Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tipo de fungo?

Eu já vi esse fungo decompondo madeira morta, mas não sei identifica-lo... heheh ele tem esse jeitão estranho mas forma belas estruturas :pos:
 
Pycnoporus Sanguineus mais conhecido como orelha-de-pau, não é uma planta, e sim um fungo. Não fazem fotossíntese e são dos poucos seres vivos que decompõem a celulose da madeira. Alguns são exclusivos de madeira dura, onde se fixam e se alimentam dela. Agrupados em um reino a parte, o Fungui é peça chave no ecossistema. Embora não sirva de alimento para os animais, os fungos são vitais para a reciclagem dos nutrientes nas florestas.

A alta umidade e a grande quantidade de matéria orgânica em decomposição favorecem o seu desenvolvimento com as mais variadas formas e cores.

A orelha-de-pau é vermelha-alaranjada e chega a atingir 15 centímetros de diâmetro.

Raramente aparecem isolados, pois ocorre uma ramificação e o aparecimento de vários corpus de frutificação a partir de um inicial.
 
Pela descrição acho que não é esse não alma, vermelho alaranjado?? Ali não to vendo essa coloração não ...
 
Já ví várias espécies de orelhas-de-pau, e essa é apenas mais uma.

Realmente concordo com o Psilo.

Mas num sei dizer q espe´cie é não!
A foto tá ocm qualidade muito baixa, nem ao menos dá pra ver o fungo direito
 
Se você conseguir o nome da árvore (popular ou científico) e uma foto bem focada, podemos adicionar no tópico de decompositores para talvez identificarmos futuramente... :pos:
 
Back
Top