Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato pra uso geral (terrário, incubadora, pasteurizador) caseiro!

Tana

Primórdia
Membro Ativo
02/05/2012
98
26
Não sei se está no lugar certo, não achei uma sessão de Homemades aqui no fórum kkkkkkk

Alguem aí manja de eletrônica? Comecei a estudar um pouco de eletrônica nas férias, pq meu aquecedor é um LIXO TOTAL, chega a dar variações de 3º C em um dia! Eu deixei marcado em 28º C, e no fim do dia estava 31º C, e nessa temperatura o micélio fica quase estagnado, enquanto o ótimo é 29º C...
Pensando nisso, resolvi estudar e criar um termostato caseiro. Eu estou tendo um pouco de dificuldades, e estou sem scanner ou camera aqui pra mostrar meu projeto (que ainda está no papel). Também não coloquei valores, mas usa um termistor NTC, um TRIAC optoacoplado, uma fonte de tensão (estava pensando em um carregador de celular), um potenciômetro, e algumas coisas mais que eu não lembro. Pelos preços que vi, o projeto sai uns 10 reais, se a fonte e sem a resistência. Estava pensando em uma coisa modular, com a resistência separada, pra poder usar o termostato pra diversos usos, por exemplo, numa pasteurizadora, eu poderia colocar uma resistência de chuveiro, muito potente, mas se eu quisesse eu poderia colocar outra resistência pra controlar uma incubadora ou terrário. O fio da resistência, de níquel-cromo, sai por volta de 4 reais o metro no mercado livre, para conseguir 50W (uma coisa legar é que quanto maior a potência, em watts, menos fio vai hahhaha) e teria que ter uns 3 metros, ou seja, 12 reais. Queria que o projeto, na fase final, tivesse com o desenho da PCB pronta, pra imprimir e cada um fazer a sua, junto com um tutorial de como fazer. Alguém me ajuda? Se alguém ajudar nas idéias, posso testar em casa, tenho protoboard, componentes, solda, enfim, além de poder testar e calibrar (tenho experiência em calibrar e ajustar curvas).

O que acham?

Back