Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário só condensa a noite - Dúvidas sobre umidade - RESOLVIDO!

KipourosMinerva

Esporo
Cadastrado
28/07/2020
12
3
Galera, acompanho o fórum a um tempo e só esse mês resolvi criar um cadastro.
Estou começando agora e tenho umas dúvidas/problemas em relação ao terrário, e gostaria de ouvir umas dicas de vocês que tem mais experiência.

Meu terrário consiste de uma caixa organizadora com alguns furos que estão tampados com fita e tem duas pequenas aberturas em cima na trava da tampa. Algo bem pequeno 2mm x 5cm.
Está com argila expandida no fundo, préviamente fervida para que os poros ficassem "renovados". Já tentei deixá-la com água até 3/4 dela e também com a argila boiando na água, mas o danado do terrário só condensa as paredes a noite (e eu tenho uma teoria para isso).
Até um pouco depois de eu construir o terrário eu possuia um termohigrometro, que adquiri numa loja de refrigeração (disseram que era de uma farmácia de manipulação anteriormente) só que já era usado aparentemente a bastante tempo (apresentava oxidações).
Emfim, pouco antes do termohigrometro dar pau, somente com água o terrrário marcava por volta de 44~50% de umidade, e quando eu comprei a argila expandida o termohigrômetro já estava nas últimas e não ficava mais de 5 minutos ligado sem parar de funcionar. Então, após adicionar a argila no terrário, eu o abria e colocava o termohigrômetro, e aí comecava a marcação gradual 32-35-38-42...57-63-69 e aí parava de funcionar e eu tinha que retirá-lo e tirar e colocar a pilha novamente e novamente abrir e colocar no terrário.
Resumindo, eu não conseguia mais ler a umidade do terrario, pois sempre que o terrário estava fechado e a umidade gradualmente voltava a subir chegava uma etapa que o termohigrometro parava de funcionar.
Bom, mas com certeza eu posso afirmar que a umidade do terrário está bem maior do que quando tinha somente água, o ar perceptivelmente está muito mais "pesado"/viscoso em razão da umidade após colocar a argila.
Mas o problema é que não sei se está na umidade ideal ou não. Muitos dizem que a umidade ideal pode ser denotada sem o higrômetro apenas vendo se há condensação nas paredes, mas isso só acontece a noite, mesmo sem abrir o terrário o dia todo (mesmas condições).
O que vocês poderiam me dizer sobre isso?
Minha teoria é de que como na minha cidade a umidade varia de beirando os 50% a noite e abaixo de 15% de dia, a extrema umidade baixa durante o dia impede a condensação das paredes em razão da diferença interna-externa da umidade, onde que a taxa da transferência da umidade para o ambiente pelas ventilações do terrário durante o dia seja bem maior do que durante a noite. Mas isso não impediria uma umidade favorável dentro do terrário, visto que ainda assim a umidade lá dentro é bem alta (algo parecido com o que acontece com as Shotgun Fruiting Chambers).
O que acham dessa teoria? Faz algum sentido? Há alguma outra maneira de medir a umidade lá dentro ou outro fator que poderia indicar que faixa de umidade estaria lá dentro?
 
Creio que isso tenha mais haver com temperatura interna e externa, durante o dia a temperatura se aproxima da interna não havendo condensação das partículas de água.
Já durante a noite a temperatura do exterior tende a cair, fazendo que as partículas de água se condense na parede visto que a temperatura ambiente do terrário é maior.
Como exemplo o embaçar dos vidros do carro no interior de um veículo :)
 
@Nitive Por incrível que pareça a amplitude térmica dia-noite aqui está sendo de apenas 5ºC em média, ontem foi apenas de 3ºC (28~31ºC).
Mas em relação a umidade interna, você acredita que ela se mantenha dia e noite? e condense apenas em razão da temperatura interna-externa? Que considerações você poderia fazer em relação a umidade interna?
 
@Nitive Por incrível que pareça a amplitude térmica dia-noite aqui está sendo de apenas 5ºC em média, ontem foi apenas de 3ºC (28~31ºC).
Mas em relação a umidade interna, você acredita que ela se mantenha dia e noite? e condense apenas em razão da temperatura interna-externa? Que considerações você poderia fazer em relação a umidade interna?
Acredito que se mantenha sim, e a condensação apenas em razão da temperatura não, tem os furos que você citou que poderia influenciar principalmente durante o dia onde a umidade que se iria condensar saia com mais facilidade, e não tenho muito o que considerar, apenas o que sugerir no futuro se possível trocar a argila por perlita tem uma capacidade melhor de evaporação, e tentar uma técnica que vi aqui no fórum há um tempo e obtive sucesso do mortandelo se não me engano, que consiste em borrifar água pelo lado externo do terrário forçando a condensação interna.
 
