Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui: Primeiro cultivo pf

Diário de cultivo problemático.
Material
vermiculita - comprei +- 800g usei umas 300g deu 5 reais o total
Arroz integral - usei 1/4 do pacote deve ter custado na faixa dos 4 reais
Cremogema - tinha em casa
Copos de whisky - 6 tinha em casa
Luvas - uns 2 reais
Seringa - 1,50
Mascara - Ganhei
Pote esteril - 0,99
Caixa de isopo - uns 14 reais
Alcool 98,9% - na faixa dos 3 reais
Lisoform aerosol - 14 reais
Bomba de aquario - vo comprar hoje
Argila expandida - 2,50


bom,
substrato :
Vermiculita - 4 copos
Arroz integral muido - 2 copos
Cremogema - 2,5 colheres

misturei tudo depois butei nos copos, 6 copos, levei a panela de pressão por 10 minutos lacrados
com 1 camada de papel toalha e 1 camada de papel aluminio furado, logo que tirei eu butei mais 2 camadas de papel aluminio e vedei com fita crepe e butei no congelador pra haver um chock termico

a seringa eu limpei tudo e raspei dentro do pote esteril com 40ml de agua chaculegei e coloquei na geladeira por 2 dias.

Inoculação: assim que esfriou eu coloquei 1,30 ml em cada buraco sendo 3 por pote

logo apos esses processos eu coloquei os potes em um isopo e coloquei dentro de um gavetão escuro, agora é so esperar o micelio crescer e por no terrario.

Terrario: Isopor com a tampa cortada em um palmo+ de comprimento e um palmo de largura- onde coloquei um plastico pra entrar um pouco de luz e vedei com fita crepe, dai em cada lado eu fis 2 furos de +- 2 cm de diametro pra haver a troca gazoza dentro vai uns 5 cm de agua com argila expandida uma bomba de aquario com 2 pedras porosas.

bom quando o micelio colonizar 100% eu to penssando caso fiquem muito secos, dunkalos

meu casing to penssando em usar terra vegetal+vermiculita
eu vo pegar a terra vegetal por em 1 copo e por no micro ondas por 5 minutos
e a vermiculite vo por no forno por 10 minutos

dai vo juntar as mesmas proporções e vo por nos potes de sorvete limpos com alcool 89,9% e lisoform, uma camada de +- 1cm, dai uma camada do bolo colonizado de uns 5cm e outra camada de terra vegetal e vermiculita.

sugestoes, dicas e CRITICAS, sejam mais doque bem vindas.

agradeço ao pessoal do forum por abrir este epaço pra nós, nação cogumeleiros!!!!

GOOOOOOD VIIIIIIBESS
 
Primeiro cultivo pf

Boa sorte.

Dez minutos na panela de pressão é pouco para a esterilização. Experimente deixar uns 45 minutos da próxima vez.


Como é o primeiro cultivo você podia tentar frutificar os bolos mesmo, sem casing.
 
Primeiro cultivo pf

Acho que uma passada na biblioteca e nos diários de cultive é essencial antes de começar um cultivo, Certamente vc terá problemas com contaminantes!
Abraço!
Paz e Luz!
 
Primeiro cultivo pf

Da próxima vez, não precisa deixar a seringa na geladeira por 2 dias, pode deixar fora mesmo, por 12~20h ja está ótimo pra inocular.

Quando for fazer a esterilização, da próxima vez deixe por no mínimo 50 min ~ 1h (e a contagem só começa quando a panela pegar pressão).

E não use papel toalha num copo, será só mais um risco de contaminantes pro seu cultivo, o papel toalha não veda nada, e é muito frágil, da próxima vez só vede os copos com papel alumínio.

Com 10 minutos de pressão eu acho que tu vai ter manchinhas verdes em todos os copos...

É fogo, e eu aqui passando mal de vontade, to DOIDO por um cultivo de Thai Koh Samui :eek:
 
Primeiro cultivo pf

"sugestoes, dicas e CRITICAS, sejam mais doque bem vindas."

Tem bastante errinhos no teu preparo todo descrito.

Precisas colher mais informações, leia mais os diários de cultivos, de preferência os que já estão concluídos e que deram certo.

As vezes quando não consegue achar as informações que precisa na biblioteca, sempre me guio pelos diários de cultivos dos irmãos mais experientes.

É isso, abraço :pos:
 
pow gradeço ao pessoal ai, a questão da panela é que fiquei com medo dos copos se quebrarem, e teve ate um que se quebrou.
 
Bicho, usa um suporte...

Aqui eu sempre quebrava uns 2 copos por esterilização e trincava vários, mas consegui uma paradinha de metal pra colocar no fundo da panela e resolvi o problema.

O que faz isso com os copos geralmente não é a "bateção" dentro da panela, e sim o calor direto do fundo da panela com o copo.
 
bom, domingo eu viajo e volto sabado da outra semana então domingo eu ja olho se tem algo infectado e posto aqui, depois so dia 2 de agosto dai eu pego os copos que não infectaram caso tenha algum, fasso meu casing como descrito e posto aqui com fotos!!!
 
substrato fraco, os poucos copos que deram miscelio contaminaram!!! abandonado, estou me reestruturando pra cumessar outro agora usando milho de pipoca!!!
 
Boa Sorte na sua próxima jornada !!!

Daqui para frente tudo vai ser diferente....
 
É meu amigo, esquenta nao acho que perdi o meu primeiro tbm o miscelio dele esta crescendo muito devagar!

Mas ainda bem que sempre há como recomeçar!!!!!!

Boa sorte na proxima.

Paz e luz!
 
Micélio crescendo devagar não significa cultivo perdido, a não ser que contamine.

Leia todas as dicas postadas no tópico, e inicie um novo cultivo com o que sobrou do carimbo :pos:
 
Back
Top