Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Terrário com Refrigeração

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Projeto muito engenhoso colega, parabens:pos:

Como você controla a temperatura dele?
 
Fala Psilocibec

O terrário vai receber um termômetro.

A leitura do termômetro indicará o momento de acionar e desligar a bomba.

Vou manter a temperatura na faixa de 21 a 26º C.

Utilizarei duas bacias. Uma no freezer, outra em uso. Faço a troca, uma pela outra, quando for necessário.
 
Realmente engenhoso.

Essas oito camadas de acrilon podem ficar úmidas demais ao longo do tempo.

E como está a umidade?
 
Fala Cygnus

Não tenho, ainda, bolos e casing no terrário.

O sistema completo, ainda, não foi testado

Testei apenas a circulação de água pelo tubo de plástico.

O teste foi positivo, a circulação é efetiva e dentro do terrário a temperatura cai.

Estou sem termometro para dizer quanto.

O tubo ficará coberto por uma camada de 2 cm de perlita e água.

As camadas de acrilon já foram usadas antes e não houve acúmulo de umidade.

É um tecido 100% sintético e não absorve água.

Demorará, ainda, uns 10 dias para utilizar o terrário
 
Oi Maurício!

A idéia do projeto me pareceu bem interessante, mas achei um tanto trabalhosa a sua manutenção.

O funcionamento do teu projeto é o mesmo dos "waters coolers" para computadores (não sei se você conhece), mas com a diferença que no teu projeto o resfriamento do líquido que circula no sistema requer intervensão manual.

Uma possível solução, seria você usar um pequeno radiador ligado a outra ventuinha, isso faria a temperatura baixar e você não precisaria intervir trocando de bacia como terá que fazer, alias com o radiador até a bacia seria descartada do projeto.

Outra coisa que seria melhor substituir, são as mangueiras de dentro do isopor por caninhos de cobre (você encontra em casa de peças pra geladeira ou até em ferro velho).

Veja um projeto para pc:
http://www.watercoolerbr.com/chiller.php

Só o sugeri para você se inspirar, já que para resfriar um terrário irá precisar de bem menos (e menos $$$) do que num projeto desses.

Abs.
 
A temperatura mínima que pode ser atingida é de 21? ou pode descer ainda mais?


Parabéns e excelente contribuição :pos:

Não é difícil de fazer e é muito funcional!
 
Fala Viridis

Meu terrário é uma caixa de isopor de 70 litros.

Ainda não mensurei a temperatura dentro com o sistema em funcionamento.

Fui informado que tem bomba para aquário de até 3000 litros

Utilizando uma bomba de maior potência, maior metragem de tubo ou uma caixa de menor volume, a temperatura deve cair bastante.
 
Parabéns Maurício, admiro pessoas com essa ingenhosidade! :luz: Como não tenho essa habilidade vou tentar esfriar meu terrário colocano gelo em um potinho com o borbulhador de aquário, vc acha que pode dar certo?
 
Oi Maurício!

Fiz um esboço do que sistema que eu tinha pensado:
1-Bomba de aquário
2-Reservatório de água
3-Terrário
4-Serpentina
5- Radiador com ventoinha*

Se você usar um cano de cobre, ele será muito mais eficiênte na troca térmica do que as mangueiras de silicone.

*Se isso não der certo, aí entra a idéia do radiador.

Abs!

 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    17.4 KB · Visualizações: 86
  • 2.jpg
    2.jpg
    20.1 KB · Visualizações: 72
TapyKala disse:
Parabéns Maurício, admiro pessoas com essa ingenhosidade! :luz: Como não tenho essa habilidade vou tentar esfriar meu terrário colocano gelo em um potinho com o borbulhador de aquário, vc acha que pode dar certo?

Fala TapyKala

Não é difícil montar esse esquema, basta comprar o material necessário.
Faça um furo que passe o tubo entrando e saindo.
Use um pedaço de "macarrão de piscina" para vedar o furo.
Pronto.
Abrir o terrário para fazer trocas do pote com gelo pode ocasionar contaminação.
 
O tecido ser 100% sintético e não absorver água não quer dizer q não passe água por ele ou mesmo acumule água "dentro" dele, daí a importância dessa questão, pq se o tecido acumular água, mesmo sendo sintético, ao longo do tempo vai apresentar contaminações (o q pode significar um terrário sempre contaminado).

Fora isso tem a minha pergunta sobre o terrário ser capaz de reter umidade relativa em grau adequado dentro do terrário, pra checar isso basta "ligar" o terrário sem nada dentro durante um tempo e acompanhá-lo.
 
Maurício, a ventoinha é instalada em que local, na parte alta? Como faz para manter a umidade em seu terrário? O que eu entendi é que o esquema de circulação é apenas para baixar a temperatura.
 
Fala Cygnus

A configuração do terrário (excetuado a introdução da refrigeração) é a mesma a vários cultivos.

A umidade é mantida ao nível recomendado com a perlita.

A troca de ar é efetivada com a ventoinha.

