Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato pra uso geral (terrário, incubadora, pasteurizador) caseiro!

Tana

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2012
98
26
Não sei se está no lugar certo, não achei uma sessão de Homemades aqui no fórum kkkkkkk

Alguem aí manja de eletrônica? Comecei a estudar um pouco de eletrônica nas férias, pq meu aquecedor é um LIXO TOTAL, chega a dar variações de 3º C em um dia! Eu deixei marcado em 28º C, e no fim do dia estava 31º C, e nessa temperatura o micélio fica quase estagnado, enquanto o ótimo é 29º C...
Pensando nisso, resolvi estudar e criar um termostato caseiro. Eu estou tendo um pouco de dificuldades, e estou sem scanner ou camera aqui pra mostrar meu projeto (que ainda está no papel). Também não coloquei valores, mas usa um termistor NTC, um TRIAC optoacoplado, uma fonte de tensão (estava pensando em um carregador de celular), um potenciômetro, e algumas coisas mais que eu não lembro. Pelos preços que vi, o projeto sai uns 10 reais, se a fonte e sem a resistência. Estava pensando em uma coisa modular, com a resistência separada, pra poder usar o termostato pra diversos usos, por exemplo, numa pasteurizadora, eu poderia colocar uma resistência de chuveiro, muito potente, mas se eu quisesse eu poderia colocar outra resistência pra controlar uma incubadora ou terrário. O fio da resistência, de níquel-cromo, sai por volta de 4 reais o metro no mercado livre, para conseguir 50W (uma coisa legar é que quanto maior a potência, em watts, menos fio vai hahhaha) e teria que ter uns 3 metros, ou seja, 12 reais. Queria que o projeto, na fase final, tivesse com o desenho da PCB pronta, pra imprimir e cada um fazer a sua, junto com um tutorial de como fazer. Alguém me ajuda? Se alguém ajudar nas idéias, posso testar em casa, tenho protoboard, componentes, solda, enfim, além de poder testar e calibrar (tenho experiência em calibrar e ajustar curvas).

O que acham?

Porque rain? Passa baixa corrente pelo circuito, coisa de miliamperes, e tensão por volta de 9v, coisa baixa... A resistência, pode ser ligada e desligada por relês, e se ele queimar, ele vai deixar o circuito desligado, ou seja, é seguro...

Existem termostatos por 50 reais ou menos extremamente bons no mercado. Posso estar errado, mas não sei porque querer montar um e por em risco o sistema elétrico da casa...

Fora isso, vai ficar estranho, se não for feito uma proteção adequada para os circuitos.

Mas não dá pra por o sistema elétrico em risco, como falei, se o relê ou a resistência queimar, ele vai simplesmente deixar de passar corrente, ou seja, vai ficar desligado. 50 reais é caro pra mim, fora que eu não posso usar pra pasteurizadora... Meu pai tem formação em mecatrônica, ele me deu umas idéias, mas foi uma conversa bem informal, durante o almoço, quero amadurecer mais a idéia, pra ver a aceitação aqui do fórum, se as pessoas iam gostar, antes de gastar meu tempo fazendo uma coisa caprichada. Não prentedo deixar exposto, tem várias caixas no mercado, com 2 minutos de busca achei caixas de plástico bem baratas, como essas:
http://www.soldafria.com.br/caixa-de-plastico-c-64.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

resistências caseiras não aguentam nada, ela queima muito fácil e dificilmente vai poder manter uma temperatura constante, além de ser muito trabalho.. como o @RainSpirit falou existem termostatos bons com baixo custo, e o melhor de tudo é que já vem pronto pra instalar.

resistências caseiras não aguentam nada, ela queima muito fácil e dificilmente vai poder manter uma temperatura constante, além de ser muito trabalho.. como o @RainSpirit falou existem termostatos bons com baixo custo, e o melhor de tudo é que já vem pronto pra instalar.
Porquê elas queimariam fácil? O material que eu falei, fios de níquel cromo, são os mesmo que as resistência de aquário usam, e pra pasteurizadora a resistência seria de chuveiro, ou seja, não é caseira! E não é por ser caseira que é mal feita, tem que sair uma coisa de primeira, sem gambiarras. Isso é um projeto super simples, existem fórums por ai que são voltados pra eletrônica homemade de som, os caras fazem amplificadores e pedais de guitarra, totalmente caseiros, e disponibilizam na internet!

