Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário automático do Vajrapani

Vajrapani

Bodhisatva
Cadastrado
05/05/2018
8
7
Samsara
Terrário Automático do Vajrapani

Boa tarde a todos, há 9 meses comecei meu cultivo, ou melhor, a juntar as peças para a viabilidade do mesmo, e nesse tempo mantive incubados com sucesso bolos PF de Pesa, contudo estes iniciais se perderam :( porque não tive condição de ter um aquecedor e termostato lá no começo do ano e não dispunha do restante. Então fui comprando aos poucos, de grão em grão cheguei onde queria.

Abaixo compartilho algumas etapas/informações da criação dos meus itens de cultivo.

a) Glovebox
Itens: (1 caixa organizadora, 1 par de luvas, 4 abraçadeiras, cano PVC)
Itens secundários (para a manufatura da arte: serrinha, cola quente, fita adesiva etc)


000.jpg 001.jpg

Útil demais, afinal esterilização é = sucesso, né? E no meio do caminho, descubro que além de leve – qualquer movimento leva a glovebox junto com os braços, tratei de pegar as tábuas velhas de um móvel desmontado e transformarei na futura Nova Glovebox :feliz: que é maior, terá air lock e lâmpada, além de ser mais pesada.
003.jpg
Mas isso é pra depois.

b) Incubadora
Itens: (1 caixa de isopor, 1 termostato W1209 + fonte, 1 pote de vidro, Aquecedor 120v-20w)
Itens secundários (para a manufatura da arte: cola quente, fita adesiva, abraçadeira etc)

004.jpg 005.jpg

c) Terrário
Itens: (1 caixa organizadora 50 litros, 2 termostatos W1209, 3 relés 12v-125v-10A, 2 temporizadores digitais, 1 Aquecedor 110v-10w, 1 Peltier, 2 Cooler 12v-0.2A, Lâmpada Led, 1 Bomba d'água, Mangueira, Abraçadeiras de nlon (enforca-gato) e 1 Fonte 12V-10A.
Itens secundários (para a manufatura da arte: faca, estilete, chaves de fenda/phillips, cola quente, fita adesiva, abraçadeira, parafusos, fios (varios), plugues, ferro de solda, araldite (resina epóxi), chave on/off etc etc etc)

006.jpg 007.png 008.jpg
Conforme a imagem, havia rascunhado "o geral" das ligações elétricas. Calculei quantas tomadas precisaria e tive uma visão ampla dos equipos que usaria, suas voltagens etc, o que ajudou muito a decidir comprar uma fonte somente para a alimentação geral do terrário, ao invés de várias fontes para os 2 cooler, a peltier, os 3 relés, os 2 termostatos... todos 12v. Daí o que era 110v, só bpass, significa que os reléspraticamente estão ligados na tomada direto. Assim, antes mesmo de montar e ter os materiais já podia simplificar eletricamente o máximo possível (era minha meta). Vejam a ação do relé: Eis o resultado:
009.jpg 010.jpg

Montei um painel de controle. Hoje mesmo adquiri as dobradiças pra tampa. Já tenho a tampa, é preta uns 10% transparente, então dá pra ler a led vermelha dos termostatos tipo rádio relógio antigo :bigode:, vou derreter plástico em cima pra colar as dobradiças (usando a mega master ferramenta das soldas, o ferro de solda).

Esse circuito é o coração da simplicidade: 3 relés. A questão era simples: minha configuração de terrário leva ARGILA EXPANDIDA E ÁGUA NO FUNDO DO TERRÁRIO. Preciso portanto que esta água seja aquecida ou esfriada, e que CIRCULE. Para circular, bomba d'água. Contudo, como são 2 sistemas independentes, o que ESFRIA e o que ESQUENTA, ambos não podem ligar ao mesmo tempo, e quando um ligar, o outro deve obrigatoriamente estar desligado. Até aí tudo bem, os termostatos fazem isso pra mim, só que para circular a água, teria que comprar 2 bombas, uma seria acionada pelo termostato que esquenta, a outra pelo que esfria. Só que coloquei a peltier e o aquecedor no mesmo "ambiente", assim, só com relê pra ligar ao mesmo tempo uma peltier 12v e uma bomba 110v. E o outro termostato 12v eu controlo também a bomba e o aquecedor através dos relés.

