Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrario = Geladeira velha

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
Saudaçoes Miceliais

Eu queria saber se alguem sabe se rola fazer com o Shitake uma cultura liquida, no caso Karo Tek como fazemos com os mágicos..

E ae rola?

Entao.. tou afim de começar meu cultivo de comestiveis..

Porém a temperatura de frutificação do Shitake é baixa para onde eu moro

Tideal: 5-25 +/- Cerca de 15 graus a melhor

Estava pensando em transformar uma geladeira velha em Terrário
Adaptando Luz na parte superior e algo para deixar a umidade alta..
no caso uma bacia com água e pedras porosas borbulhando dentro desta bacia..

Vcs acham que seria viável?

Alguem tem alguma ideia de como prover umidade?
 
num so expert mas axei uma boa ideia
vc podia adapta um termostado a luz, e ela soh ligaria qndo a temperatura baixasse, e a umidade axo q seria um bom jeito d mante-la
tenta comprar akelas luzes vermelhas, as msmas usadas em incubadoras, axo q a temperatura seria maior
soh q vc teria q colocar uma luminaria la dentro pq com a porta da geladeira fexasse a luz se apagaria
 
https://teonanacatl.org/threads/incubadora-terrário-para-regiões-quentes.1813/

Existe um tópico sobre o assunto da geladeira, um pouco antigo mas tá valendo.

Para um cultura de comestíveis em bolos/casing, somente o Pleorotus sabor cajú é que se assemelha mais com cultivos de cubensis.

Shiitake, Shimeji são cogumelos cultivados com outras técnicas, entre elas, o cultivo em toras de eucalipto. É um tanto complicado, e eles mantém suas culturas em tubos de ensaio, mas funciona com placas de petri e ágar.

dê uma pesquisada em www.cogumeloshobby.com.br , vai encontrar conteúdo.
 
Para o shitake a cultura liquida e 100% melhor e mais rapida que graos ou mesmo a serragem tomada como semente primaria.
Eu ja fiz e aprovei aqui vai a receita:

1 L Agua mineral
15 grs acucar cristal
10 grs levedo de cerveja
10 grs de farelo de arroz ou trigo ou soja
20 grs da serragem onde voce ira inolucar
04 pequenos imas retangulares
04 potes de vidro palmito
04 gases
estilete
esparadrapo microporo
02 Cogumelos shitake frescos

Ferva a agua com a serragem, por 10 minutos coe em uma peneira bem fina ou pano para que nao sobre serragem livre na agua e deixe esfriar.
Acrescente o acucar, o levedo e o farelo de sua escolha, deve ser o mesmo que voce for utilizar no bolo.
Faca furos nas tampas dos potes com 8mm de diametro no meio das tampas dos potes de palmito e cubra com esparadrapo microporo
Divida o liquido em pelo menos quatro frascos de palmito de 600 ml deixando 250 ml em cada um e ponha um ima pre lavado em cada vidro e esterelize por 30 min em panela de pressao, ideal 15 PSI, o estilete tambem deve ser esterelizado, coloqueo dentro de uma pequeno saco plastico para que quando voce tira-lo da panela de pressao nao contamine ok.
Deixe esfriar ate pelo menos 25 graus celsios.
Em glovebox, voce devera colocar os potes esterelizados o estilete e os cogumelos, abrir os cogumelos ao meio com as maos apos lava-las e passar alcool a 70%, 70% alcool 99 graus(farmaceutico)+ 30% agua, a agua e para que o alcool nao evapore tao rapidamente e mate as bacterias em suas maos ok, nao corte ou lave os cogumelos, com o estilete pre esterelizado corte pequenos pedacos internos do cogumelo e coloque-os rapidamente dentro dos potes mais ou menos uma metade de cocumelo para cada pote, em hipotese alguma inclua partes externas do cogumelo nos potes com o caldo.
O agitador magnetico caseiro nada mais e do que outro ima fora para voce mexer por baixo do pote ok e claro que o ideal seriam pelo menos 100 rpm se voce conseguir um motorzinho a pilha com baixa velocidade voce ate faz uma agitador mesmo.
A temperatura ideal para desenvolvimento e de 19 a 28 graus, a temperatura media dos produtores de shitake aqui em S.Paulo e de 16 a 19 graus para crescimento micelial, e basta um choque com agua fria e limpa para frutificar.
O caldo deve estar pronto para uso em uma semana aproximadamente, atencao nao esqueca de reduzir um pouco a humidade do bolo de serragem para utilizar-la senao o bolo ficara enxarcado e demora-ra mais para tomar.
Outra boa ideia e testar o caldo em um petri antes de utiliza-lo pois se voce estiver com o caldo contaminado ira contaminar todos os bolos na seguencia.
Quanto a geladeira nao sera necessaria voce pode usa o terrario mesmo o shitake vai muito bem assim mesmo. Os cogumelos comerciais nao sao exatamente o que a gente le nos livros de micologia existem associacoes miceliais que alterao as faixas de temperatura e humidade, nao da para seguir todas as regras com linhagems comerciais
Leia trabalhos do Prof.Augusto Ferreira da Eira entre outros que mesclaram Shimeji escuro com Maitake duas especies de pleorotus alterando a faixa de temperatura e rusticidade dos novos shimejis ok
Assim que der ponho fotos para todos
 
Otimo post amigo.
Convem abrir um topico pra ele!
É um assunto interessantissimo mas pouco falado aqui por falta de gente que tenha contato direto com esse tipo de cultura comrcial de comestiveis.
Deve ter muita coisa adaptavel pra meio caseiro que pode ser de interesse da gente sim!
obrigado :)
 
Bom um cogumelo bem facil dos comestiveis é o shimeji (Pleorotus Ostreatus Cinza) voce pode começar o micelio a partir de uma bandeijinha do cogumelo comprado em qualquer Supermercado.
O shimeji e muito pouco manuseado na embalagem então pocure um dos que estão bem no meio do tufo que não havera possibilidade de bacterias, estou falando daqueles que parecem um pequeno preginho ok, pode joga-los inteiros no liquido para micelio liquido.
Depois voce pode usar o bolo que costuma usar no cubensis, que funciona bem, se quiser pode usar agar tambem, voce escolhe
 
oxxx obrigado ai rossit, vou começar esses estudos viu :)
 
Back
Top