Pois então, mas mesmo que eu bloqueie essas duas passagens de ar com gazes dobradas, para que o ambiente fique fechado e ainda sim haja uma troca gasosa mínima, a mesma coisa acontece, nada de condensar de dia. E o terrário continua apenas condensando de noite com ou sem tampar estes dois respiros.
Há uma citação do @Xaixoi e um guia do @Anatman e @AmaralGpuava sobre a argila expandida manter a umidade padronizada em 95%, porém o tipo de terrário que foi embasado estas afirmações foi um terrário contendo compressor e sem furos, com a troca de ar sendo realizada pela injeção de ar pelo compressor, e a a saída sendo realizada pela pressão positiva induzida pelo compressor.
Há alguma referencia externa ou até mesmo empírica :) que confirme essas citações para evaporações sem auxilio de compressor e em condições mais "naturais"?
A argila por si só já mantém a umidade do seu terrário em cerca de 95%.
Na discussão deste guia:
A umidade se mantém em que porcentagem utilizando apenas argila expandida com água embaixo?
Difícil dizer. Mas como é pequeno, deve ser eficiente.
Se alguém puder me dar uma guiada nessa questão da umidade, seria de grande ajuda, pois meus bolos estão quase totalmente colonizados, inclusive tem um precoce que com 13 dias e 19 horas já colonizou 100% do substrato :):eek::love:.
Gostaria de aniversáriá-los nas melhores condições possíveis ❤
 
Última edição:
Pois então, mas mesmo que eu bloqueie essas duas passagens de ar com gazes dobradas, para que o ambiente fique fechado e ainda sim haja uma troca gasosa mínima, a mesma coisa acontece, nada de condensar de dia. E o terrário continua apenas condensando de noite com ou sem tampar estes dois respiros.
Há uma citação do @Xaixoi e um guia do @Anatman e @AmaralGpuava sobre a argila expandida manter a umidade padronizada em 95%, porém o tipo de terrário que foi embasado estas afirmações foi um terrário contendo compressor e sem furos, com a troca de ar sendo realizada pela injeção de ar pelo compressor, e a a saída sendo realizada pela pressão positiva induzida pelo compressor.
Há alguma referencia externa ou até mesmo empírica :) que confirme essas citações para evaporações sem auxilio de compressor e em condições mais "naturais"?

O processo de expansão da argila ela aumenta algo em torno de 5x,
A perlita aumenta algo acima de 10x,
Logo o poder de absorção/evaporação de líquidos dos mesmos se muda, não nas mesmas proporções.
Tem relato aqui no fórum de uma pessoa que estava com dificuldade em manter umidade alta ( usava argila expandida e água até metade da argila e até 3/4 havia tentado) e conseguiu resolver com perlita expandida hidratada por 24hrs ( algo em torno de 3-5cm não me recordo) apenas sem deixar água no fundo e conseguiu uma umidade melhor, isso com monitoramento da umidade antes e depois não me recordo valores exatos creio que estava na faixa de 80-90 com a argila, e com a perlita atingiu ou 95% sem compressores.
Esse PDF não tem nada haver com micologia mas mostra a capacidade de absorção de areia/argila/perlita/vermiculita.
 
e tentar uma técnica que vi aqui no fórum há um tempo e obtive sucesso do mortandelo se não me engano, que consiste em borrifar água pelo lado externo do terrário forçando a condensação interna
Fala @Nitive, então cara eu tentei fazer isso nesses dias. Condensou, mas não chega a ficar 1 hora condensado por este método. Mas isso me levou a um questionamento. Se a única coisa que eu preciso fazer para que condense as paredes é um leve arrefecimento e um micro clima mais úmido externamente, isso significa que a umidade interna próximo de 99% já está lá, ela somente não tem condições para condensar naturalmente. Eu não abro o terrário a dois dias então a umidade lá está bem constante e beirando os máximos.
Se a única coisa que eu preciso fazer para que condense as paredes é um leve arrefecimento e um micro clima mais úmido externamente, isso significa que a umidade interna próximo de 99% já está lá, ela somente não tem condições para condensar naturalmente.
Faz sentido?
Salve @AlmaLivre, obrigado por participar. Você fala de borrifar dentro? Essa água do borrifamento interno não aumentaria os riscos do bolo contaminar depois de aniversariado como eu já vi por aqui no fórum?
Então, sobre a troca manual de ar eu irei fazer sim, e o terrário é um levemente "arejado" também, então creio que umas duas ou três abanadas no dia já será suficiente. Irei testando esse negócio das abanadas quando aniversariar os bolos.
próximo de 99%
Com esse "próximo de 99% " eu quero dizer "na casa dos 90%"
 
Última edição:
Galera, creio que este tópico esteja resolvido. Ontem de tarde resolvi olhar mais de perto e com mais atenção e notei que havia condensação na tampa do terrário mesmo de dia. Mas como eu falei, essa condensação se restringe apenas a tampa, nunca condensando as paredes de dia sem haver um borrifamento.
Obrigado por entrarem na discussão e ajudar, grato!
Amanhã a noite um dos bolos vai aniversariar após consolidação de 4 dias, tomara que dê tudo certo neste terrário. 😁
Apenas para quesito de enriquecer a discussão e servir de fonte de conhecimento para quem tiver um problema parecido futuramente e acessar este tópico, vou adicionar uma referência de outro tópico, onde que mesmo com a umidade na faixa ideal 88% a 99% (medidos com equipamentos confiáveis e de precisão) o terrario também não condensava as paredes.
A temperatura do sensor DHT22 interno e do sensor laser externo estão condizentes. A umidade e que tem me causado dúvida, apesar de observar variação entre 88 e 95% durante o dia, hj à noite com clima chuvoso a umidade atingiu 99,90% estável, porém sem qualquer indício de condensação interna no terrário. A esmagadora maioria das fotos que vejo de terrários são tão úmidos que é visível a precipitação nas paredes do terrário. No meu apesar de mostrar 99,90% de umidade não demonstra qualquer condensação interna.
E mesmo não condensando, a umidade "certa" estava lá, assim como eu estava idealizando.
Se a única coisa que eu preciso fazer para que condense as paredes é um leve arrefecimento e um micro clima mais úmido externamente, isso significa que a umidade interna próximo de 99% já está lá, ela somente não tem condições para condensar naturalmente.
 
Última edição:
Back
Top