Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Thai BPK - pequeno bulk com milho.

Diário de cultivo completo.
Strain: Thailand Ban Phang Ka
Origem do carimbo: Prófungos
Inoculação (25/06/12): Seringa multiesporos
Spawn: Grãos de milho (pipoca)
Colonização do spawn: 20 dias
Substrato bulk: 30% húmus de minhoca/ 30% vermiculita/ 20% musgo sphagnum/ 15% FORTH condicionador de solos /5% pó de café/ 5% calcáreo.
Colonização do Substrato bulk: 15 dias
Camada de casing: 100% vermiculita


Boa tarde a todos!!!

Fiz esse cultivo utilizando muito pouco spawn porque de 5 copos de milho, apenas um não contaminou. :eek::D Deixei o milho de molho por 24hrs, depois fervi e coloquei com hipoclorito por mais 24hrs, depois deixei de molho 24hrs com calcáreo e depois esterilizei na PP por 90min.

Fiz um casing de 100% vermiculita após a colonização total do bulk. Deixei mais uns 3 dias incubado, antes de frutificar. Os cogumelos do primeiro e segundo flush ficaram pequenos, só no terceiro os cogumelos saíram maiores. Eu só fiz um COLD DUNK antes do terceiro flush, acredito que isso tenha influenciado um pouco no tamanho dos frutos.
No primeiro flush (não tirei foto do primeiro flush) eu viajei e quando voltei os cogumelos haviam esporulado algumas partes da camada de casing. Eu utilizei uma colher limpa e retirei as partes esporuladas.
Ainda nao acabou, estou aguardando um próximo flush.

Bulk colonizado (antes da camada de casing):
IMG_6367_1094x821.jpg


Segundo Flush:
IMG_6444_1094x821.jpgIMG_6452_1094x821.jpgIMG_6458_1094x821.jpgIMG_6461_1094x821.jpg

Terceiro Flush:
IMG_6504_1094x821.jpgIMG_6505_1094x821.jpgIMG_6506_1094x821.jpgIMG_6507_1094x821.jpgIMG_6510_1094x821.jpgIMG_6513_1094x821.jpg

Paz e luz para todos!!!
 
A bacia tá bombando ai hein rapaz! Esses Thai tão lindos, o milho deu certo msm!!! Não vejo a hora dos Nepal darem as caras tbm! Eles já estão devorando os PF mas ainda falta um longo caminho! É isso ae :D !
 
muito bom :)
parabéns novamente!
está hidratando entre as colheitas?
 
bonito de ver um micélio agressivo assim. Deu até pra sentir o cheiro de cubis aqui
 
tupy, eu só hidratei uma vez, antes da terceira colheita, fiz um COLD DUNK. Foi a única vez que hidratei.
Valeu aí a todos pela energia! Milho é bom mas pelo menos pra mim achei bem complicado de acertar o ponto, e quando parece acertar, aparece uma contaminação do nada :mad:!! Mas tranquilo, pelo menos um copo deu certo =)))
 
tupy, eu só hidratei uma vez, antes da terceira colheita, fiz um COLD DUNK. Foi a única vez que hidratei.
Valeu aí a todos pela energia! Milho é bom mas pelo menos pra mim achei bem complicado de acertar o ponto, e quando parece acertar, aparece uma contaminação do nada :mad:!! Mas tranquilo, pelo menos um copo deu certo =)))

Foi o Trichoderma quem apareceu por aí LamelaAzul?
 
Estranho. Lembro de ter usado este tipo de esterilização sem ter perdas.
Mas (talvez já tenha visto) o maurício tem pasteurizado os milhos de outra forma, sem ter se deparado com contaminantes:
morte aos micros
Ferva o milho por 10 minutos, desligue o fogo e deixe 24 horas de repouso, panela fechada.
morte aos micros que eclodiram dos esporos
Aqueça até ferver, desligue o fogo e deixe 24 horas de repouso.
morte aos remanescentes.
Aqueça até ferver, desligue o fogo e espere esfriar. Passe para o escorredor e cubra com um prato, deixando-o na geladeira frost (não no freezer) por 24 horas. A geladeira serve para secar o grão.
esterilização ( morte a todos micros presentes)
Distribua em copos e esterilize por 2 horas em panela de pressão.

Usando fogo baixo para os milhos não passarem do ponto.
 
Muito útil Thoth, farei assim no próximo cultivo com milho!!! Anotei no meu arquivo de receitas! =)))
Obrigado!
 
Não importa o quanto cuidem no preparo dos grãos ou outro substrato qualquer, pode acontecer de contaminar.
 
Lupelius, deixei ele passar fome..hahaha
O micélio subiu na bacia acredito que foi por que deixei fechado 3 dias antes do prmeiro primeiro flush pq eu havia viajado. Quando cheguei em casa tomei um susto. E as estirpes estavam com micélio peludo, provavelmente pela falta renovação de ar também. Antes do terceiro flush, eu retirei o micélio que havia subido na bacia com um papel toalha umedecido com álcool 70%.
 
Boa tarde galera!
Algumas fotos do quarto flush abaixo: :)
Colhi uns primeiro por terem amadurecido antes, mas logo no outro dia os outros já estavam maduros!
IMG_6545_1094x821.jpgIMG_6547_1094x821.jpgIMG_6548_1094x821.jpg

Finalizado o cultivo!!

Muita paz e muita luz pra todos que acompanharam!!!!! E que a magia sempre desperte o que há de melhor em todos!!
 
Boa tarde a todos!!!!!

Viajei por 4 dias, e quando cheguei em casa, havia uma surpresa me esperando!!! hehehehehe :D

Eu tinha dado por finalizado o cultivo, mas quem decide é o micélio né???!?!?!

O milho contaminou 90% dos que inoculei, mas mesmo assim gostei muito da técnica. Na próxima vo usar a receita
do Mauricio que o Anatman indicou!

Paz e luz pra todos!
IMG_6551_1094x821.jpgIMG_6552_1094x821.jpgIMG_6554_1094x821.jpgIMG_6555_1094x821.jpgIMG_6556_1094x821.jpgIMG_6557_1094x821.jpg
 
Tarde!

Conseguiu carimbar?

Pelas fotos teriam dado excelentes carimbos.

Abraços!
 
Back
Top