringa para o copo até disolver os esporos na água entorno de 7x.

5 potes eu coloquei em uma forma de assar bolo retangular grande e coloquei água até mais da metade da forma. coloquei os potes e coloquei para assar por 30min. no forno com temperatura mais de 200 graus.

Depois deixei esfriar para inócular.

agora vem o titulo ``A Invensão``

1 pote eu coloquei com os grãos no microondas por 15min.

E o outro pote eu só fiz o pré-cozimento dos grãos e coloquei no pote e inóculei.

Isso foi na sexta. 11-05-2012 ás 22h.

Para esfriar os potes rapido eu coloque uma vasilha com água e gelo e coloquei os potes e uns 5min. e logo em seguida inóculei, os potes estavam meio morno.

Hoje terça. 15-05-2012 ás 17h olhei os potes da invensão.

Resultado!!!

Os 5 potes assados no forno aparecem sinais visiveis brancos no milho e no fundo.

O pote do microondas não tem nada de branco, mais vou aguarda resultado por mais alguns dias.

O mais estranho foi o pote inóculado sem passar pelô fogo.

Esse pote tem sinais visiveis de micélio e até mais que os outros 5 potes mais tem algo de errado! tem pontos preto como se fosse contaminantes em diversos lugares no pote e até nos micélio.

Vou esperar e vê se os micélios destroem os contaminantes ou seja lá o que for isso preto.

Foram 7 potes da ``Invensão`` só 1 deu errado e 1 de sobre aviso.

É isso ai galera, depois vou postar fotos e vê se vai vingar os 7 potes, até o proximo capitulo da saga cogumelistica.
 
Cara depois posta as fotos ae, vou ficar aompanhando, valeu por compartilhar a experiencia!
 
isso é um prato cheio pros cavaleiros do "eu te avisei".

Mais sorte da próxima vez, se é que é sorte que você precisa.

eu perdi meus 4 primeiros cultivos por não seguir as recomendações padrões. Tentei com uma panela de pressão que não dava pressão, tentei esterelizar no microondas, inocular em cima da pia suja, guardar carimbo dentro da gaveta de cueca...enfim, uma série de erros infantis que me levaram sempre ao mesmo lugar : lata de lixo.
Por incrível que pareça quando comecei a seguir a tek padrão meus bolos colonizaram 100%. Hoje ainda sofro um pouco com milho e to sofrendo bastante com trigo e centeio, mas com bolos PF classico e PF cremofé minha taxa de perda é menor que 10%.

Tem uma frase (não lembro se do Mauricio ou do Mortandello) que diz: "O micélio não é seu escravo".

É exatamente isso que devemos compreender, micélio é um ser vivo assim como um cachorro ou uma planta. Você não sai chutando seu animal de estimação ou arrancando folhas daquela sua plantinha querida, sai??? Você coloca seu gato pra morar dentro de uma banheira cheia de agua? Ou seu cachorro pra viver trancando num espaço 1x1 m cheio de merda e sem comida por 1 mes??
então, é exatamente isso...tratar o micélio como deve ser tratado, como um ser vivo que tem limitações e exige cuidado.
 
"O micélio não é seu escravo".
maria sabina ?
 
Galera eu não disse para mudar de padrão de cultivo, eu mesmo falei que esse cultivo eram uma cobaia.

Vou repetir! Usem a tecnica padrão para ter no minimo 80% de chance conseguir cogumelos.

Só assim para ter exito.
 
Meu diário de cultivo foi para mostrar a Tecnica da``Invenção``

Esse 2 potes foram da tecnica padrão que deram erradas ou melhor, começou a ter micélio só que estagnou.
deu para aproveitar pelô menos um pedaço desses bolos do PF.

Já até coloquei no dunk.



7 potes que comecei a postar no diário, agora só restam 5 potes para vêr se chega lá.

1 potes já estava contaminado,e não se salvou.

O outro pote acabou contaminado por vacilo meu.

A foto dos 2 potes eliminados mostra meu erro, usei pouco aluminio e ficou exposto dentro do mesmo ambiente e acabou acontaminado pelô outro pote.

Veja as fotos:


01012007(025).jpg01012007(014).jpg01012007(026).jpg
 
Ok, tripado

Quando criarmos uma área de "O que não fazer" vamos colocar esse tópico lá :love:
 
Engraçadinho vc hém ECUADOR... BLZ>>>>>vamos que a jornada continua....

Esses potes contaminados tem uma experiência afinal. ;) Nem que seja para os novatos e na pratica para mim.

Para quem torce contra é facil, dificil é idéalizar o novo.

Só no meu diário a galera fica tirando saro, dessa`` INVENÇÂO``

5 potes continuam na batalha cogumelistica.

E lá vamos nóis,,,,,,, ops... deu errado!!!:whistle:


01012007(009).jpg01012007(012).jpg01012007(010).jpg
 
Tripado nao enche tanto assim os potes cara.
Simplesmente nao da certo desse jeito.
 
Pois é. foi porisso que perdi os 2 potes de PF, eu coloquei tanto substrato que quase explodiu o pote.

Nos proximos colocarei menos, esse foi um dos erros.
 
Pois é. foi porisso que perdi os 2 potes de PF, eu coloquei tanto substrato que quase explodiu o pote.

Nos proximos colocarei menos, esse foi um dos erros.


Não confunda.

Com a técnica PF é outra história. Dá para encher os copos até faltarem 0,5 - 1 cm, espaço este que é preenchido com vermiculita seca.
 
Os potes de milho não está muito cheio, ficou milho até aonde tem as fita adesiva.

Os PF sim, enchi até o talo os potes. Mais encher d+ parece até no PF não dá espaço suficiente para os micélio percorrerem o substrato. acho que encher d+ os potes de PF acaba o substrato expandindo e fica sem espaço.
 
Os PF sim, enchi até o talo os potes. Mais encher d+ parece até no PF não dá espaço suficiente para os micélio percorrerem o substrato. acho que encher d+ os potes de PF acaba o substrato expandindo e fica sem espaço.


Na PF Tek o espaço para o micélio está entre as granulações do substrato. Por isso o mesmo não deve ser compactado.
 
Última edição:
Um dos contaminantes do meus potes foi aquela tampa com furos no ferro que acabar enferrujando e também colocar fita porosa ao invés da fita isolante o que acabou que ficou até preto na fita porosa nos furos. Nos potes do PF substrato ficou quase que encostando no substrato expandio dentro do pote, ficou meio que compactada e melequenta e os micélios pararam de percorrer o substrato.
 
Os PF sim, enchi até o talo os potes. Mais encher d+ parece até no PF não dá espaço suficiente para os micélio percorrerem o substrato. acho que encher d+ os potes de PF acaba o substrato expandindo e fica sem espaço.


Somente se o substrato estiver compactado.
 
não postei mais porque estou sem internet em casa, vou dizer uma coisa desses cultivo cobaia, nenhum deu certo, o porque eu não sei mais todos os experimentos que fiz com os carimbos da profungos do TKSSS deu errado, só os que tenho que eu mesmo carimbei esta dando certo.


eu sei que a galera vai cair em cima com o ``Cultivo da invenção`` mais só me deu trabalho e perda de tempo essa investida na cobaia.

Final de diário problematico, o que eu aprendi é que se vc for arriscar vc vai se laska igual eu me laskei.
 
Back
Top