Sem os relés só outra bomba mesmo, senão quando fosse esfriar, uma vez que a bomba e o aquecedor estão ligados na mesma tomada e seccionados pelo mesmo relé (caso fossem 2 relés), quando ligasse o sensor ligaria os 2 sistemas, aqueceria e resfriaria ao mesmo tempo equanto troca a água :facepalm:. Solução: 3 relés. Então 3 relés (R$ 2,50 cada) saíram mais em conta que outra bomba (R$ 35,00~40,00), além do que teria que acoplar ela também, mó trampo...
Aqui o painel está completo e é desmontável (não há necessidade disso, mas eu quis assim).
009.jpg 011.jpg 012.jpg
Outra sacada é ligar o cooler que troca o ar (fiz os furos e estão com micropore) com o temporizador, mas ele aciona um dispositivo 110v, e o cooler é 12, então seria um relé inverso do que eu tenho, um de corrente 12v e carga 110v. Mas, porém, contudo, isso é caro, uns 12 pila, então cortei a trilha da placa do relê do temporizador, como ele continua acionando, mas não passa nada de corrente porque cortei, no lugar coloquei os 12v da fonte :idea:. Nem precisei comprar fonte 12v pra esse cooler, nem outro relé.
013.jpg 010.jpg
Dá pra ver a água sendo empurrada lá no canto. Coloquei um tampão em cima que direciona para a parede. Na entrada da água também tem, já que inicialmente a pressão da bomba para o nível da água fazia um funil ou redemoinho d'água, de modo que puxava ar também a ponto deste não permitir a bomba ficar submersa ou inundada, assim ela não jogava a água

Era assim. E se olhar para o aquecedor, não está submerso, nem a as pás da bomba por completo (n)
018.jpg 017.jpg 016.jpg 015.jpg
A bomba estava deitada e a mangueira era pequena. Vazava água porque agi sem esmero.

Agora tá certo :), bomba totalmente submersa. Ainda entra um pouco de ar, o que faz borbulhar ar na entrada da água dentro do terrário, o que acredito ajudar na manutenção umidade.
019.jpg 020.jpg
Tubulação acoplada abaixo da caixa, foram feitos pés com cano pvc cortado e esquentado para formar ângulo. Nem tive muito trabalho, enfiei o ferro de solda para soldar os plásticos, os encaixes, as vedações etc, a resina epóxi ajuda muito e isola bem. E pra finalizar, uma gradinha pra apoiar os pratos. Grade feita de suporte de pasta suspensa. Plásticos derretidos/soldados com ferro de solda :idea:

Então, neste terrário é tudo automático. Quente, frio, troca de ar, luz e umidade. Os temporizadores estão configurados assim: luz: de 12h em 12h. Ar, 4x ao dia, por 5 min. Termostato que esquenta a água: só se ela baixar de x graus que eu estabelecer conforme a fase do cultivo (ex. pinagem x frutificação), sendo igual processo para o que esfria.

Set do dia: 20ºC, se baixar, esquenta até 22ºC. O outro está em 24ºC, se esquentar lá dentro, ativa o resfriamento e baixa até 22ºC. Há diferença dos sensores, valor está em 1.1ºC, entretanto a distância de acionamento é de 4 graus, os dois nunca correrão o risco de serem acionados juntos (aqueceria e esfriaria ao mesmo tempo, err:looping :cartaovermelho:).

d) Túnel de vento
Itens: (1 Tubo PVC, 1 cooler, 1 botão on/off, fiação, tela para acondicionamento)
Itens secundários (para a manufatura da arte: cola, fita, parafusos etc etc)


Tenhos todos os itens, só não montei ainda (afinal, ainda não frutificaram).

