Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Pink Buffalo V1.2

Diário de cultivo problemático.
Como havia dito no meu diário de cultivo problemático, já iniciei um novo cultivo... Vou me concentrar mais aos detalhes e tomar maiores cuidados desta vez!!! Juntamente com este novo cultivo estou realizando mais um terceiro e nos finais dos posts colocarei os links para se alternar mais facilmente entre os cultivos que, imagino eu, tomarão rumos diferentes!!!

Strain: Thai Pink Buffalo
Substrato: Canjica de Milho
Método de Cultivo: Casing

09/01/2012 as 19:45 => Depois de escolher o milho (não vou dizer que gastei "17 horas" escolhendo grão por grão de um pacote de meio quilo de milho que vai ser mentira!!! Medi a quantidade necessária e removi os que me pareceram piores aos olhos!!!) lavei-os e os fervi por 2 horas, deixando-os descansando na mesma água...

P.S. O intuito era ferver uma hora, mas eu dormi e acordei depois de 2, mas creio que não terei problemas com este tipo de exagero!!!

P.S.S. Achei que o milho que comprei desta vez estava com melhor qualidade do que o anterior!!! Estavam mais branquinhos e com menos milhos ruins no meio!!!

Propaganda do milho:

alh6.googleusercontent.com__K9uaAUK5ghg_TwytLGRpOzI_AAAAAAAACZb3a1b3d55909e990a011df630d374dfa.jpg

Milho escolhido:

alh3.googleusercontent.com__3nEvDYGYbPQ_TwytLtJ0AuI_AAAAAAAACZ149337bb6d817d3bb265f6f1ee691fcb.jpg

Milho descartado:

alh3.googleusercontent.com__wxR9_RWzXWU_TwytJui8mLI_AAAAAAAACZcc451598ac305071a315e1f4398d447f.jpg

Milho pronto para ser fervido:

alh5.googleusercontent.com__w3Qf4GOSi6M_TwytZl46S5I_AAAAAAAACa1939568b61fb5e921af97a4c27a4c889.jpg alh5.googleusercontent.com__ZnA5cwxP9l0_TwytYe0fXEI_AAAAAAAACZb58649afea1892c28698aeee539010f9.jpg
Como havia previsto os cultivos tomaram caminhos diferentes já na primeira etapa da esterilização do milho!!! Depois de duas horas no fogo a canjica cozinhou!!! Já o milho para pipoca continuou sendo, milho para pipoca!!! :D Imagino que isso tenha acontecido por ser dois tipos de milhos diferentes e pelo processo de industrialização dos dois que imagino serem bem diferentes um do outro!!!

Hoje sigo com a esterilização do milho e atualizo assim que puder!!! Até mais!!! :)
 
Já pensou em começar com um PF Tek básico?
 
Já!!! Mas avaliando os prós, contras e todos os riscos, optei pelo milho!!! E acho que ainda não chegou ao ponto de dar tudo tão errado de todas as formas para eu desistir... ;)
 
Já!!! Mas avaliando os prós, contras e todos os riscos, optei pelo milho!!!

Riscos? Acho que você não avaliou direito, Felideo. PF Tek tem mais chances de darem certo. Não é à toa que é uma técnica recomendada para iniciantes. Se você não tem experiência com mico/biologia, ainda acho que seria melhor você começar pelo básico, ou no mínimo seguir as técnicas da biblioteca à risca.

Bom, de qualquer forma, boa sorte no cultivo. :)
 
Riscos? Acho que você não avaliou direito, Felideo. PF Tek tem mais chances de darem certo. Não é à toa que é uma técnica recomendada para iniciantes. Se você não tem experiência com mico/biologia, ainda acho que seria melhor você começar pelo básico, ou no mínimo seguir as técnicas da biblioteca à risca.

Bom, de qualquer forma, boa sorte no cultivo. :)

Eu não avaliei os riscos pensando em qual seria mais fácil de dar certo ou qual poderia dar menos problemas, avaliei os riscos pensando em quais valeriam a pena enfrentar para fazer funcionar a técnica escolhida!!! :D

Valeu a todos pelos incentivos!!! Até mais!!!
 
10/01/2012 as 22:00 => Continuei com a esterilização do milho... Lavei muito bem lavado e removi mais alguns milhos que achei não estarem muito bons para o cultivo e deixei de molho em hipoclorito a 2%!!!

Ao contrario do que eu havia pensado, o milho não "cozinhou" totalmente... Ele inchou e ficou muito mais macio que que o milho de pipoca, mas continua sendo um milho meio cru ainda...