Porquê elas queimariam fácil? O material que eu falei, fios de níquel cromo, são os mesmo que as resistência de aquário usam, e pra pasteurizadora a resistência seria de chuveiro, ou seja, não é caseira! E não é por ser caseira que é mal feita, tem que sair uma coisa de primeira, sem gambiarras. Isso é um projeto super simples, existem fórums por ai que são voltados pra eletrônica homemade de som, os caras fazem amplificadores e pedais de guitarra, totalmente caseiros, e disponibilizam na internet!

Você quer fazer um esquema complexo desses, dizendo que "estudou um pouco de eletrônica nas férias". Se você fosse um engenheiro elétrico ou algo assim, tudo bem. Mas será que vale à pena arriscar?

O tempo é precisoso se tratando de cultivos...

Esse fio de niquel cromo é usado pra fazer cortadores de isopor e já fiz muitos em minha vida, ja fiz curso técnico em eletrônica também, e digo que se não tiver experiência vai te dar muito trabalho.

Não é melhor desembolsar 30R$? do que gastar 20 em um que não tem nem certeza se vai funcionar?

Você quer fazer um esquema complexo desses, dizendo que "estudou um pouco de eletrônica nas férias". Se você fosse um engenheiro elétrico ou algo assim, tudo bem. Mas será que vale à pena arriscar?

O tempo é precisoso se tratando de cultivos...
Não é complexo, é super simples. Mas também não foi só nas férias, nas férias eu tentei desenvolver o projeto, um pouco de eletrônica eu sei faz tempo. Pode ser que seja mais fácil, e mais barato comprar mesmo. Também é mais facil ainda eu comprar um kit de cultivo na internet, não acha? Então pq a gente cultiva?! Também acho que vai dar trabalho, não falei que não ia dar, só pra corroer a placa do PCB vai um trabalhão, mas fica uma coisa personalizada, vc pode falar, "fui EU quem fiz." E é uma coisa que vai ser feita especialmente pros cogumelos, não uma gambiarra adaptada dos aquários.

Não é complexo, é super simples. Mas também não foi só nas férias, nas férias eu tentei desenvolver o projeto, um pouco de eletrônica eu sei faz tempo. Pode ser que seja mais fácil, e mais barato comprar mesmo. Também é mais facil ainda eu comprar um kit de cultivo na internet, não acha? Então pq a gente cultiva?! Também acho que vai dar trabalho, não falei que não ia dar, só pra corroer a placa do PCB vai um trabalhão, mas fica uma coisa personalizada, vc pode falar, "fui EU quem fiz." E é uma coisa que vai ser feita especialmente pros cogumelos, não uma gambiarra adaptada dos aquários.

Se você acha que deve fazer, faça! já que isso lhe trará orgulho e felicidade.
Só dei minha opinião.

Obrigado! Minha intenção era ajudar, é só mais uma opção, não estarei obrigando ninguém a fazer, faz quem quer, gosta ou já trabalha e tem os materiais disponíveis pra isso, que é meu caso.

Entendo seu ponto de vista.

Mas tratando de eletricidade e energias do gênero é sempre bom ter cuidado!

olá , não tenho experiencias com cultivos de cogumelos , mas tenho certa experiencia em eletronica
quanto a variação de temp , pode ocorrer por diverssos fatores :
- a região que vc reside tem muita variação de temp ?
- como vc utilizou o termostato ? ( dentro de garrafa pet com água ? - argila expandida + água no fundo?)
- seu terrário \ incubadora , é de que material ?
- onde ele está toma luz direta do sol , ou fica perto de fonte de calor ?

o micélio produz calor tbm , + falta de renovação de ar tende a aumentar a temp , vc não vai estar trabalhando só com uma fonte de calor , na verdade serão 2 , seu termostato e seu micélio, vc pode controlar a temp do seu termostato , mas não a do micélio , vc só tem que criar um microclima ideal para ele , se a temp subiu 3 graus , tente baixar 3 graus no termostato.