Bem, bastante artesanato e diversão na confecção desses itens, espero poder ajudar a todos e que ninguém encontre obstáculos pelo caminho. Farei um diário de cultivo separado posteriormente para os bolos que já estão lá. Forte abraço, saudações cordiais.
 

Anexos

  • 014.jpg
    014.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 68
Última edição:
Cara, muito bom seu sistema. Bem bolado, parabéns!

Só algumas considerações:

1) De quanto é a variação de temperatura na sua cidade? Utilizar a caixa organizadora vai fazer com que a temperatura fuja com facilidade já que ela não tem um isolamento adequado.

2) Gostei muito da sua chapa onde montou todos os eletrônicos. Tou ensaiando aqui fazer algo assim pra mim. No entanto, eu gostaria de deixar a recomendação que você observasse se esse sistema está produzindo calor, pois talvez acabe se tornando um aquecedor inesperado para o seu terrário. Digo isso porque fiz o meu no isopor, mas não comprei muito fio e acabei pondo a fonte e o termostato em cima da tampa do isopor. Pois, aos poucos os intervalos de resfriamento começaram a ficar muito curtos e o equip. de resfriamento estava ficando ligado toda hora. Botei a mão na tampa e percebi que ela estava quente devido a fonte. Depois que a tirei de lá, os intervalos ficaram bem maiores e eu conseguia manter a temperatura gastando um mínimo de energia.

No mais, parabéns!

Quando estiver pronto, tu se importaria de medir alguns intervalos de refrigeração na etapa de frutificação pra eu ter ideia da eficácia do sistema?
É que estou pensando em migrar de um sistema de cooler para resfriamento da água, como o seu, mas queria saber se vale a pena.
 
Última edição:
Uou! Parabéns pela nerdisse, organização e empenho! Tem até projetinho, hehe.

Parece muito bom!

Atualmente uso um terrario muito simples, e me atende bem. Mas se um dia eu precisar automatizar mais os processos, com certeza vou me inspirar nesse trampo seu.

Bom cultivo!!
 
Olá Wod, boa tarde! Grato pelo feedback. Sudeste de São Paulo, frio no inverno, à noite varia bem, 7ºC a 13ºC, agora ao dia 28ºC. No verão então, dormir só se for sobre o próprio suor.

Percebi que a manutenção da temperatura do sistema é bastante estável, uma vez que os termostatos são acionados poucas vezes para a estabilidade da temperatura da água, que tem se mantido entre 20 e 22ºC, o que acredito manter bem a umidade e temperatura interna.

A ideia era reciclar o máximo possível e só comprar o que fosse essencial, então a placa que montei o painel é acrílico, ou melhor, uma prancheta acrílica simples dessas de livraria (que ia para o lixo). Outro exemplo foi, ao invés de compra um waterblock (R$ 40,00 + Frete R$ 20,00), fiz um de garrafa que comprei caldo de cana e colei no dissipador com resina epóxi (ficou R$ 10,00).

Sim, houve um problema de aquecimento, mas foi na lâmpada Led que desmontei, já que fui desleixado nesse quesito (cola quente pra fixar e não uso de dissipador - qq metal serviria), o globo da lâmpada caiu dentro do terrário e as leds ficaram penduradas, a cola derreteu e impregnou na plaquinha da Led, amarelando e estragando tudo. Contudo, isso já foi devidamente corrigido. Os outros equipamentos (relé, termostatos e timer não esquentam). A fonte está encostando em uns filetes que a afastam do fundo do terrário uns 0,5cm, mas não tem isolante térmico.

Faltam alguns ajustes importantes, como o isolamento térmico da caixa e da tubulação que está exposta abaixo, sendo que já até fui fazer uma "pesquisa" de preços, e acho que usarei manta térmica (dessas de telhado), ou, como possuo fita dupla-face, posso colar papel alumínio. Isso certamente ajudara na estabilidade do mesmo. Testei umas variações extraoficialmente (sem anotar) e o aquecedor (pro tanto de água que tem - 3l) leva poucos minutos para estabilizar a temperatura de volta para os 22ºC. A peltier também leva poucos minutos para esfriar a água, considerando a fonte própria de 10 ampéres, que dá força para isso...