Milho escoado!!!
alh5.googleusercontent.com__7S8g9QIc7ok_Tw4p_1_LZOI_AAAAAAAACb4103f11a208f631375704c00404329a8.jpg

Lavado!!!
alh4.googleusercontent.com__2KqO6FaBmDo_Tw4pvNaN65I_AAAAAAAACb2dc59d90fb08ed113457ecf9c9cf8f06.jpg

De molho em hipoclorito!!!
alh6.googleusercontent.com__D_ck3YuyD8A_Tw4pf5IUQTI_AAAAAAAACb3b98baccfe9c1f786a57487de630f00c.jpg

11/01/2012 as 21:00 => O milho ficou de molho em hipoclorito por 23 horas, acredito que uma hora a menos não fará diferença... Novamente escoei a água, lavei muito bem lavado e coloquei de molho em água com 40 gramas de bicarbonato de sódio!!!

O molho em hipoclorito, apesar de não demonstrar muito nas fotos, deixou o milho amarelado!!!

Milho escoado!!!
alh4.googleusercontent.com__tfw7nkWOHHU_Tw4qQZdsvPI_AAAAAAAACbee8fb2bffe05cd15148ff51077feb0c8.jpg

Lavado!!!
alh3.googleusercontent.com___YWA0ryAbYQ_Tw4q3TZHbCI_AAAAAAAACcf1e03d64b75ab0ab5054b0f321bea728.jpg

Quantidade de Bicarbonato!!!
alh4.googleusercontent.com__IsNozQGkKBM_Tw4q4LkFH9I_AAAAAAAACc53b1f3cbf0f4a7da26d5fd31fb7a1a2d.jpg

De molho em água com bicarbonato!!!
alh4.googleusercontent.com__DFh618N69e0_Tw4q0dDYEXI_AAAAAAAACc00c25ce68ad5a5dd42e73f596d00a102.jpg

Esta etapa do cultivo não tem muito segredo e acho que não fiz nada que pudesse comprometer o cultivo, a pia e os recipientes foram muito bem lavado com agua, bucha e detergente, um pouco contrario dos meus planos que pretendia lavar tudo com detergente enzimático (Nome comercial: Riozme), mas foi o que pude fazer no momento...

Como ja havia dito, o milho de canjica ficou "meio" cozido, não sei se por este motivo ou por ser um milho diferente do de pipoca ele ficou muito mais macio e inchou bem mais que o primo amarelinho!!!

P.S. Uma observação interessante da Fê, minha namorada, foi que o milho de pipoca tem grande chances de ser trangênico, o que me levou a duvida: Sendo geneticamente modificado para ter maior resistência a pragas, fungos incluídos, isso interferiria e dificultaria extremamente o cultivo???

Já o milho branco ainda não possui uma versão trangênica... Seria ele melhor para o cultivo???

Valeu a todos pelo incentivo e por estarem acompanhando meus cultivos!!! Até mais!!! :)
 
Só uma dica: Troque o bicarbonato de sódio por carbonato de cálcio. :)

Leia esse tópico, há algumas referências interessantes: https://teonanacatl.org/threads/proposta-uso-de-fermento-quimico-na-formulação-de-compostos.6049/

Cosmik, eu fiquei em bastante duvida sobre o uso de carbonato no inicio, principalmente porque todas as "receitas" "dicas" e "tutoriais" que li estavam mais ou menos assim: "Adicione duas colheres de carbonato", o que não me afirmava que tipo de carbonato seria o mais adequado, logo decidi usar o mais facil de encontrar e aprender com o erro!!!

Mas a dica esta anotada, no próximo uso carbonato de cálcio!!! ;)

P.S. Esse aqui me serve??? => Carbonato de Cálcio de Casca de Ovo

E sobre milho orgânico, pensei em utiliza-los, mas como são mais caros e não tenho ideia de onde vende eu nem fui atrás... Mas eu to com umas ideias loucas de alguns substratos estranho que estou imaginando... Em breve iniciarei testes!!! hehehe :whistle:
 
E o bicarbonato de sódio é para os cogumelos crescerem mais é?

Tup, você me confundiu com essa pergunta!!! Pode esclarecer melhor a questão???

12/01/2012 as 19:00 => Comecei o processo final da esterilização do milho, a panela de pressão!!! A consistência do milho branco esta bem mais mole que o amarelo, mas não confundam!!! Ta mais macio e mais mole, mas não virou um mingal!!!

Dessa vez eu me certifiquei de ter escorrido extremamente bem o milho e de te-lo secado com pano fralda o máximo possível!!!

