Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário ultra-simples

Premonisom

Artífice esporulante
Contribuidor
24/11/2005
614
80
Eu postei esse modelo de terrário a algum tempo aqui, não lembro aonde(procurei não achei).
Ele está em uso no momento e está funcionando perfeitamente.

É um balde virado com a tampa para baixo

Na tampa, tem espaço para colocar a argila expandida.

Fiz 3 furos na altura do micélio e coloquei lã acrilica

Borrifo água + água oxigenada vol.10 (9/1) no interior do balde (1x dia)

Troca de ar 3x ao dia
Fotografia 2.jpg
 
O Bada tem razão.

É uma idéia muito boa sim.
 
Legal, parece ser bem
simples e funciona mesmo.

Mas será que a tampa embaixo
não deveria ser igual ou menor do
que a boca do balde? pois a água
fica para fora do terrário...
 
Legal, parece ser bem
simples e funciona mesmo.

Mas será que a tampa embaixo
não deveria ser igual ou menor do
que a boca do balde? pois a água
fica para fora do terrário...

Não fica pra fora, está rente a boca do balde
é preciso uma certa assepsia no local aonde vai ficar o terrário, pois ao abrir a tampa, no caso levantar o balde, a supsrfície(mesa,balcão?) fica rente a tampa(micélio), assim é muito mais facil de contaminar se não estiver limpo sempre

Este método pode ser feito com uma caixa plástica grande tbm, com a mangueira de ar entrando pela tampa, ou até mesmo desse jeito, com troca de ar manualmente.
 
Ótima contribuição Atma, sem dúvidas idéias como está ajudarão muitos que ainda virão!
Adorei o esquema do Baldinho!

Aqui tenho usado também terrários bem simples, sem controle de temperatura para frutificação, os resultados são positivos, sempre gera frutos, a diferença é que demora pouco mais para frutificar, mas chego facilmente a 3 flushs.

Tenho utilizado garrafas de plastico em geral de 5litros e 2litros(pet).
esquema de úmidificação muito parecido com o seu, ventilação é feita através de buraquinhos feitos na metade(altura do bolo) da garrafa e protegidos com algodão, na boca da garrafa também tem algodão para manter uma possivel troca gasosa.

:seta:foto 1 e 2 garrafa 2 litros bolo cambodian em seu terceiro flush

:seta:foto 3 garrafa 5 litros casing cambodian primeiro flush
S6303385.JPGS6303391.JPGS6301705.JPG
 
Assim fica mais facil a troca de ar, e a umidificação mais segura, pq não tem o perigo de molhar o micélio.

Mas o Bada usa uma cobertura por cima para não haver troca de ar que não seja da bombinha. Caso ele tenha feito um filtro de carvão ativado e perlita, ficou com um setting um pouco mais eficiente que esse, em termos de assepsia. Mostra o seu aí, Bada ;) ficou bem legal

Sobre esses do figurinha, mesmo pensamento... Uma idéia que já vi é o galão de 5 litros funcionando como uma monotub, ou um balde normal... mais barato ainda:p:
 
Mas o Bada usa uma cobertura por cima para não haver troca de ar que não seja da bombinha. Caso ele tenha feito um filtro de carvão ativado e perlita, ficou com um setting um pouco mais eficiente que esse, em termos de assepsia.

vc leu o titulo do post?

Terrário ultra-simples(mentes e carteiras?) ;)

em relação a assepsia, vai até um certo ponto(ponto)
do que adianta ter um terrário fodástico, se não tem capricho quanto a limpeza do mesmo e do ambiente que o cerca.

ps:Bada, não é com sua pessoa
como diz o amigo Fetz, é GERAL :!:
 
eu li sim o título do post e não acho que o filtro que eu montei com R$1,50 seja muito sofisticado a ponto de mudar o status do seu terrário de 'simples' para 'sofisticado', tanto para mentes como para carteiras. Aposto que até você consegue montar um;).
 
Não sei se são vocês que noiam demais com assepsia ou são meus cubies que são super resistentes, pois aqui acho que mesmo eu colocando o dedão sujo no meio do casing e afundando até tocar na tupware deixando um buraco a parada não contamina.

Sempre que vou retirar um flush eu boto a tupware em cima da mesa por minutos, sem nada protegendo a superfície do casing ou protegendo ele da mesa, que não limpo quando vou fazer essas paradas.

Colho, as primeiras vezes foi com luva, depois vi que dava pra colher sem e hoje colho os cogus dos casings sem luva, volto eles pro terrário e nada de contaminantes até agora.

Nunca usei lysol pra nada, e nem flambo a agulha pra fazer inoculações.

Meu terrário é porco, sem vedação, ventilação manual, o vidro dele ta com um trinco enorme e tem casing nele com quase 3 meses (um de tupware azul) e ainda não contaminou, passou quase 1 semana e meia recolonizando na gaveta, também sem contaminar, e agora ta no 3º flush e parece que vou colher mais uns 2 flushs antes dele pifar... tem outros 2 casings nessas condições também.

Lógico, cultivos como o meu não vão muito longe, não rendem muitos flushs, correm muito mais riscos de contaminar, mas frutificam.