Poderia alguém me jogar luz nessa questão? Como poderei anotar, sem estar diante do terrário, os intervalos de acionamento? Juro que já pensei nisso, pois a ideia é justamente ser eficaz, embora já adiante que ela aciona pouquíssimas vezes ao dia. Como posso apreender esses pulsos de acionamento e mandar automaticamente para algo que registre?

Olá, Priscilocibina, grato pelo retorno! Economizei bem pra fazer esse projeto, os relés, como são lógicos, foram a solução pra tornar isso viável, senão eu não compraria outra bomba, nem faria sistema externo (essa ideia era pra não ocupar o espaço interno), nem sei como faria... fui pensando aqui e achei que assim daria bom, e pelo visto anda dando (ainda preciso postar o diário para acompanhamento, afinal, um bolo está há 25 dias sem frutificar, com vários abortos - não culpo o sistema, mas minha intromissão nestas variáveis).

Felicidades a todos.
 
Adorei as informações. Fiquei super empolgado pra montar meu painel de controle também. Seu trabalho pra montagem do gabinete é uma obra de arte.

Cara, você me deu uma real nessa do waterblock. Vou construir o meu a partir de uma folha de alumínio tirada de lata de refri, usando mangueira de aquário. Ia comprar do aliexpress, demorar mil anos.

Eu comprei um controlador de umidade e temperatura. Mas eu vi que você meio que fez um na marra, usando relés individuais. Aonde posso aprender um pouco mais sobre isso? Eu gastei umas 200 pratas no controlador, fiquei bem empolgado em aprender a improvisar esses relés e talvez automatizar até mesmo outras coisas. Existe uma palavra-chave, tipo o nome do tipo de relé que você usou?

Vi também que no seu painel as ligações são feitas a partir cabinhos macho e fêmeas. Qual é o nome desses tipo de entrada? Também vou aderir. Achei o máximo!

Quanto ao registro, fiz no braço. Peguei um trabalho de escritório pra fazer, montei um espaço do lado do terrário e fiquei trabalhando lá enquanto registrava as variações. Isso limitava minha quantidade de ciclos, em geral fazia uns 12 a 15. Acho difícil encontrar uma solução barata pra isso.

Eu aprendi muito disto nos últimos meses pra montar um sistema semelhante ao seu. Antes nunca tinha tido contato com nada disso. Tou vendo que você parece ter mais experiência contigo e adoraria aprender mais :)

Inclusive, vou até chamar o resto da gangue de nerds. Kkkkkkkkkkkkkk

@NANER
@novomapa

OBS: A explicação do que eu chamei de ciclo tá aqui:
Em Andamento - Pf TEK com Refrigeração - Cultivo no NE
 
Última edição:
Opa @WoD, valeu pela indicação!

@Vajrapani parabéns pelo trabalho! Também estou com um terrário automático aqui, adicionei 1 Termostato para aquecimento 1 Termostato e Higrostato para resfriamento e Controle da umidade.

Como uso uma caixa de EPS e minha pastilha Peltier queimou tive bastante sucesso com resfriamento por cooler em um dia que estava 26ºC consegui baixar para 21,5ºC vou deixar umas imagens anexadas, deixo um cooler de exaustão 24hs ligado.

Agora meu próximo projeto é uma capela de fluxo laminar!

Bons cultivos !
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40 (2).jpeg
    53.9 KB · Visualizações: 42
  • WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40 (1).jpeg
    53.9 KB · Visualizações: 47
  • WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.40.jpeg
    60.6 KB · Visualizações: 42
  • WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.41 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.41 (1).jpeg
    62.2 KB · Visualizações: 42
  • WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.41.jpeg
    WhatsApp Image 2018-09-11 at 19.05.41.jpeg
    61.6 KB · Visualizações: 45
WoD, boa noite. Cara, já havia visto seu post e fui acompanhando de perto os comments, tá ideal man, enquanto a obra rolava aí, eu aqui sem falar :fumar::morto:. Terrário lindo, bem ventilado, a mim só dá satisfação ver esse tipo de trampo.

