Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário

Rico

Hifa
Membro Ativo
18/04/2020
484
11
42
Bom dia a todos.

Estou com algumas dúvidas nos meus terrários. Estou usando perlita no fundo e fiz esses furos nas laterais pra troca de ar. E ainda abano eles 3x ao dia.


Tive 3 bolos que contaminaram com mosca deu Verticillium neles. Eu limpei bem e esterilizei toda a perlita em água sanitária e o terrário com álcool 70.

Nos furos usei o tecido dessas máscaras descartáveis.

Elas são aconselhadas ?

Estava usando microprore mas ele ficava descolando das laterais.
image.jpgimage.jpgimage.jpgimage.jpgimage.jpg
 
Fala @Rico, gosto muito das suas publicações, você tá sempre inovando!

Achei o terrário meio seco, a perlita do fundo está embebida em água?
Uma dica é borrifar o terrário "do lado de fora", com uma certa distância das paredes.
Assim vão ficar gotículas bem fáceis de evaporar e espalhadas de forma uniforme.
As gotas grandes tem mais dificuldade e podem escorrer pro fundo antes disso.

Por fim achei muito interessante o uso da máscara, realmente não sei se são adequadas mas me parecem meio grossas.
Uma dica é usar micropore de 5cm pra cobrir o furo e as bordas você trava com fita isolante, não vão mais soltar.
 
Olá!

Cara, uma coisa que me ajudou muito (porque só fico em casa a noite) foi fazer vários furos pequenos com aqueles ferros de solda de loja e cobrir com perlon, além de quatro furos maiores que já tinha no terrário. Também tenho um borbulhador, destes de aquário (acho que paguei 35$) em um copo com água dentro do terrário. Recentemente substitui a perlita por uma cama de água (só água e, as vezes, 10 ml de oxigenada vol 10).

Meu cultivo melhorou bastante, não abano mais, mas sempre borrifo um pouco de água a noite por pura neurose kkkk.

Antes eu usava TNT, micropore eu nunca usei diretamente no terrário, só nos copos inoculado a mesmo.

Bom cultivo!
 
Última edição:
Fala @Rico, gosto muito das suas publicações, você tá sempre inovando!

Achei o terrário meio seco, a perlita do fundo está embebida em água?
Uma dica é borrifar o terrário "do lado de fora", com uma certa distância das paredes.
Assim vão ficar gotículas bem fáceis de evaporar e espalhadas de forma uniforme.
As gotas grandes tem mais dificuldade e podem escorrer pro fundo antes disso.

Por fim achei muito interessante o uso da máscara, realmente não sei se são adequadas mas me parecem meio grossas.
Uma dica é usar micropore de 5cm pra cobrir o furo e as bordas você trava com fita isolante, não vão mais soltar.
Valeu @MarceloHirosse estou querendo sempre me aprofundar mais nos assuntos e nas inovações.

Eu estava borrifando a água nas paredes do terrário. E reparei que a perlita estava muito encharcada. E aí parei de borrifar e fiquei só abanando mesmo.

Os terrarios ficam perto de uma parede que em dias de sol esquenta muito. As paredes do terrário ficam se as mas a perlita está encharcada. Fiquei com medo de exagerar na umidade, pois ainda não tenho um higrometro.

Mas valeu pelas dicas. Hoje quero dar uma limpada e melhorada em todos terrarios aqui.

Eu estava usando o micropore mas ele sempre soltava, acho que não era uma marca boa kkkkk ai resolvi abrir a máscara ela tem três barreiras eu usei só uma delas nos furos pra poder respirar melhor.

Hoje vou melhorar eles 👊🏻🙏🏻

Olá!

Cara, uma coisa que me ajudou muito (porque só fico em casa a noite) foi fazer vários furos pequenos com aqueles ferros de solda de loja e cobrir com perlon, além de quatro furos maiores que já tinha no terrário. Também tenho um borbulhador, destes de aquário (acho que paguei 35$) em um copo com água dentro do terrário. Recentemente substitui a perlita por uma cama de água (só água e, as vezes, 10 ml de oxigenada vol 10).

Meu cultivo melhorou bastante, não abano mais, mas sempre borrifo um pouco de água a noite por pura neurose kkkk.

Antes eu usava TNT, micropore eu nunca usei diretamente no terrário, só nos copos inoculado a mesmo.

Bom cultivo!
Boa @Siam_Victor valeu pelas ótimas dicas. estou querendo comprar um borbulhado mesmo vai ajudar muito nesse caso.

Eu tbm usava o tnt mas achava os buracos dele meio grande. E daí usei o micropore mas era uma marca meio fraca e ele não grudava direito aí resolvi abrir a máscara e usar uma camada dela nos furos.

Mas acho que preciso logo do borbulhador e um higrometro tbm. Aos poucos chegamos lá.

valeuuu 🙏🏻👊🏻🍄
 
Última edição:
As máscaras não são contraindicadas. Usar perlon é a melhor opção.

Contudo, como elas estão bem "finas" na filtragem, acho que deve dar uma boa troca de gases.

A questão é que o perlon possui tanto uma boa passagem de gases quanto uma boa retenção de umidade.

Aí, se sua umidade estiver boa ou alta, então a máscara no seu setup tá de boa.
 
As máscaras não são contraindicadas. Usar perlon é a melhor opção.

Contudo, como elas estão bem "finas" na filtragem, acho que deve dar uma boa troca de gases.

A questão é que o perlon possui tanto uma boa passagem de gases quanto uma boa retenção de umidade.

Aí, se sua umidade estiver boa ou alta, então a máscara no seu setup tá de boa.
Valeu mestreee. Vou atrás desse perlon. Só tinha as máscaras no momento. E pro jeito elas não foram boas.
 
As máscaras não são contraindicadas. Usar perlon é a melhor opção.

Contudo, como elas estão bem "finas" na filtragem, acho que deve dar uma boa troca de gases.

A questão é que o perlon possui tanto uma boa passagem de gases quanto uma boa retenção de umidade.

Aí, se sua umidade estiver boa ou alta, então a máscara no seu setup tá de boa.
O perlon é ótimo, mas me dá uma agonia o resultado estético daquilo...
aqueles tufos de manta saindo pelos furos zoam demais o visual do quartinho de cultivo kkkk
 
O perlon é ótimo, mas me dá uma agonia o resultado estético daquilo...
aqueles tufos de manta saindo pelos furos zoam demais o visual do quartinho de cultivo kkkk
Eu penso a mesma coisa. Da um medo na real dele sair dali. Parece que vai ser expelido 😅
 
Back
Top