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Terrário sem Mistério

Meu terrário é 61L, uma bomba de 2L/min seria apropriado mas por alguma razão ela não garante troca de ar nem umidade suficiente.
Como dito pelo @Salaam`aleik, não confie nesses higrômetros vagabundos, eu já até desisti de deixar o meu no terrário. A nossa percepção é mais confiável do que eles. Por exemplo: há condensação nas paredes do seu terrário? Há condensação na tampa? Quando você abre, sente aquele arzinho úmido saindo?
 
Então gente, obrigado pelas dicas mas como disse o problema também é a troca de ar e não apenas a umidade.
A tampa/parede do aquário fica um pouco condensada mesmo depois que coloquei as argilas expandidas mas até então não é problema. O maior problema é que se eu não abano os cogumelos ficam cumpridos, frágeis e com píleo pequeno. Tive até caso de cogumelo que esporulou sem abrir o píleo.
Agora que comecei abanar os cogumelos já estão bem diferentes do outro flush.
O que me intriga é o @Anatman ter usado uma bomba que injete 2x volume do terrário por hora e conseguir tanto umidade boa (só com bomba) quanto trocas de ar, enquanto que eu usando o mesmo parâmetro não consigo, por algum motivo, nenhum dos dois.
Será que existe algum outro fator sem ser a bomba que possa estar influenciando??
 
Será que existe algum outro fator sem ser a bomba que possa estar influenciando??
Primeiramente, se não entendi errado, a circulação de ar do terrário do @Anatman não é feita a base de bomba de ar, e sim com aberturas e dois coolers. Eu continuo achando que você ia se beneficiar de furos no seu terrário.
 
Primeiramente, se não entendi errado, a circulação de ar do terrário do @Anatman não é feita a base de bomba de ar, e sim com aberturas e dois coolers. Eu continuo achando que você ia se beneficiar de furos no seu terrário.

Atualmente sim, mas como descrito no primeiro post não.
Acredito que sim, bem provável na verdade mas preciso esperar esse flush acabar pra poder mexer nele..
Mais ainda não entendo o porquê da bomba não injetar ar suficiente como no do @Anatman
 
Tenho algumas duvidas!!!
Pretendo fazer meu terrário em um caixa organizadora de 12 litro, tenho 3 copos de 350 ml.
Vi que a frutificação pode ser feita em litros pet com furos e sem sistema artificial de ventilação e umidificação, sendo assim, posso fazer furos embaixo e em cima dessa caixa, tampa los com filtros de café, colocar argila expandida e deixar assim?
Os recursos estão escassos no momento para investir em ventilação e termostato
Se der certo assim, devo abrir a tampa e deixar ventilar da mesma forma ou apenas os furos resolvem a questão de passagem de ar?
A umidade se mantém em que porcentagem utilizando apenas argila expandida com água embaixo?
Aqueles blocos de argila comum, podem ser utilizados de alguma forma?
Abaixo a foto da caixa que estou usando e irei fazer os furos...
 

Anexos

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embaixo e em cima dessa caixa
Isso seria nas laterais ou na tampa e fundo? Se for nas laterais, pode sim, tranquilamente. Ainda assim, recomendo que todo dia, umas duas vezes, abane o ar, para evitar ar viciado pelo terrrário. Se a umidificação não estiver se regulando sozinha, quando abrir aproveite para pulverizar água mineral/fervida.
O problema que vejo no seu terrário é que a tampa é colorida. Como os cogumelos vão se orientar assim? Vai descobrir as laterais? Crescerão tortos, o que é um problema mais estético do que qualquer outra coisa, mas fique ciente.
A umidade se mantém em que porcentagem utilizando apenas argila expandida com água embaixo?
Difícil dizer. Mas como é pequeno, deve ser eficiente.
Aqueles blocos de argila comum, podem ser utilizados de alguma forma?
Não, não vão proporcionar a mesma evaporação.
 
Vi que a frutificação pode ser feita em litros pet com furos e sem sistema artificial de ventilação e umidificação

Epa, então, a razão de não se usar sistema de ventilação em pets é que a forma da garrafa gera o deslocamento de ar que realiza a troca gasosa (link pro tópico):

[A garrafa pet] já vem com um sistema próprio de regulagem da umidade e troca de ar:

O regulador de troca de ar é a tampa da garrafa. Você pode mantê-la completamente fechada quando estiver tentando aumentar a umidade rapidamente. Abra um pouco para manter a umidade subindo em um ritmo mais lento ou mantenha ela completamente aberta para a quantidade máxima de troca de ar.