Eu ia dormir pra sonhar coisas com a peltier, eu poderia ter uma geladeira de vinho, mas nem bebo, mas podia, ou bebedouro pra levar no carro, serve pra outras como gelar água no carro quando estiver quente e vc torrando no sol, também a peltier serve pra fazer gelar latinhas e vc pode transportar na viagem de carro pra ter algo refrescante, então, água corrente faz a peltier trabalhar, e trabalha bem menos se tiver que esfriar algo pequeno, como um recipiente de água que ocasionalmente passa dentro do terrário. O calor estar em contato a água corrente no dissipador dentro de uma garrafa já bastaria tbm. Em garrafa com um cano que leva a água na temperatura certa pro interior.

O lance da waterblock, sim faça isso, alumínio, vai cortar com tesoura? Será preciso, vai virar uma caixinha ou cubo certo? Como fechará as laterais? A mim foi conveniente o plástico da garrafa porque ele derrete que é uma beleza, bolhas nos dedos com calor mas de tanto ler os posts dessa sagrada comunidade, tentei evitar coisa cara, embora até tenha visto umidificadores, e visto lindos projetos, a maioria daqui eu ja vasculhei, então só cogitei o santo efeito peltier, transferência, não tem como dar errado. O painel é simples, rasguei o dedo porque fui desleixado, tá colado com cola quente, outra maravilha dos artesanatos. Araldite em tudo o que via, ferro quente pra soldar plastico e cola quente resolvendo as treta. Nada de água/umidade perto dos componentes (o que não significa que no meio do caminho eu não tenha tomado choque 3x), mas tudo é obra do destino.

Vi no outube algo sobre relé e em sites de eletrônica. Ainda mantenho o hábito de desmontar coisas :brincalhao: e relés tem uma vantagem incrível, você opera a bobina, cuja tensão é de 12v, e a carga que você aciona ou interrompe NA/NF pode ser até o limite especificado pelo fabricante. No caso, dos testes aqui, tudo operando deboassa, a preocupação era o pessoal lá do setor de finanças. Tem relé de todo tipo e gosto, essas micharia, até 10A, 125v. Tomei choque por isso, e fiz os plugues - chamados P2, justamente para poder desmontar enquanto montava. Os plugues são cabos AV do vídeo cassete. Faca e estilete em todos eles, esparadrapo nos dedos, fita isolante, chave de testar energia, e lixo, muito lixo, bastante lixo pra desmontar e usar o que o sorte tiver a oferecer.

Brou, aprendi tudo na surdina, se houvesse postado aqui tudo desde o inicio eu não aguentaria, esse sistema de 8 horas pega geral. Vou ajustar o restante, adequar o máximo possível para oferecer um ambiente estável e que eu não precise mexer muito.

NANER, boa noite. Mano, trampo lindo, caprichado, já que vai ter fio, enfia na caixa mesmo, amarra com fita, deixa lá. Noutra hora volta e arruma, tudo organizado e bem feito, parabéns:). Vai fazer a capela na raça? Bem, eu pelo menos fui obrigado a diminuir o espaço e o custo, aqui no trailer não cabe muita coisa :mascara:

Usei clips de papel com tubo termoretrátil para fazer as ligações entre os termostatos. Mandaram errado, vieram 20 metros de tubo 0,5mm, eu queria 2 :cool:.

Boa noite, abraço, paz a todos.
 
Última edição:
NANER, boa noite. Mano, trampo lindo, caprichado, já que vai ter fio, enfia na caixa mesmo, amarra com fita, deixa lá. Noutra hora volta e arruma, tudo organizado e bem feito, parabéns:). Vai fazer a capela na raça? Bem, eu pelo menos fui obrigado a diminuir o espaço e o custo, aqui no trailer não cabe muita coisa :mascara:

Usei clips de papel com tubo termoretrátil para fazer as ligações entre os termostatos. Mandaram errado, vieram 20 metros de tubo 0,5mm, eu queria 2 :cool:.
Boas noites man!