explique melhor as condições , acho mais fácil resolvermos as condições físicas do que pensarmos em montar um termostato caseiro , pois pode aumentar a chance de contaminação de seus cultivos por conta disso , ex , vc disse que sairia por R$ 12,00 o custo do material , vc incluiu acabamento final e vedação , não sou perito em termostatos , mas os que eu vejo de qualidade são fechados impermeavelmente , se ouver contato da resistencia com a agua , vc pode criar eletrolise , se estiver a trabalhar com argila expandida , e quentinas de aluminio , não sei se seu fungo iria gostar disso , enfim , isso pode ser um pouco mais complexo do que vc pensa .

eu tenho um projeto (em mente ainda) com pastilhas de peltier , já que vc estudou um pouco de eletronica , estude um pouco sobre elas , elas podem ser uteis tanto no verão quanto no inverno , vc só precisará de um esquema para dissipar o lado oposto dela , (ela vai esfriar um lado e esquentar outro ) invertendo a polaridade ela inverte os lados que esquentam e esfriam , trabalha até 15 volts , ou seja caixa de isopor + uma caixa pequena de plastico (que caiba a fonte de computador dentro e de para fazer os controladores ) , pastilhas de peltier , cooler ou bomba de aquario , vc pode criar um terrario totalmente hitech , adicionando controladores de temp , humidade, circulação de ar , iluminação .

agora fica a pergunta , vale a pena vc gastar seus esforços por algo que vc pode comprar , ou por algo inovador .

quanto pasteurizar , eu vi no cultivo do ashtarsherr que ele utiliza uma resistencia chamada rabo quente , tem dado certo pra , da uma olhada no cultivo dele , e de outras pessoas tbm ! tem muita informação aki , talvez muitas duvidas suas serão respondidas com uma simples leitura ;).

boa sorte nos seus cultivos !!!:)

se a temp subiu 3 graus , tente baixar 3 graus no termostato.

O termostato já regula isso automaticamente, na verdade essa é a função dele.

Quando a temperatura está no nível desejado, ele desliga o sistema de aquecimento, só religando quando ela cai abaixo do especificado.

olá , não tenho experiencias com cultivos de cogumelos , mas tenho certa experiencia em eletronica
quanto a variação de temp , pode ocorrer por diverssos fatores :
- a região que vc reside tem muita variação de temp ?
- como vc utilizou o termostato ? ( dentro de garrafa pet com água ? - argila expandida + água no fundo?)
- seu terrário \ incubadora , é de que material ?
- onde ele está toma luz direta do sol , ou fica perto de fonte de calor ?

o micélio produz calor tbm , + falta de renovação de ar tende a aumentar a temp , vc não vai estar trabalhando só com uma fonte de calor , na verdade serão 2 , seu termostato e seu micélio, vc pode controlar a temp do seu termostato , mas não a do micélio , vc só tem que criar um microclima ideal para ele , se a temp subiu 3 graus , tente baixar 3 graus no termostato.

explique melhor as condições , acho mais fácil resolvermos as condições físicas do que pensarmos em montar um termostato caseiro , pois pode aumentar a chance de contaminação de seus cultivos por conta disso , ex , vc disse que sairia por R$ 12,00 o custo do material , vc incluiu acabamento final e vedação , não sou perito em termostatos , mas os que eu vejo de qualidade são fechados impermeavelmente , se ouver contato da resistencia com a agua , vc pode criar eletrolise , se estiver a trabalhar com argila expandida , e quentinas de aluminio , não sei se seu fungo iria gostar disso , enfim , isso pode ser um pouco mais complexo do que vc pensa .

