Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario sem perlita

dedo verde

Cogumelo maduro
Cadastrado
11/02/2008
10
67
:confused:Aqui no Sul é muito dificil encontrar perlita... Alguém conhece agum substituto, além da argila expandida? Li sobre usar pedra-pome e areia. Meus bolos estao colonizazndo e presiso montar o terrario. É minha primeira experiencia e por enquanto tem dado tudo certo.
Abraços
 
:confused:Aqui no Sul é muito dificil encontrar perlita... Alguém conhece agum substituto, além da argila expandida? Li sobre usar pedra-pome e areia. Meus bolos estao colonizazndo e presiso montar o terrario. É minha primeira experiencia e por enquanto tem dado tudo certo.
Abraços

Fala irmão! Tbm to começando! Essa sensação de estréia é o maior barato, né não? Pra te dizer a real, vc tá mais avancado do que eu, pois nem incoculei os copos ainda! Porém, vou arriscar um palpite. Li um post aqui na CM de pessoas dizendo que a perlita é mesmo essencial. Por exemplo, terrários com perlita frutificam muito mais do que com areia ou até argila expandida, visto que com a perlita o grau de umidade é retido em proporções altíssimas! Tbm já vi um terrário feito com um humidificador ultrasônico, parece que requer menos manutenção, acho que vou fazer o meu assim.
 
Blz:pos: Valeu pela informação aí camarada. Vou buscar essas alternativas, e se não conseguir vou improvisar mesmo, com pedra-pome e areia...
Forte abraço
 
Porém, vou arriscar um palpite. Li um post aqui na CM de pessoas dizendo que a perlita é mesmo essencial.

Perlita não é essencial, já que essencial é algo sem o que você não irá concluir com sucesso o cultivo.

O pessoal cultiva há anos no Brasil sem perlita.


Pode usar as alternativas, dedo verde.
 
Perlita não é essencial, já que essencial é algo sem o que você não irá concluir com sucesso o cultivo.

O pessoal cultiva há anos no Brasil sem perlita.


Pode usar as alternativas, dedo verde.

Caro Ecuador, desculpe-me, tudo bem, nosso amigo galileu não foi claro com o palavreado. Porém, se vc reparou ele até citou uma outra alternativa pro nosso amigo dedo verde (o humificador ultrasônico) que na maioria dos casos é usado sem perlita mesmo, ou seja, não foi claro com o linguajar, mas deixou claro que outras alternativas são possíveis! Eu tbm to pensando em comprar um ultrasônico! O que vc acha desse método?
 
Caro Ecuador, desculpe-me, tudo bem, nosso amigo galileu não foi claro com o palavreado.

(...)

Eu tbm to pensando em comprar um ultrasônico! O que vc acha desse método?


Tranquilo, o importante é não dar origem a mal-entendidos.


Eu nunca usei um umidificador em cultivos, mas tem gente que reporta ótimos resultados com o uso dos mesmos. Principalmente com o ultrasônico, que não aquece o vapor como fazem os umidificadores tradicionais. Vá em frente se tiver disponibilidade financeira.
 
Heh...
Não daria pra fazer com aquela areia que põem pros gatos fazerem cocô?

Sem querer ser chato, mas aqui no forum já foi discutido sobre o uso de areia para gato como umidificante. A areia é absorvente, como um gel, é imprópria para os fins que necessitamos.

Para todos que estão chegando no forum é essencial uma lida no conteúdo. Procurar informações é o dever de todos para se aprimorar, não inchar o forum com perguntas já respondidas já é uma grande ajuda.

Iniciar um cultivo começa na leitura de diários, filtrando o que é necessário, o que é disponível, onde conseguir o que é necessário.

Então vai aqui uma dica para quem quer cultivar:

Leia, leia e depois que entender, comece pelo mais simples, mesmo como problemas no decorrer do cultivo você estará aprendendo.
 
Sem querer ser chato, mas aqui no forum já foi discutido sobre o uso de areia para gato como umidificante. A areia é absorvente, como um gel, é imprópria para os fins que necessitamos.

Para todos que estão chegando no forum é essencial uma lida no conteúdo. Procurar informações é o dever de todos para se aprimorar, não inchar o forum com perguntas já respondidas já é uma grande ajuda.

Iniciar um cultivo começa na leitura de diários, filtrando o que é necessário, o que é disponível, onde conseguir o que é necessário.

Então vai aqui uma dica para quem quer cultivar:

Leia, leia e depois que entender, comece pelo mais simples, mesmo como problemas no decorrer do cultivo você estará aprendendo.


Certíssimo Nomade! Nada mais informativo do que os diários de cultivo! Pois neles as pessoas podem ver o que deu certo, e o que deu de errado. Fora pegar várias dicas da galera mais profissa, que tá sempre querendo ajudar!

E quanto a aprender com os erros, esse é o melhor jeito! Ontem fiz minha primeira seringa de esporos na vida! Cometi errinhos bobos aqui e ali e aprendi muito com isso. Agora só me resta inocular e ver no que vai dar... Que ansiedade... hehe!
 
Realmente ficou um pouco sem nexo esse topico, tendo em mente a vasta informação sobre o assunto aqui no forum, pessoal para de preguiça, vamos lerrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!

O estudo é a base de tudo, estude ao seu modo, mas estude, sem estudo não passamos de seres erroneos!!!!!

Paz e luz!
 
Agradeço a força aí galera!
Não queria gerar esse estardalhaço, mas é que procurei alternativas no CM e só encontrava argila expandida. No www.jardimenteogeno.com e pensologosou.no.sapo.pt/micologia/cultpsicub.htm li sobre outras alternativas. Queria a opnião da galera a respeito. Desculpa se jah tava expresso na comunidade, pq se estava não encontrei.
As vezes é como caçar cogumelos achar algumas informações..
Abraço
 
As alternativas são muitas desde as menos às mais eficientes, desdes as menos às mais dispendiosas.

Uma boa é uma caixa com pelita ou argila e um borbulhador é barato e muito eficiente.

O umidificador ultrasonico gera nevoa fina e fria mais não é tão eficiente quanto a perlita ou argila e tb é caro.

O objetivo é ter um % de umidade constante isso a perlita ou argila fornecem.

A perlita é fácil de achar no link indicado, é reutilizável, praticamente dura para sempre, outra vantagem.

O ultrasonico deve ser acionado por um circuito (mais despesa) e é susceptível a danos.
 
Back
Top