Valeu! Então a capela ainda estou pensando como fazer, mas é provável que eu compre uma chapa de compensado, corte e monte em casa mesmo!

O bom dos termo-retráteis é que eles tem um poder de retração bem boa né, antes sobrar do que faltar, eu mesmo não vivo sem, fica tudo limpo sem esses lances de fita que dão volume. Gostei de seu plugs em clips, bem inventivo !

Se quer um conselho cara, pro terrário não tem nada melhor que um umidificador! Muda muito a frutificação com um controle fidedigno de umidade.

Vc mora num trailler?

Abraços man!
 
E aí NANER, bom dia! Estudei a manufatura de um nebulizador com piezo e já vou concluindo por isso e isso que só pelo trabalho vale mais a compra além de não parecer economicamente viável. Segui a dica, comprei um nebulizador poorman que vaza água de um conhecido. Vou desmontá-lo e colocar o circuito no seu devido canto, tentarei ser prático.

Temperatura estável no sistema, não acionou ontem das 18:00h às 01:00, período em que estive corujando, só trocando de ar mesmo e a iluminando, graças ao timer. Parece estar até com defeito :cry:, mas quando coloco o dedo nos sensores é acionada a troca :love:, pois é, tem feito frio pra ajudar, quero ver naquelas noites de 34ºC.
002.jpg 001.jpg
Coloquei um termômetro dentro e realmente estava em 21ºC. Climatempo pra hoje aqui de 13ºC a 28ºC. Tem bolo pinando, mas o umidificador vou buscar na cidade vizinha aqui dentro de uma semana, até lá vai assim do jeito que está. Não vou colocar manta, tão falando que o orçamento aqui da república vai estourar, R$ 13,00 o metro, vou colocar papel alumínio mesmo com fita dupla-face onde for necessário.

Foi uma brincadeira :LOL:, não moro em trailer, mas cara, bem que eu moraria. Agora ando encapando tudo com termoretrátil.
 
Última edição:
De fato, não vale a pena tentar construir um transdutor piezoelétrico em casa. O circuito é complicado e deveras trabalhoso a se montar, além do mais, o ideal é que junto à este transdutor exista um reservatório de uma boa capacidade e um cooler para soprar a névoa ao terrário.
Do mais se decidir montar, tenho cerâmicas piezoelétricas disponíveis!

Boas tardes
 
Cara, o lance é comprar umidificador USB. Fácil, prático e barato. Conecta no controlador de umidade e feshow.

Bota ele dentro do terrário, nebulizando a água do próprio. Assim você dispensa a argila expandida.
Além disso, se você nebulizar água de fora para dentro, essa água vai se acumular e você vai ter que inventar alguma coisa pro nível dela não subir demais. Um sangradouro pro conteiner que abastece o umidificador por exemplo.

Saca só:

View: https://www.youtube.com/watch?v=Q1ea5WqTse4

Mini Umidificador Usb Formato Biscoito Donut Novidade no Mercado Livre Brasil



____________

Sobre improvisar o water block com folha de alumínio, pensei em fechá-lo com epóxi mesmo.
 
umidificador USB.
Achei fod... mas creio q ficaria altíssima a umidade se o locar for pequeno. Se for um terrário grande fica bem loko. Gostei da tecnologia... vc pode ferver a água, deixar esfriar, o terrário todo limpo a água vai condensando nas paredes e voltando pro fundo e ele volta a nebulizar. Show.

A respeito de toda tecnologia e stress dessa empreitada ainda optaria pelo simples. Pelas decepções mesmo. Não é uma critica tah? Mas gera trabalho e gastos. Se tiveres uma contaminação forte tu vai ver como é trabalhoso limpar tudo isso com álcool isopropilico...entretanto gosto de tecnologia e de ver o empenho de cada um de vocês por um sistema autônomo.
Já fui assim, agora é a teoria da navalha de Occam. Quanto mais simples melhor.
 