O design das garrafas com seu topo mais estreito causa uma força que empurra o ar fresco para dentro e o CO2 para fora automaticamente e naturalmente. Você pode controlar ainda mais a troca de ar e a umidade interna deslocando a parte de cima da garrafa mais para cima ou mais para baixo; ela pode ser colocada desde bem em cima do bolo até na borda de cima da garrafa.

Assim, :!: outros terrários não serão eficientes quanto a garrafa pet na troca de gases sem um sistema manual ou automatizado.

A menos, é claro, que o terrário tenha uma forma tal que a base seja mais espessa que o topo tal como ocorre numa garrafa pet. E este não é o caso de uma caixa organizadora, em que a parte de cima é apenas "um cadinho" mais larga que a de baixo.

E, em relação à umidificação, o terrário de pet usa no fundo argila expandida ou perlita, como todos os demais :). A questão é que a regulagem da tampa torna bem simples reduzir ou destacar a umidade, ao contraponto de aumentar ou reduzir a troca gasosa.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal, moro no Rio de Janeiro onde as temperaturas ultrapassam a casa dos 40 graus, estou pensando em fazer todo o processo dentro do congelador de uma frost free controlada por um TIC17 RGTI e alimentada de ar por uma bomba com filtro de ar de 200 micras. Meu problema é a umidade, seguindo essas ideias do (Terrário sem mistério) fiquei com uma dúvida que é como baixar a umidade sem baixar os níveis de O2.

Para o Co2 um pouco de cal sodada resolve, mas quanto a umidade só vejo a hipótese de reduzir a quantidade de água livre ou adicionar mais vermiculita.
Afinal, como os colegas regulam sua umidade com eficiência?
 
como baixar a umidade sem baixar os níveis de O2.
Trocando o ar do terrário?

Em terrários manuais, a umidade no terrário geralmente fica no máximo a maior parte do tempo, e baixa momentaneamente quando abrimos e abanamos, o que também remove o CO2 e renova o O2. Num terrário automático, o ar que está sendo injetado normalmente tem menos umidade, então a umidade também baixa.

Se tratando de um congelador, especialmente frost-free, creio que irá remover a umidade do ar rapidamente, toda vez que a temperatura subir e o motor da geladeira ligar. Isso meio que resolve o seu problema de baixar a umidade, mas também cria outro que é como recuperar a umidade máxima rapidamente, depois que a temperatura voltar à faixa correta. Também existe a possibilidade de "queimar" os bolos e cogumelos (de frio), pois o frost-free é feito para baixar bastante a umidade, para um nível bem abaixo do normal.

No caso, a menos que você tenha um nebulizador que seja viável adaptar ao congelador, irá precisar incluir também um aquecedor com termostato para aquecer a água no fundo do terrário, onde está a argila expandida ou perlita (não vermiculita). E assim criar um diferencial de temperatura, para que ocorra a evaporação.
 
Salam, Salam aleik, obrigado!
O motor quase não armará mesmo, a menos que a temperatura passe da faixa aceitável. Sim eu tenho uma bombinha com uma pedra difusora que vai ficar mergulhada na água. Havia esquecido da questão da luz, mas vou dar uma pesquisada na comunidade. Abraço
 
De parabéns @Anatman ... Artigo muito técnico e explanativo ... Vc se baseou em alguma literatura, na afirmação acerca do Espectro de Luz Azul nas primeiras formações ? Já utilizou uma ilumininacao nesta frequência para fazer um teste em detrimento as iluminações mais usuais ? Pergunto pq poderia fazer aqui está esperiencia com alguma lâmpada de Led neste espectro ... Abração !
 
De parabéns @Anatman ... Artigo muito técnico e explanativo ... Vc se baseou em alguma literatura, na afirmação acerca do Espectro de Luz Azul nas primeiras formações ? Já utilizou uma ilumininacao nesta frequência para fazer um teste em detrimento as iluminações mais usuais ? Pergunto pq poderia fazer aqui está esperiencia com alguma lâmpada de Led neste espectro ... Abração !
O @Anatman não tem entrado muito no fórum, então eu vou tomar a liberdade de responder por ele. Essa informação sobre o espectro de luz azul foi retirada do livro do Stamets (The Mushroom Cultivator). O motivo é que a luz de espectro azulado é a que mais se aproxima da luz natural (solar). Boa parte das lâmpadas fluorescentes atuais atendem a esse parâmetro, tendo uma temperatura de cor de 5500~6500K.
 
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