O que levou a introdução da refrigeração foi a temperatura muito elevada, praticamente, o ano todo na cidade.

Tentei abaixar a temperatura com gelo, mas ocorreu contaminação.

Tentei deixar o terrário dentro do meu quarto de dia (temperatura amena devido o ar condicionado ficar ligado a noite) e a noite na varanda. Ficou cansativo o transporte.

Então surgiu a idéia apresentada. Estou, ainda estudando as modificações sugeridas pelo Pedro.

Agora, durante a montagem do circuito da refrigeração, verifiquei em detalhe todo o terrário.

Coloquei a espuma ao redor da entrada de ar para cobrir fendas e verifiquei o filtro (as 8 camadas de acrilon) estava ok.

TapyKala disse:
Maurício, a ventoinha é instalada em que local, na parte alta? Como faz para manter a umidade em seu terrário? O que eu entendi é que o esquema de circulação é apenas para baixar a temperatura.

Fala TapyKala

A ventoinha é para promover a troca de ar.

Fica instalada na parede oposta a entrada de ar, na parte superior.

A umidade é mantida com perlita.

Coloco 2 cm de perlita cobrindo o fundo do terrário e água até quase cobrir a perlita.

A circulação de água gelada é para baixar a temperatura no interior do terrário.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado Maurício, desculpe pels perguntas "bestas", é que estou em meu primeiro cultivo e estou com muitas dúvidas em relação ao terrário. Tenho uma caixa de isopor de 60 litros, mas ainda não adquiri os materiais que restam e semana que vem meus bolos já estarão prontos. Onde moro o clima é muito estranho, no inverno a temperatura cai de 35ºC para 5ºC de um dia para o outro, nas demais estações do ano é comum fazer 40ºC ou mais. A umidade relativa no inverno chega a 10% e no verão 90%, ou seja, um terrário eficiente é condição fundamental para o sucesso dos cultivos. Para dificultar aqui não encontro a maior parte dos materiais necessários, como vermiculita e perlita, por exemplo. Abração!
 
psilocibec disse:
Voce consegue uma boa umidade usando apenas perlita mauricio??

Fala Psilocibec

A perlita promove de modo excelente a umidade necessária para o terrário.

A princípio deve-se achar a relação volume do terrário X quantidade de perlita.

Minha caixa de isopor de 70 litros requer 2 cm de perlita para criar o percentual de umidade necessária.

A ventilação quando acionada arrasta umidade do interior do terrário.

Por isso deve ser breve e 3 vezes ao dia no máximo.
 
Olá Mauricio, tmb achei bem engenhoso seu terrário, parabéns!. Embora será um tanto trabalhoso ligar e desligar a bomba algumas vezes por dia. Talvez uma alternativa pra livrar-se disso (porém um pouco carinha) seria a instãlação de um termostato...

Dae nao haveria mto oscilação na temperatura, nos dias quentes o termostato trabalharia automaticamente ligando e desligando a bomba, então o unico trabalho seria trocar lá de vez em quando o liquido... Já no inverno o problema seria 100% resolvido, pois ai nao precisará da água, apenas uma lampada ou se possivel uma resistencia.

Ah, o preço de um termostato simples tá no mercadolivre por R$ 49,00 (hj).

Mas eh isso ai amigo, é mesmo só + uma sugestão:) ... sucessos!:pos:
 
refrigeração automática...

Bom, espero ajudar com essa técnica...desculpa se não conseguir ou deixar meu amigo Maurício e todos vcs mais confusos... aí vai...
O sistema de refrigeração, pode ser automático....evitando ter q controlar toda hora...muito bom pra quem trabalha fora...ou não tem seus bolos em casa pra acompanhar sempre....como eu!!!
Pode se usar um cooler acoplado a um pequeno radiador de calor(motos? ou outro trocadores de calor de máquinas.. fica a critério de vcs) e a bomba circulando água por esse radiador... ou o sistema de colocar gelo num pote...bom..vcs sabem melhor q eu a técnica.
Minha idéia é usar um controlador digital, não é muito caro, encontra-se em lojas de componentes eletronicos eu particularmente conheço da marca Inova. tem com alimentação 220v e 12v. Liga-se a ele um sensor de temperatura, tipo termopar, q fica dentro do terrário e monitora a temp interna. Seu controle é digital... coloca-se os parâmetros de temp max e min, e quando o controlador detectar q foi atingida uma dessas temperaturas, manda o sinal a um relé interno a ele. Nessa saída relé, liga-se a bomba dágua. Assim, quando se atingir a temp máxima, ele aciona a bomba...refrigerando o terrário. quando chegar na temp min, desliga a bomba. Tem-se com isso a temp oscilando entre os parâmetros escolhidos. E tb pode-se utilizar esse sistema, na inoculação... ligando no relé, não a bomba, mas um aquecedor pra manter os 29, 30 graus desejáveis.

espero ter ajudado, qq dúvida, estamos aí.
Paz e luz!
 
Back
Top