Anexos

  • 20180919_174504.jpg
    20180919_174504.jpg
    475.5 KB · Visualizações: 29
Última edição por um moderador:
Hora ou outra devemos questionar e sermos questionados. Será que tanto investimento vale? ... se sim ótimo... mas com a maturidade acho importante refletirmos. Faço isso comigo tbm. Como disse num é crítica. É revisão. Autocrítica... contudo eu sou apaixonado por tecnologia e tbm gosto da ideia. Acrescentaria um sensor de co2 e faria com arduino kkk ... mas ainda aponto cuidados com exageros. Talvez até compre esse umidificador de usb que coisa genial kkk ... enfim senhores é só mais um ponto de vista para reflexão. Sem críticas, sem dogmas... mas creio que é sempre importante.
 
Não tome meu comentário como bélico, não foi esse meu objetivo. Mas foi só para realmente ilustrar a discussão.

No meu caso, que é tudo que sei, o cultivo automático está valendo até demais. Trabalho apertou, tenho feito várias viagens de até 5 dias. Atualmente eu olho o cultivo uma vez por semana e ainda é na correria. Se não tivesse optado por essas tecnologias, certamente eu teria perdido ele nas últimas semanas. Os meus resultados começaram devagar, mas hoje as produções estão bastante satisfatórias. Só lamento não ter tempo suficiente pra atualizar o meu próprio diário como quando o comecei.
 
Bom dia a todos os queridos viajantes desta comunidade, que todos estejam bem e felizes :D.

NANER e WoD, adquiri o circuito completo de um nebulizador (usado) aqui na cidade com um truta sangue bom. O mesmo fora desmontado e será adaptado às dimensões do terrário.

Ao analisar seu circuito, o nebulizador conta com alimentação AC (então só fazer by-pass junto à fonte), mas também possui chave on/off (dentro do circuito DC, não no AC), cooler, potenciômetro (regulador de intensidade) e sensor de volume de água (que não liga o system se não houver água). Diante desta situação, ainda tenho várias coisas que posso fazer, considerando o aproveitamento de tudo o que for realmente útil e que já tenha à mão, considerando como e quando acionar o nebulizador, bem como a possibilidade de supressão de itens desnecessários para simplificar ao máximo.

A solução caminha com a troca do ar, portanto para acionar o nebulizador, controlá-lo pelo temporizador próprio do AR é o certo, usando a fiação da tomada dele.

O temporizador do AR ligará o cooler com 12v, através do fio positivo deste, que está cortado, então adicionarei nesse mesmo fio do cooler outro relé, desse modo quando o temporizador ligar, ligará o cooler e acionará a bobina do relé, que por sua vez ligará o fio da Fase (Linha) do nebulizador, que já estará com um jumper nos conectores de sua chave on/off (isto é, ligadão direto, pois ligar/desligar, agora, é função do relé), de quebra ainda tem intensidade da névoa pra regular xD. Ah, o outro relé é reaproveitado de um estabilizador que queimou lá no trampo, isto é, lixo. As especificações técnicas batem tranquilamente, isto é, sorte.

A intensidade da troca de AR, posso controla-la diminuindo a velocidade do cooler, e isso se faz colocando um potenciômetro ou regulador de tensão junto ao mesmo (nada pra agora). A intensidade da nebulização também é ajustável, pois o nebulizador já veio com um potenciômetro.

Intenção: Suprimir itens desnecessários/Simplificar ao máximo/Ambiente estável e regulável.

A Fazer:

:teo_seta_direita: Tirar botão on/off do nebulizador (fazer ligação entre estes pinos na placa para que fiquem sempre ligados);

:teo_seta_direita: TALVEZ colocar sensor de volume d’água dentro do terrário (furar e colar com epóxi);

:teo_seta_direita: Puxar um gato junto ao fio positivo do cooler (pra acionar a bobina 12v do relé)

:teo_seta_direita: Seccionar o fio Fase/Linha do nebulizador junto ao relé, e ligar no by-pass da fonte

:teo_seta_direita: Acoplar as placas de circuito do nebulizador embaixo do terrário (do jeito que der), colocar a pastilha de piezo dentro do terrário e tirar fotos para a comunidade.