Antes eu tinha um conceito de que "para ter cogumelos, precisa ser 100% asséptico", hoje penso diferente... casing pode ser feito sem nenhum material esterilizado, com micélio de copo contaminado, que mesmo assim ele irá frutificar com sucesso, pelo menos 2 vezes, dadas as devidas condições de umidade e termperatura.
 
Não sei se são vocês que noiam demais com assepsia ou são meus cubies que são super resistentes, pois aqui acho que mesmo eu colocando o dedão sujo no meio do casing e afundando até tocar na tupware deixando um buraco a parada não contamina.

Meu deus que OGRO :eek:
:D:):D:eek::cool:

pARECE O sHREK MESMO!!!
 
Meu deus que OGRO :eek:
:D:):D:eek::cool:

pARECE O sHREK MESMO!!!

Mano, se o Morta ver eu inoculando uns copos ou fazendo um casing aqui em casa ele desmaia de pavor, ueheuheuheuheu :D

Acho que qualquer dia desses vou gravar um vídeo das minhas condições de cultivo.

Mas pow, tem gente que é cabrera demais com essas paradas mesmo, outro dia tava lendo aqui que um cara tava colocando seus copos inoculados e vedados em sacos esterilizados por medo de contaminação, lol, copo VEDADO é copo VEDADO, o ambiente ao redor pode ser um esgoto, não vai fazer diferença... ueheuheuheuheuhe.

Cultivo bom é cultivo asséptico, mas cultivo com pouca assepsia também vinga.
 
Não sei se são vocês que noiam demais com assepsia ou são meus cubies que são super resistentes, pois aqui acho que mesmo eu colocando o dedão sujo no meio do casing e afundando até tocar na tupware deixando um buraco a parada não contamina.

Sempre que vou retirar um flush eu boto a tupware em cima da mesa por minutos, sem nada protegendo a superfície do casing ou protegendo ele da mesa, que não limpo quando vou fazer essas paradas.

Colho, as primeiras vezes foi com luva, depois vi que dava pra colher sem e hoje colho os cogus dos casings sem luva, volto eles pro terrário e nada de contaminantes até agora.

Nunca usei lysol pra nada, e nem flambo a agulha pra fazer inoculações.

Meu terrário é porco, sem vedação, ventilação manual, o vidro dele ta com um trinco enorme e tem casing nele com quase 3 meses (um de tupware azul) e ainda não contaminou, passou quase 1 semana e meia recolonizando na gaveta, também sem contaminar, e agora ta no 3º flush e parece que vou colher mais uns 2 flushs antes dele pifar... tem outros 2 casings nessas condições também.

Lógico, cultivos como o meu não vão muito longe, não rendem muitos flushs, correm muito mais riscos de contaminar, mas frutificam.

Antes eu tinha um conceito de que "para ter cogumelos, precisa ser 100% asséptico", hoje penso diferente... casing pode ser feito sem nenhum material esterilizado, com micélio de copo contaminado, que mesmo assim ele irá frutificar com sucesso, pelo menos 2 vezes, dadas as devidas condições de umidade e termperatura.

Na verdade, agora até entendi o porquê de seus cogumelos sairem contaminados por Verticillium, achei que já tinha reparado nas manchinhas no chapéu e risquinhos no talo...

Outra coisa que o tempo me encinou, pegar os cogus com a mãozona deixa eles salgados depois de secos... ECA! ashusahu Atma que o diga ehehe
verticillium.jpg
 
Pro peão ter 100% de assepsia, só com fluxo laminar, filtros HEPA bem caros (a maioria nem garante total filtragem do ar, só uns 98%) etc. Aqui no cm ainda não vi este setting, e no shroomery e mycotopia tem poucos também.

Aê Mangue, tenho a impressão de que os bolos são bem mais sensíveis do que os casings, por exemplo. Então rodar esses procedimentos num terrário com bolos garante 100% de contaminação, infelizmente.
 
Mano, essas manchas no chapéu são de "gotículas" que cairam sobre eles, notei isso, e não percebi traços de verticilium nos cogus, ja cheguei a ingerir 9, 12 cogumelos desses de uma vez, e não tive diarréia, coceira ou outros efeitos colaterais, sinceramente, a olho nu, não vejo traços claros de verticlium.

E po, eu não recomendo o que faço, sei dos ricos, perde-se em quantidade e qualidade de cogus, mas é possível, antes eu pensava que, do modo que faço, eu nunca conseguiria cogus, mas hoje vejo que sim é possível, até jogando milhos e bolos contaminados num vaso eu consigo tirar cogus, tem mais 3 pesas selvagizados crescendo em meu quintal...

Todo o meu cultivo serviu de aprendizado a mim, mudou meus conceitos, e addcionou MUITO ao meu aprendizado, caralho, só tenho a agradecer o CM!!!!!

Amo vocês gente, to alterado, muito doido e é isso ae.
 
eu li sim o título do post e não acho que o filtro que eu montei com R$1,50 seja muito sofisticado a ponto de mudar o status do seu terrário de 'simples' para 'sofisticado', tanto para mentes como para carteiras. Aposto que até você consegue montar um;).

Ô lindão, me referi a bomba de ar :)
 
É bom relembrar uma frase do Neuro:

O MICÉLIO NÃO É SEU ESCRAVO.
 
Back
Top