Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui SS - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Bom dia a todos. Venho contar como anda o meu cultivo do Psilocybe cubensis. Sou visitante novo no fórum e essa é a minha primeira experiencia no cultivo desse presente da natureza, que tive o prazer de conhecer esse ano. O carimbo foi comprado num site de confiança, chegou em uns cinco dias, era de um tamanho grande e vinha uma boa carga de esporos. Acredito que no dia seguinte a sua chegada eu fiz o preparo das seringas, utilizando 50ml de água mineral e pouco mais de 1/4 do carimbo; os esporos ficaram bastante dissolvidos em água e dentro das seringas não era possível vê-los, por isso fiquei preocupado, mas depois li aqui no fórum que não há problema. Enquanto preparava as seringas, o milho fervia na água com a mistura de duas gotas de hipoclorito de sódio; após isso ele ficou descansando por 24 horas, assim como as seringas. No dia seguinte inoculei os potes com quatro furos, tampei e agitei (acredito que o único problema será que o micélio irá crescer em pontos separados e quem sabe pode começar a crescer pelo meio do pote e eu não poderei vê-lo). Tanto o preparo das seringas quando a inoculação dos potes foram feitos num cômodo bastante limpo da minha casa e sem correntes de ar, mas já estou preparando minha glove box de isopor. Desde o 14/11/14 os meus dois potes estão incubados numa caixa de sapatos em cima da geladeira. Quando estiverem colonizados eu farei um Casing simples com Vermiculita e Humus de minhoca, em menor proporção.
Ainda no dia 15/11/14 eu preparei uma CL. Comprei uma mamadeira e glicose no supermercado (Karo) e fiz os passos ensinados por um membro daqui chamado Maurício. Já posso ver o "algodão" nascendo na água. Mantenho a mamadeira envolta em papel alumínio dentro do meu guarda roupas. Em breve a vermiculita que comprei na internet chegará e eu prepararei potes PF Tek também. O meu terrário será feito com isopor, perlita no fundo, alguns furos, terá um termo higrômetro e a regulagem da humidade e da temperatura serão feitas manualmente (tenho bastante tempo livre). O isopor será colocado no meu quarto, que recebe uma boa quantidade de luz durante o dia pois tem uma área de vento que permite a entrada da luz do sol Cearence. Colocarei fotos em anexo. Obrigado pela atenção.
 

Anexos

  • WP_20141127_001.jpg
    WP_20141127_001.jpg
    84.5 KB · Visualizações: 59
  • WP_20141127_002.jpg
    WP_20141127_002.jpg
    84.9 KB · Visualizações: 61
  • WP_20141127_003.jpg
    WP_20141127_003.jpg
    73.3 KB · Visualizações: 51
  • WP_20141127_004.jpg
    WP_20141127_004.jpg
    40.9 KB · Visualizações: 50
  • WP_20141127_009.jpg
    WP_20141127_009.jpg
    33.9 KB · Visualizações: 56
  • WP_20141127_013.jpg
    WP_20141127_013.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 50
  • WP_20141127_014.jpg
    WP_20141127_014.jpg
    38.2 KB · Visualizações: 54
  • WP_20141127_020.jpg
    WP_20141127_020.jpg
    45 KB · Visualizações: 49
(acredito que o único problema será que o micélio irá crescer em pontos separados e quem sabe pode começar a crescer pelo meio do pote e eu não poderei vê-lo)

Se você inoculou em pontos separados e chacoalhou é normal que o micélio cresça em pontos separados. E mesmo que cresçam somente pelo meio (algo improvável), em poucas semanas ficarão visíveis. Então não há problema algum, exceto para quem sofre de ansiedade, claro.

O restante do cultivo parece que você fez tudo certinho, mas ainda acho que você poderia ter começado com a PF Tek. Existe alguma razão específica para ter começado com o milho?

Uma crítica construtiva: Separa em parágrafos o texto da descrição do seu cultivo. Assim facilita a leitura e quem sabe atrai mais membros para ler e acompanhar o seu cultivo. Boa sorte! :)
 
Enquanto preparava as seringas, o milho fervia na água com a mistura de duas gotas de hipoclorito de sódio; após isso ele ficou descansando por 24 horas, assim como as seringas. No dia seguinte inoculei os potes com quatro furos,


O milho só foi fervido? Não foi esterilizado em panela de pressão?

E duas gotas de hipoclorito de sódio é um volume inócuo para ajudar a esterilizar dois potes de milho.
 
