Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Terrário sem Mistério

Fico show de bola esse terrário mano!
Mais um belo material, parabéns mermão :)
 
A Anatman gostei da idéia do borbulhador junto com o termostato!!!
Tá profi este terrário!
 
Show de bola mesmo hein ô!?:)

Anatman
Parabéns, é notável o esmero e empenho!

Abs,
Thug
 
Outra questão é o barulho gerado por compressores.

O sistema de funcionamento da marioria deles é tal que impossível de nao gerar vibrações.

Para acabar ou, pelo menos, diminuir drasticamente este zumbido, temos que evitar que as vibrações passem do compressor para o meio, isolando-o mecanicamente. Ao mesmo tempo, abafar o som da vibração do próprio corpo do compressor:




No meu sistema, consegui praticamente eliminar o zumbido do compressor.


Mas esta vibração pode se estabelecer dentro do seu terrário, no pote com água onde fica a pedra porosa com a mangueira vinda do compressor. Quando esse pote está em contato com paredes ou fundo do terrário, é provével que seu terrario amplifique a vibração e o som, consequentemente. Para evitar esse problema, basta colocar o pote em cima de esponjas, que não permitem a propagação da vibração pelo terrário.

Com essas duas técnicas, resta somente um leve zumbido, que chega a ser tão fraco como o barulho da borbulha de ar.

Foto0025.jpg
Sem título.png
 
No meu sistema, consegui praticamente eliminar o zumbido do compressor.
Bacana! E se pensarmos que o compressor tira o ar do entorno pra mandar pro terrário, imagino que essa lã possa servir como um tipo de filtro pra limpar o ar também. Pode ser?
 
Eu tenho um container organizador de 20 Litros e queria saber como poderia fazer para ele fazer a troca de ar sem precisar abrir a tampa, e sem comprar um compressor de aquário.​
Caso não seja possível, quantas vezes por dia é recomendável abrir a tampa, quanto tempo deixo ela aberta e como evitar contaminações nessa hora. Seria bom dar uma abrida na tampa sempre antes de ir dormir ?
E par ao que serve fazer buracos no terrário e tampar com papel de coar café ? Pelo que vi é para sair o gás carbônico. Em um terrário de 20 Litros qual seria o tamanho ideal do buraco ?
 
Última edição:
Eu tenho um container organizador de 20 Litros e queria saber como poderia fazer para ele fazer a troca de ar sem precisar abrir a tampa, e sem comprar um compressor de aquário.​
Caso não seja possível, quantas vezes por dia é recomendável abrir a tampa, quanto tempo deixo ela aberta e como evitar contaminações nessa hora.

Essa é uma pergunta meio óbvia não?

Como haverá troca de ar sem contato com o ambiente externo?

Abanar o terrário duas vezes por dia já é suficiente. Não existem riscos tão grandes de contaminação porque o micélio já está estabelecido.

Mas todo cuidado é pouco, sempre.

E par ao que serve fazer buracos no terrário e tampar com papel de coar café ? Pelo que vi é para sair o gás carbônico. Em um terrário de 20 Litros qual seria o tamanho ideal do buraco ?

Existem métodos como o de colocar fans (ventoinhas) nas paredes do terrário, em frente a aberturas, com um filtro ou sem.

Mas abanar para um terrário pequeno já é suficiente.
 
Parabéns ..

Man Se Não For Encomodo Me Passa o Link Desse Termo Higrometro


Parabéns ..

Man Se Não For Encomodo Me Passa o Link Desse Termo Higrometro
 
Neste modelo de terrário, o compressor de ar fica ligado constantemente?
Para reduzir o nível de umidade na fase da frutificação, basta apenas desligar o compressor durante umas 2h por dia?
 
Depende do seu compressor e do tamanho do terrário, mas basicamente, sim, 24 horas.

Para reduzir a umidade precisa trocar o ar que está dentro, sem acrescentar mais umidade. Nesse caso, acho que só abrindo e abanando. 2 horas parado não irá tirar a umidade do ambiente, a menos que haja troca de ar.
 
Créditos à AmaralGpuava.
Umidade
O compressor de ar, além de fazer a oxigenação mantém, por si só, a umidade alta, levando o medidor a indicar 99% por vezes. Fiz testes com argila expandida + compressor e somente com o compressor. Em ambos os casos a umidade relativa ultrapassou os 95% em pouco mais de uma hora.

