Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

tipo de agua para seringa

Cavvera

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/06/2007
32
69
Eai tudo na paz?
Tenho algumas duvidas em relação a fazer a seringa utilizando um carimbo:

1) qual tipo de água é melhor utilizar na seringa, agua mineral, agua da torneira ou agua destilada?

2) esta água precisa estar estéril? como eu faço para esterilizar a água?

3) é necessario deixar a seringa por 12 horas pra hidratar certo? Eu preciso deixar em alguma condição especifica (geladeira, aquecedor, etc..)?

Foi mal ficar postando um monte de duvidas basicas, quero resolver o maximo das duvidas (todas se possivel) antes de começar o cultivo e não durante hehe
Agradeço se puderem ajudar.
 
uma boa são ampolas de água destilada estéril para injetáveis, vendida em farmácias, aqui vem com 10 ml, é bem baratinho e evita processos de esterelização que possa vir a dar errado
 
Eu uso água destilada quando quero guardar a seringa a longo prazo. Uso água mineral quando quero que os esporos germinem dentro da seringa (eles sempre germinam aqui com água mineral depois de alguns dias) aí acabo inoculando micélio e vai bem rápido :D
 
Ampolas com água destilada, como bem disse o Vitor, são baratas, encontradas em qualquer farmácia, práticas e úteis. Não tem erro.
 
Eai Vanlb!!!olha Depois De Penar Muito , E Perder Muitos Cultivos Estou Tendo Bastante Sucesso, GraÇas A Ajuda De Varias Pessoas Aki Do Cm!! Quanto A Agua Estou Usando Agua Da Torneira Mesmo!!! Mas Antes Eu Coloco A Agua Em Vidros De Conserva E Esterilizo Na Panela De Pressao Por Uma Hora. E Quanto As Seringas Prefiro Deixar Por 24 Hrs Hidratanto!!! Eu Tava Usando Agua Destilada Da Farmacia, Mas Tinha Dia K Eu Esquecia De Comprar Ou Tava Com PreguiÇa De Ir Na Farmacia, Heheheeh Taum Dizendo K Sou Pao Duro!!!mas Naum !!! Estou Tentando Fazer Um Jeito De Facilitar O Cultivo!!!!
 
Eai Vanlb!!!olha Depois De Penar Muito , E Perder Muitos Cultivos Estou Tendo Bastante Sucesso, GraÇas A Ajuda De Varias Pessoas Aki Do Cm!! Quanto A Agua Estou Usando Agua Da Torneira Mesmo!!! Mas Antes Eu Coloco A Agua Em Vidros De Conserva E Esterilizo Na Panela De Pressao Por Uma Hora. E Quanto As Seringas Prefiro Deixar Por 24 Hrs Hidratanto!!! Eu Tava Usando Agua Destilada Da Farmacia, Mas Tinha Dia K Eu Esquecia De Comprar Ou Tava Com PreguiÇa De Ir Na Farmacia, Heheheeh Taum Dizendo K Sou Pao Duro!!!mas Naum !!! Estou Tentando Fazer Um Jeito De Facilitar O Cultivo!!!!

não é aconselhado o uso de agua de torneira, pode conter algumas substâncias nocivas, mesmo sendo fervida só o cloro evapora mais alguns metais podem prejudicar o processo
como o shroower, melhor usar agua mineral, muito mais seguro e não irá gastar quase nada, comparado a todo o investimento que fazemos para o cultivo.
quando uso mineral sempre compro a marca BioLeve, que tem PH neutro (7,0)
 
Valeu vitor, gostei da idéia da água esterilizada p/ injetáveis, nem sabia que vendia em farmacia isso. Na verdade pelo que andei pesquisando no forum acho q qualquer agua (torneira, mineral ou destilada) acaba dando certo, mas como vou conseguir apenas 1 carimbo e não quero arriscar perde-lo vou na mais segura.
Outra coisa, Shroower, como que é esse negocio de deixar germinar dentro da seringa? Vc só deixa eles por alguns dias parado até germinar e só depois injeta? Como vc sabe quando germinou? Gostei dessa técnica, poderia comentar mais ?
 
Geralmente quando as seringas de água mineral ficam uma ou duas semanas em um lugar meio quente por aqui acabam germinando.
Você nota que está germinando quando os esporos começam a formar aglomerados dentro da seringa. Quando isso funciona é até bom se você inocula logo e consegue fazer a coisa crescer mais rápido. Mas tem contras: 1) pode ser contaminação e não germinação, 2) o micélio sem nutrientes morre mais fácil do que os esporos sem nutrientes.
Então recomendo mesmo água esterelizada para injetáveis, é mais seguro.

Uma porção de conhecidos disse que se você deixar a seringa hidratando por pelo menos uma semana você vai garantir uma germinação bem maior, principalmente para carimbos antigos. Já peguei um carimbo antigo uma vez e deixando apenas 24hs na seringa não obtive germinação depois de inoculado, depois que passei a deixar pelo menos 7 dias nunca mais tive problemas com isso :)

:pos:
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

A diferença é grande mesmo!:D
500ml de água mineral no mercado, custa R$ 1,40, enquanto que...
5 litros de água destilada eu compro por R$ 6,00 na esquina de casa.
Só fazer as contas!
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

voce compra bem barato hein..
eu pago 0,15 por flaconete de 10ml na agua destilada..
enquanto a agua mineral de 500ml eu compro por 0,50..
mas eu acho que nao seja aquela grana que vai te fazer falta..
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

tá...naum vai fazer diferença...mas se um negocio custa mais que o dobro...a diferença será significativa???
Alguem usa água mineral para hidratar e funciona?
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

eu uso até pra fazer seringas..
prefiro aquelas pequenas que tem o lacre de aluminio em cima..
facil de limpar e nunca me deu problemas..
certa vez fiz uma seringa usando agua mineral e os esporos comecaram a colonizar a seringa, ficaram varios pontinhos brancos beem pequenos, por sorte a agulha era mais grossa e passou de boa.. mas por mim tanto faz.. continuo com a ideia de que os contaminantes estao por todos os lados e que o maximo que podemos fazer é fornecer condições mais favoraveis ao cubensis do que aos contaminantes..
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

Vale lembrar que tanto a destilada quanto a mineral devem ser fervidas antes de usar.
Tanto faz uma quanto a outra! O que faz diferença é o cuidado que cada um tem ao realizar os procedimentos com a máxima assepsia possível!

Paz e Luz!
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

no caso de usar flaconetes de agua destilada comprados em farmacia, nao é nescessario ferver nem nada, pois ela é estéril..
 
Alguém comentou do Ph da
água, comprei uma vitalevi
com tampa de alumínio, mas
o Ph dela é 8,3.
Não consegui comprar o calcário,
mas tenho cal virgem aqui em casa.

Alguém me ajuda com o Ph?
 
Água mineral ou destilada para HIDRATAÇÃO?

no caso de usar flaconetes de agua destilada comprados em farmacia, nao é nescessario ferver nem nada, pois ela é estéril..
Isso!
Ferver só não é regra quando a água vem em embalagens estéreis como ampolas e flaconetes!
Galão, garrafa, etc... é bom ferver!

Paz e Luz!
 
Concordo com Tiwana !

Flaconetes/ampolas, não carece ferver, mas garrafões e garrafas de destilada um fervidinha vai bem sim !!!

Paz e muita luz !
 
Back
Top