Escorrido!!!
alh3.googleusercontent.com__cWfGao1x2Jc_Tw9QJu2FCfI_AAAAAAAACec2c46f59c6e9a904770d1cbc94e1aa76.jpg

Seco!!!
alh6.googleusercontent.com__2qxYy0xAboc_Tw9QNFryYCI_AAAAAAAACe78bdf4766074fe7e1a36674a1c8535b7.jpg

Corte de papel alumínio (5 camadas de papel alumínio)!!!
alh5.googleusercontent.com__Fnc9wrdIdZ0_Tw9QEkEX0eI_AAAAAAAACeabbcf04fb2f960f9ca79cc71e28f9764.jpg

Copos encapados!!!
alh6.googleusercontent.com__Bnga_0fmAaY_Tw9QdBb_RpI_AAAAAAAACf76148087a48e6d2fc9453a8f26f500c9.jpg

Na panela!!!
alh3.googleusercontent.com__bWx4uHz_3Fc_Tw9Qc98ApGI_AAAAAAAACf61073b7c5e366278cf05e34c5420c30a.jpg

No fogo!!!
alh5.googleusercontent.com__S3Lsogo_Pu0_Tw9QebYYlrI_AAAAAAAACf0cfac16349523c396218b835a9b17000.jpg

Irei deixar os copos na panela de pressão por uma hora após o inicio da pressão!!!

Não tem muito o que comentar neste post, então: Valeu pela atenção e ajuda de todos!!! Até mais!!! :)
 
mano essa panelona de presão, sobrou no potinho de exame com agua e esporos

se tem um vidrão de palmito dos grandes faz in-vidro;) para complementar ...
 
mano essa panelona de presão, sobrou no potinho de exame com agua e esporos

se tem um vidrão de palmito dos grandes faz in-vidro;) para complementar ...

Mago!!! Eu acho que ainda vai sobrar agua com esporos sim!!! Vou dar uma olhado no esquema de cultivo In-Vitro e quem sabe não começo uma versão 1.3!!! :)
 
Só não sei quanto a esse "milho branco", é canjica né? Olha, se tu conseguir um micélio saudável nele vai ser sorte. Eu mesmo já tentei, não rolou porque ele é muito quebrado, concentra muita água nele, fica muito mole, quase mingau. Deve ser por isso que é raro ver alguém o usando.
 
Só não sei quanto a esse "milho branco", é canjica né? Olha, se tu conseguir um micélio saudável nele vai ser sorte. Eu mesmo já tentei, não rolou porque ele é muito quebrado, concentra muita água nele, fica muito mole, quase mingau. Deve ser por isso que é raro ver alguém o usando.

Também notei isso Tupy!!! Ou quase isso!!! Mas imagino que se modificar-mos um pouco o tipo de esterelização para ele ficar mais consistente eu acho que vai!!!
 
13/01/2012 as 22:00 horas (aproximadamente) => Inoculei os esporos, coloquei dentro do terrario e fui viajar!!! :D

alh3.googleusercontent.com__ms70mf6FB6U_TxS8DvkUcLI_AAAAAAAACh98e49544a7d17aca718667ffef1c8048.jpg

Bom, cheguei ontem e nem dei bola para eles... Somente aferi a temperatura e vou deixar eles esquecidos por la até semana que vem!!!

Atualização de Temperatura:

13/01 as 21:35 a 16/01 as 21:55 => ----- Temp: Max 25,9 -----
.............................................................................Mim 23,4

Valeu pela ajuda de todos!!! Até mais!!! :)
 
Devo dizer que seja la no que eu errei no Cultivo 1.0 eu repeti no 1.1 e 1.2, em vista que eles estão enveredando pelo mesmo caminho... Irei esperar para ver se algo acontece, mas já vejo que estes dois cultivos também estão condenados!!!

Mas não me deixando vencer pelos contratempos, já estou arquitetando um novo cultivo!!! Em breve já estarei postando novidades!!!

Atualização de Temperatura:

13/01 as 21:35 a 16/01 as 21:55 => ----- Temp: Max 25,9
...........................................................................Mim 23,4

16/01 as 21:55 a 18/01 as 22:31 => ----- Temp: Max 24,94
...........................................................................Mim 23,6

18/01 as 22:31 a 22/01 as 01:25 => ----- Temp: Max 25,2
...........................................................................Mim 23,6

Valeu pala ajuda e atenção de todos!!! Até mais!!! :)
 
Hum, eu tentaria um PF mesmo, em vez do milho. Depois de adquirir certa prática com essa técnica, as outras tornam-se irrisórias. :)
 
Back
Top