Oi Anatman, tudo bem?
Eu fiz um esquema parecido com o teu mas usei uma caixa organizadora de 61 litros e um compressor de 2L/min (que daria exatamente 2 trocas de ar/hora).
Entretanto, eu deixei ontem a noite toda ligado pra testar e pelo que percebi a umidade trava em 85% mas não consegue passar disso.
Possíveis motivos que imagino:
  1. Pouco tempo para estabilizar a umidade, acho improvável visto que o seu estabilizou em pouco mais de uma hora.
  2. Apesar de improvável, meu higrômetro é analógico e pode estar descalibrado.
  3. Talvez a bomba não seja forte o suficiente.
  4. Ainda está sem o aquecedor, a evaporação da água pode afetar na umidade.
Pretendo esperar mais tempo pra garantir que a umidade esteja estável e caso continue em 85% vou tentar calibrar o higrômetro. Além disso alguem tem alguma outra ideia do motivo? A foto do esquema está em anexo. (O papel toalha e pacote de pó de coco é só uma gambiarra pra diminuir o ruído haha)
Abração a todos, obrigado.
 

Anexos

  • IMG_3830.JPG
    IMG_3830.JPG
    163.3 KB · Visualizações: 88

Olá meu caro!
Meus higrômetros, analógico e digital, mesmo tendo custando um dinheiro considerável, são uma merda, não confio neles. Acredito que os higros de bulbo seco/molhado são mais precisos para nossa finalidade - ambiente saturado de umidade. Você pode fazê-lo em casa com dois termômetros analógicos idênticos e uma pesquisa na web. Será tão preciso quanto forem os termômetros. Além disso, o bulbo seco lhe mostra a temperatura na câmara. É interessante o funcionamento deles.

Eu uso substratos com casing, onde 85% é mais que suficiente pra uma boa frutificação. O casing serve exatamente pra dar um up na umidade. No caso de bolos, onde não tenho muita experiência, recomendo um dunk/roll e uma troca de ar baixa (compressores introduzem pouco ar, então você não precisa se preocupar tanto com umidade pois não injetará tanto ar seco no sistema).

Uma coisa importante é ter um "espelho d'água" no fundo do terrário, ou borrifar em suas paredes internas uma ou duas vezes ao dia. Na verdade, eu só faço isso pela umidade e não uso medidores mais. Feito isto e a temperatura próxima da faixa ideal, a evaporação e o compressor mantêm o sistema úmido o suficiente, mesmo pra bolos. Não seja tão rígido como eu fui com esses parâmetros...

----------------------------
Eu acabei substituindo o compressor por cooler, por conta do barulho incômodo. É preciso muito cuidado, pra não transformar o terrário num deserto. O sopro do cooler deve ser em sua maioria esmagadora, de ar proveniente do próprio terrário, e uma pequena parcela, de ar puxado do exterior. Faz-se isto deixando o cooler a uma certa distância ajustável do buraco de entrada de ar. Se a câmara seca rapidamente, aumenta-se a distância. O cooler é de 12V, ligado em 5V. o vento é mínimo. Se comete alguns erros até o ajuste ideal.

TERRÁRIO 1.png TERRÁRIO 2.jpg
 
Estou com um problema estranho em relação ao meu terrário.
Eu fiz um esquema parecido com o teu mas usei uma caixa organizadora de 61 litros e um compressor de 2L/min (que daria exatamente 2 trocas de ar/hora).
Entretanto, eu deixei ontem a noite toda ligado pra testar e pelo que percebi a umidade trava em 85% mas não consegue passar disso.

Desde o meu ultimo post eu acrescentei o espelho d'água com argila expandida e consegui aumentar a umidade, entretanto percebi pelo cultivo que a troca de ar era pouca.
Comecei investigar a bomba de ar que o vendedor havia me vendido com 2L/min e achei as especificações dela em um site que dizia ser 1.5L/hora (achei bem estranho mas não tem especificações na caixa e nem em qualquer outro site). Então comprei a boyu U-2800 que é 2L/min e quando fui testar hoje percebi que saia menos bolhas de ar que minha bomba antiga o_O. Agora não faço ideia do que possa estar acontecendo.. Meu terrário é 61L, uma bomba de 2L/min seria apropriado mas por alguma razão ela não garante troca de ar nem umidade suficiente.

PS: Estou pensando em fazer outro furo no terrário e colocar ambas as bombas juntas mas ainda tenho receio de não ser suficiente.
 
Sua bomba antiga devia ser 2 l/min e você trocou por outra 2 l/min, mas tenha em mente que nenhuma das duas vai ser exatamente 2 l/min, pode ser um pouco mais, um pouco menos...

Se você deixa a bomba ligada 24h, injetando ar "seco" o tempo todo, pode estar baixando a umidade demais. Aliás umidade máxima o tempo todo só com o terrário parado e a água evaporando, ou então um nebulizador (que molha demais).

Se o terrário está escorrendo água pelas paredes, está úmido - simples, e sem mistério. Outra forma, que eu acho até melhor, é observando o aspecto dos bolos e dos cogumelos.

E não confie na leitura de higrômetro digital feito para medir umidade ambiente. Só dizendo... Esses aparelhos não foram feitos para medir umidade acima de 80 e tantos %, que nunca ocorrem num ambiente normal. Se está marcando 85, pode estar no máximo e você achando que está seco.
 
Back
Top