Cenário futuro esperado: O terrário, sempre que trocar o ar, umidificará também :geek:

Atualmente, 4x ao dia, por 5 min cada. É, parece pouco, mas posso interferir em todos esses fatores diminuindo os intervalos de acionamento, bem como aumentando ou mesmo diminuindo os períodos de troca de ar e umidade. Esse temporizador permite 24 programações por grupo de períodos de dias da semana prédefinidos, então a troca de ar e umidade pode ser muito forte, ou muito fraca, posso fazer os testes sem medo, só não tenho mesmo higrostato/higrômetro.

Deseroy, saudações, man! Apontamentos pertinentes e construtivos. Estou sendo exposto a estímulos reforçadores do meu comportamento, embora não seja algo exatamente especial colar plásticos e soldar circuitos, sinto uma grande satisfação, contudo, ocasionalmente pode ocorrer um efeito paralelo que é a perda da noção da dimensão do todo (aquele que se empolga demais), como quem perfuma demais as coisas só para ficarem cheirosas. Para que eu não me sentisse assim, considerei uns balizadores para o projeto: 1) só fazer o que for realmente útil e necessário, 2) considerando a intervenção humana mínima possível, 3) economia financeira, 4) facilidade/possibilidade de execução da manufatura e 5) com diminuição de riscos, sejam elétricos (coloquei um fusível junto à fonte xD) sejam de procedimento, e.g. esterilização (pensando aqui numa solução para diminuir os riscos de contaminação quando da abertura da tampa – algum plástico sanfonado/leque).

Vi vantagem ao eleger esses balizadores, é que eles são efetivamente imperativos :entendiado:, digo, se dá trabalho, não faço; se é difícil, tento ver da maneira mais simples e se ainda for difícil, não faço (tudo que é inviável é descartado); se não tem tu, vai tu mesmo (regra para os improvisos); se tem que gastar o que não tenho, tento não gastar, mas se não tiver jeito, comprar barato ou deixar para o próximo salário, e assim fui seguindo.

Ainda assim, há o que não teve como não comprar e há o que consegui mendigando no semáforo e fuçando lixo (força de expressão). Economizei no que deu, já para o que não deu, deixei o projeto estagnado até que desse. Lembrando que a intenção inicial sempre foi economizar e improvisar para evitar gastos desnecessários ao mesmo tempo que garanta um sistema estável para as variáveis do cultivo: TEMPERATURA, TROCA GASOSA, UMIDADE E LUZ.

Força, luz e que todos estejam bem e felizes, e que nenhum mal vos aflija, é nóis :X3:
 
Amigos, atualizando o que disse que iria fazer, acabei fazendo mesmo.
Fiz a tampa conforme planejado.
01.jpg
A led azul indica o nebulizador ligado. Visão noturna do funcionamento:
02.jpg
Corrigi a diferença de temperatura dos termostatos ligando os fios dos sensores um no outro.
03.jpg
Nebulizador instalado com sucesso. Funcionando perfeitamente e realmente garantiu a frutificação.
04.jpg
Contudo, por a) ter retirado a argila expandida e b) colocado o nebulizador (pastilha piezo na água - curcuitos abaixo do terrário), tive que colocar mais água, sendo que com estes aproximadamente 6 litros que o terrário carregava, só obtive dores de cabeça: vazamentos, peso, ao mexer no terrário, este formava ondas enormes lá dentro pros cubensis surfarem, além do quê a peltier não mais esfriava a água :oops: então mudei a bagaça. Ficou uma pérola, sem vazamentos e sem emendas, sem colas epóxi, só encaixes, eis o geralzão:
06.jpg07.jpg 05.jpg 08.jpg 09.jpg 10.jpg

11.jpg 12.jpg 13.jpg

É isso aí. Deu bom o cultivo, frutificou à beça. Logo posto um diário. Forte abraço galeris.
 
Eu aqui procurando um tema pro meu TCC em engenharia mecânica e me deparo com essa obra de arte... congratz!
 
Back
Top