Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tibicos (Kefir)

Kliphos

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/01/2006
446
76
Alguém conhece e/ou utiliza o Kefir, conhecido também como Tibicos?

Alguns dizem que é o micélio do Cogumelo do Sol [Agaricus Blazei Murril], outros dizem que se chamam Cogumelos Tibetanos, e outros ainda chamam de Cogumelos Chineses. No entanto são um conjunto de bactérias e leveduras.

O que mais me impressionou é o aspecto desse, disso, sei la. No mínimo interessante.

kefir.jpggraos_leite_agua.jpg

Quem me informou e me passou uma amostra foi o Quetzal.

Gostaria de saber se mais alguém já ouviu falar... E se alguém que utiliza, poderia fazer dar uma opinião concreta sobre o mesmo [baseada em suas experiências].

Fontes de pesquisa: A Coisa, Kefir Real, Yahoo! Grupos: Fazendo Kefir
 
Conheci o Kefir pelo amigo ttsoares.

Ainda não fiz experiências! Deve ser mto gostoso!

Abs bro'
MadHater
 
Belo tópico Kliphos!!!

Olha só essa... há muito tempo atrás, em uma época remota, quando MuiLok era pequeno (acreditem... já fui assim!)... rolava de casa em casa pela vizinhança, algo do tipo.

Eu chamava de bichinho... minha mãe chamava de semente de iogurte!!!

Fazíamos assim...
colocava o bichinho, no leite. Deixava fermentar, não lembro quanto tempo levava isso. Então coava esse leite, ficando no coador o "bicho", agente causador da fermentação. Depois de separado o bicho, esse leite fermentado era adicionado de uma gelatina (o gosto preferido), e batido no liquidificador.

O resultado, um ótimo iogurte de beber. E fresquinho, pois era sempre renovado, iniciando um novo ciclo após ser reservado do leite já fermentado.

Será que tem alguma a coisa a ver com o Kefir???

paz e luz!!!
 
Sir. MuiLok, recorda se vocês tomavam pelo sabor? Pelas ditas propriedades que auxiliam o organismo? Ambos?

TtSoares, poderia/gostaria dar sua opinião?

Dentro de minhas loucas reflexões... o Kefir fabricado com água [e não com leite], poderia ser utilizado em algum processo dos cultivos?

Mais links uteis: WikiPédia Probiótico, WikiPédia Kefir, Kefir Brasil, Soze, Kefir Real, Kefir.
 
Tibicos é o nome latino para o kefir, e mais o kefir de água.

Tem kefir de água e e leite. São conjuntos diferentes de organismos.
Há os que tentam adaptar o de água para o leite, mas eu não creio que fique um kefir de leite como o verdadeiro "kefir real" de leite.

Nada disso tem a ver com cogumelo-do-sol que é o Agaricus Blazei.

E também nada disso tema ver com o kombuchá.

Tenho kefir para doar, mas não tem sentido enviar a lugares distante de onde moro pois tem doadores em todos os estados. É só entrar nesta lista "http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/" e pedir que recebera.

E, para quem mora no RS eu envio gratuitamente grãos de kefir pelo correio.
 
Fala pessoal

Kliphos, o pequenino MuiLok tomava por ser bom mesmo,... nem sabia de propriedades. Era como um iogurte de morango. Eu tomava até por causa da cor !!! hehehe

TTSoares, fala aí....

será que isso que eu tomava na infância tem algo a ver com o Kefir?

Putz meu, que saudosa lembrança da época :rolleyes:

Paz amigão (to arquitetando !!!)
 
Fala dai Muilok !!!

É, creio que nossas avós - e antes delas - era gente muito sábia.

Temos sido emburrecidos num processo deliberado de prejudicar a espécie "homo sapiens sapiens". Não é por acaso...

Mas as vibes estão superando a estupidifcação e as conexões miceliais da comunicação digital são o substrato que está nos resgantando da coisificação planejada pelas oligarquias da Nova Ordem Mundial (que de nova só tem o tamanho e a truculência).

No aguardo de um sinal para nossa iniciação...
 
olha, aqui em casa utilizamos kefir durante um bom tempo, é um alimento muito forte, e serve também para dar aquela limpeza no organismo.

conheço e utilizei durante uns dois anos o tipo de agua, nem sabia que tinha de leite.

o meio de consumo é beber a agua do mesmo, vc vai repondo à medida que vai usando

um copo disso todo dia de manhã durante uns dias e vc sentirá a diferença no corpo, limpa e alimenta. o ideal para fins de limpeza é consumir durante tres meses e parar dois

como alimento, cara, se quiser vc pode viver saudavelmente só se alimentando de kefir... é um presente dos deuses, literalmente

mas praqueles que já estão com segundas inteções quando ao inocente funguinho, não é enteogeno não...

muito bom o post, valeu! inclusive porque "perdi a semente", ano passado fomos viajar e o potão de kefir que ficava na geladeira azedou total. vou entrar nessa lista aí.

abs...
 
Grande Kliphos

Ótima contribuição!






Leveduras são fungos.

No caso do kefir eles ajem junto com os lactobacilos em simbiose.


Fontes:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/FUNGOS.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir

É isso mesmo, lactobacilos eu ja cultivei, eles ficam em agua com açucar mascavo, tinha as medidas certas é claro, ai todos os dias ou dia sim dia não, eu não me lembro direito pq faz tempo, e a agua fazia muito bem, era uma uns negocinhos gelatinosos, e eles ficavam subindo e descendo na agua, e se reproduziam muito rápido !!


Good Vibes

[]'s
 
Hum, eu também tive uma experiência com kefir... cheguei ao kefir de uma forma bem diferente da das outras pessoas, pq geralmente vc conhece o kefir através de uma pesquisa sobre probióticos, ou através do relato de um amigo.

Pois bem, eu queria apenas um bichinho de estimação novo para criar ·¦?D° e vi que seria divertido criar essa comunidade fermentadora. De início comecei a criar os tibicos (fermentadores de açúcar mascavo na água) propriamente ditos, depois me interessei pelas receitas e o sabor do de leite (que é mais famoso e possui mais informação na web) e comecei a criar o de leite. Não gostei do gosto da primeira vez (o ttsoares me falou que ele deve ser adicionado a outras receitas), mesmo assim continuei criando, mas por motivos de crise financeira (o que acarretou o racionamento de leite) eu tive que congelar o meu kefir.

Peguei os grãos que tinha, coloquei num frasco com leite e congelei, isso há uns 6 meses... o ttsoares disse que eles estariam viáveis, mas disse que eu deveria congelar com leite. Queria ter meus grãozinhos de volta para culivar quando tivesse condições. Eu achava muito prazeroso acompanhar o crescimento dos grãos!

Ah, e os meus, ambos eu consegui pelo orkut! Na comunidade oficial há um ótimo sistema de doação e gente que não hesita em ajudar.

E quem for de Fortaleza - CE e quiser receber kefir de leite, envio pelo correio gratuitamente!
 
Gostaria muito do kefir de leite; pois sou intolerante a lactose e tenho problemas com glutén.
Preciso restaurar minha microbiota intestinal
Se você poder enviar para mim ficarei muito feliz.
Meu endereço é Av. Jornalista João Ramos Nº3021 - Cidade Nova, Maracanaú-CE
 
Back
Top