Essa strain é bem complexa para se trabalhar em grãos, germinação e colonização lenta!
Sem duvidas, é uma strain para cultivadores experientes.
Boa Sorte :)
 
O restante do cultivo parece que você fez tudo certinho, mas ainda acho que você poderia ter começado com a PF Tek. Existe alguma razão específica para ter começado com o milho?

Uma crítica construtiva: Separa em parágrafos o texto da descrição do seu cultivo. Assim facilita a leitura e quem sabe atrai mais membros para ler e acompanhar o seu cultivo. Boa sorte! :)
Não comecei pela PF Tek pois ainda não tinha a vermiculita, mas quando chegar eu farei. Obrigado pela dica; essa é a minha primeira postagem no fórum e ainda não sabia usá-lo direito.
O milho só foi fervido? Não foi esterilizado em panela de pressão?

E duas gotas de hipoclorito de sódio é um volume inócuo para ajudar a esterilizar dois potes de milho.
Não. Os potes foram esterilizados em panela de pressão por uma hora. Esse processo que descrevi foi a lavagem do milho, feita um dia antes. Na embalagem do hipoclorito diz: "duas gotas para cada litro de água."
Essa strain é bem complexa para se trabalhar em grãos, germinação e colonização lenta!
Sem duvidas, é uma strain para cultivadores experientes.
Boa Sorte :)
Era uma das últimas disponíveis no site em que comprei. Lá dizia: "Dificuldade: Fácil-Moderada". Obrigado pela dica. Eu realmente percebi que sua colonização é mais lenta em relação as outras strains comentadas aqui no fórum. Mas já perdi a pressa. Se não der certo, começa-se de novo, compra-se outro carimbo, enfim.
 
Última edição por um moderador:
Na embalagem do hipoclorito diz: "duas gotas para cada litro de água."

Esse é o tratamento padrão para preparar água de fontes duvidosas para consumo humano. Filtragem e após isso duas gotas por litro de hipoclorito de sódio 2,5%.

Para tratamento de possíveis contaminações do milho foi inócuo, porque o hipoclorito reage com a matéria orgânica e se inativa nesse processo. Mas nem mesmo o @Mauricio usa mais o tratamento de milho com água sanitária, se não me engano.
 
Olá novamente. Ocorreu hoje de eu ir verificar a minha cultura liquida e ela aparentemente ter desaparecido; no lugar surgiram uns discos marrons ao redor dos esporos que não germinaram. Estranho, não?
WP_20141204_22_54_16_Pro.jpg
Sobre o hipoclorito, querido Ecuador, eu acredito que terei que esperar para ver; mas até o momento nenhum sinal de contaminante. Por falar nisso, descobri que eu estava incubando os potes de milho a 32ºC, mas já resolvi isso. Acho que não haverá nenhum problema.
WP_20141204_22_55_01_Pro.jpg
Esses dois "novatos" são uma experiência que fiz com vermiculita e farinha de mandioca.
WP_20141204_22_55_34_Pro.jpg
Esse fim de semana estarei fazendo a PF Tek seriamente, acredito. Mas estou pensando na possibilidade de pedir outro carimbo, pois conforme o conselho do membro Amaral, essa é uma strain para experientes. Então quem sabe eu compre um Australia, A+ Albino ou Brasil. É isso. Obrigado pela atenção. Aceito conselhos.
 
Ocorreu hoje de eu ir verificar a minha cultura liquida e de ela aparentemente ter desaparecido e surgiram uns discos ao redor dos esporos que não germinaram. Estranho, não?

Não é estranho, é normal que os esporos fiquem grudados no micélio em desenvolvimento.
 
Bom. Acabei abandonando esse cultivo. O que ocorreu foi que eu comecei um PF Tek com a mesma raça e deixei de lado esses potes. Quanto a CL, ela está guardada aqui, parece saudável. E dos quatro potes de PF que eu inoculei apenas um funcionoul; um não germinou, outro contaminou por causa de um furo no papel alumínio durante a incubação (era o mais promissor), outro eu me enganei achando que estava contaminado quando na verdade não estava, e um está no meu terrário como um teste. Ainda não postei informações sobre ele pois tenho mais quatro bolos PF com a strain "Brasil" incubados e está indo tudo bem; se ao final der tudo certo, postarei o diário aqui. E no caso de surgir alguma dúvida, perguntarei em outros tópicos. Obrigado pela atenção.
 
Back
Top