eu tenho um projeto (em mente ainda) com pastilhas de peltier , já que vc estudou um pouco de eletronica , estude um pouco sobre elas , elas podem ser uteis tanto no verão quanto no inverno , vc só precisará de um esquema para dissipar o lado oposto dela , (ela vai esfriar um lado e esquentar outro ) invertendo a polaridade ela inverte os lados que esquentam e esfriam , trabalha até 15 volts , ou seja caixa de isopor + uma caixa pequena de plastico (que caiba a fonte de computador dentro e de para fazer os controladores ) , pastilhas de peltier , cooler ou bomba de aquario , vc pode criar um terrario totalmente hitech , adicionando controladores de temp , humidade, circulação de ar , iluminação .

agora fica a pergunta , vale a pena vc gastar seus esforços por algo que vc pode comprar , ou por algo inovador .

quanto pasteurizar , eu vi no cultivo do ashtarsherr que ele utiliza uma resistencia chamada rabo quente , tem dado certo pra , da uma olhada no cultivo dele , e de outras pessoas tbm ! tem muita informação aki , talvez muitas duvidas suas serão respondidas com uma simples leitura ;).

boa sorte nos seus cultivos !!!:)

É uma incubadora, e a temperatura ambiente permaneceu estável, por volta de 16ºC. A incubadora é uma caixa de isopor de uns 10 a 15 cm de espessura (beeem grossa, não sei pra que ela servia). O aquecedor, de 150 W, fica dentro de uma garrafa PET de 3 l com água, e apesar dessa potência, fica longos tempos, por volta de 5 minutos, antes de ligar, ou seja, não fica "piscando" toda hora. A temperatura da água dentro da garrafa, da ultima vez que eu medi, estava por volta dos 30ºC.

Já ouvi falar de pastilhas peltier sim, quando eu gostava de computadores eu desenvolvi um projeto que usava ela pra resfriar o processador. É usada em bebedouros de água né? O ruim dela é que ela esquenta de um lado, mas esfria do outro, acho que precisaria de um dissipador, mas não é um grande problema. Meu objetivo é criar um terrário high tech mesmo, queria fazer tb um sensor de umidade, que seria basicamente o termostato, mas em vez do termistor, um sensor de umidade, e ele ligaria/desligaria um nebulizador ultra sônico que eu achei no lixo e consertei :p

Eu vi sim o tópico do Ashtar, me inspirei nele pra fazer o termostato. Se não me engano ele ligava e desligava manualmente né? E teve outra pessoa, se não me engano o phgr, que também fez...

Pra mim vale a muito a pena, adoro fazer as coisas eu mesmo, saber como as coisas funcionam, e ver os frutos do seu esforço e imaginação funcionando não tem preço! :D

O termostato já regula isso automaticamente, na verdade essa é a função dele.

Quando a temperatura está no nível desejado, ele desliga o sistema de aquecimento, só religando quando ela cai abaixo do especificado.

o micélio produz calor tbm

se o termostato estiver em uma garrafa pet ele vai controlar a temp do seu ambiente (garrafa pet + água dentro) , fora que o termostato dele pode ter vindo desregulado , tem muitas variáveis , nunca confie 100% em um produto eletronico .

outra coisa , vc realmente acha termostatos de qualidade por R$ 30,00 (as vezes #30 e poucos )
rabo quente vc acha por menos de R$ 10,00 , blindado , não toma choque !!!:cool:

Se eu fosse você não inventava moda nos seus primeiros cultivos. Comece pelo básico depois faça suas invenções, você está perdendo um tempo precioso que poderia usar para estudar mais sobre cogumelos.

Estudo pode evitar erros do tipo:
esterelizar copos sem papel alumínio na tampa
usar luz infra-vermelha para cultivo de cogumelos.

entre outros.

Não leve pelo lado pessoal, mas, vá com calma.

Relaxa, quanto mais críticas, melhor, pra ver os lados ruins, não levo pro lado pessoal não. Po, eu até tinha gostado da idéia da lampada infra vermelha! UAHUAHUHUA
To com uma la em casa, esquenta pra caramba, o bom é que ela esquenta o ar (mais ou menos né xD) e não precisa esquentar a água pra depois esquentar o ar... Pra incubar ovos de galinhas se usam lâmpadas... E eu consertei o erro da tampa de papel alumínio com outra invenção, a de colocar a areia embaixo, e deu super certo :p

Back