Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Termostato nao da conta

vi4321

Hifa
Cadastrado
03/06/2021
37
6
25
Eai galera tudo bem ?
Estou usando um termostato de 50W mas a temperatura na incubadora está chegando em 19°. Meu terrario é de 50 litros e so um termostato nao vai dar conta pelo visto, realizei a compra de outro termostato para tentar deixar um em cada canto do terrario. Caso a temperatura ainda não chegue em pelo menos 24°- 25° qual a recomendação de vocês?
 
Também estou com o mesmo problema. a água aquece mas o terrario não.
Comprei um higrômetro com sensor externo pra ver se consigo saber se o problema é realmente a temperatura.
Me indicaram colocar o aquecedor direto na água do terrário, vou tentar fazer isso antes de comprar outro.
 
Eu gosto de utilizar o aquecedor de aquário com termostato.

Mas não é a opção que mais esquenta, apesar de ser a mais barata.

Se realmente quer esquentar o terrário, é melhor comprar uma lâmpada de aquecimento ou um aquecedor de ar com ventoinha para distribuir o calor.
Mas precisará de um termostato para regular quando ligar e desligar.

Minha opinião: não tem necessidade. Mesmo com o frio que está fazendo no sul, a temperatura logo volta ao normal e continua cultivando.
 
Eu gosto de utilizar o aquecedor de aquário com termostato.

Mas não é a opção que mais esquenta, apesar de ser a mais barata.

Se realmente quer esquentar o terrário, é melhor comprar uma lâmpada de aquecimento ou um aquecedor de ar com ventoinha para distribuir o calor.
Mas precisará de um termostato para regular quando ligar e desligar.

Minha opinião: não tem necessidade. Mesmo com o frio que está fazendo no sul, a temperatura logo volta ao normal e continua cultivando.
Aquecedor de ar ou lâmpada de aquecimento (aquelas cromadas pra aquecer batata frita) não gastaria muita energia?
Desculpe a ignorância...mas teria outra solução?
Algo com led talvez?
E a lâmpada dentro do terrário não pode zuar, ou dar um curto por conta da umidade?
 
Eu gosto de utilizar o aquecedor de aquário com termostato.

Mas não é a opção que mais esquenta, apesar de ser a mais barata.

Se realmente quer esquentar o terrário, é melhor comprar uma lâmpada de aquecimento ou um aquecedor de ar com ventoinha para distribuir o calor.
Mas precisará de um termostato para regular quando ligar e desligar.

Minha opinião: não tem necessidade. Mesmo com o frio que está fazendo no sul, a temperatura logo volta ao normal e continua cultivando.
Então, aqui tem batido 1ºC de noite em alguns dias, a temp no terrário tem ficado 14º, não é muito baixa?
 
Led não esquenta.

Sim, gastaria bem mais energia e precisaria da controladora.

Sim, o ideal é esquentar o ambiente do terrário, não apenas internamente. Mas essas lâmpadas só esquentam uma pequena área.
Então ficaria em cima.

A umidade oxidaria o soquete. Teria que ficar fora.

Outra solução que eu conheço são os tapetes/cobertas elétricas. (Mais caro que a lâmpada).

Aquecer a água e colocar uma bombinha para circular a água pelo terrário, com radiadores. (Parece mais complicado do que é).

14° não é o ideal, mas tá ok.
Perde um pouco de produção, mas continua produzindo
 
A minha incubadora com um aquecedor 30w numa caixa de plástico 20l não chegava a 20 graus, coloquei o aquecedor numa caixa térmica 34l e agora fica 27.5 - 29 graus o tempo inteiro, talvez o problema seja com a dissipação do calor.
 
Led não esquenta.

Sim, gastaria bem mais energia e precisaria da controladora.

Sim, o ideal é esquentar o ambiente do terrário, não apenas internamente. Mas essas lâmpadas só esquentam uma pequena área.
Então ficaria em cima.

A umidade oxidaria o soquete. Teria que ficar fora.

Outra solução que eu conheço são os tapetes/cobertas elétricas. (Mais caro que a lâmpada).

Aquecer a água e colocar uma bombinha para circular a água pelo terrário, com radiadores. (Parece mais complicado do que é).

14° não é o ideal, mas tá ok.
Perde um pouco de produção, mas continua produzindo
Entendi, o que eu fiz agora foi aumentar 3 dedos o nível da agua e colocar o aquecedor de aquário direto na água. Aí por consequência tive que colocar os bolos numa tigela suspensa por 2 copos pra ficar acima do nível da água. Agora à noite ficou em 16º, vamos ver amanhã vai melhorar mais. Os furos do terrário ( que antes estavam na altura do bolo) agora estão mais pra baixo e a vasilha de vidro estreita um pouco a passagem do ar. Espero que não afete a oxigenação.

A minha incubadora com um aquecedor 30w numa caixa de plástico 20l não chegava a 20 graus, coloquei o aquecedor numa caixa térmica 34l e agora fica 27.5 - 29 graus o tempo inteiro, talvez o problema seja com a dissipação do calor.
Seu terrário é em uma caixa térmica? Funciona? Já teve alguma colheita?
 
Seu terrário é em uma caixa térmica? Funciona? Já teve alguma colheita?
Cara, eu tava falando que o problema de não esquentar o terrario provavelmente é com a dissipação do calor, em caixas de plástico a temperatura fica entre 13 - 18 graus, eu vou ter que usar a caixa termica como terrário quando colonizar sim, ai posso dizer se da certo ou não! kkkk. Aqui faz de 1 a 5 graus e não tem aquecedor que de conta, realmente é muito frio aqui. Estou pensando em possibilidades ainda.

Cara, eu tava falando que o problema de não esquentar o terrario provavelmente é com a dissipação do calor, em caixas de plástico a temperatura fica entre 13 - 18 graus, eu vou ter que usar a caixa termica como terrário quando colonizar sim, ai posso dizer se da certo ou não! kkkk. Aqui faz de 1 a 5 graus e não tem aquecedor que de conta, realmente é muito frio aqui. Estou pensando em possibilidades ainda.
Tava pensando em usar uma tampa de plastico pra poder fazer os furos sem estragar a caixa térmica, mas não sei se vai escapar muito o calor ainda ou ser o suficiente pra troca de ar.
 
Pessoal aparentemente consegui resolver meu problema.
Primeiramente aumentei o tamanho do terrário de 24L para 50L pois estava com 3 casings e naquele outro poderia ficar apertado.
Segundo eu comprei um termostato regulável de 100W, submergi ele em água fervida e uma camada de perlita. Apoiei uma bandeja com o casing em 3 copos e instalei um higrômetro. Também instalei um compressor de ar de aguario com a mangueira submersa em um copo para ajudar na circulação de ar visto que o ambiente que coloquei ele agora é mais fechado.
A temperatura tem ficado entre 24/22ºC.
 

Anexos

  • terrario (2).jpeg
    terrario (2).jpeg
    91.8 KB · Visualizações: 19
  • terrario (1).jpeg
    terrario (1).jpeg
    44.4 KB · Visualizações: 19
Pessoal aparentemente consegui resolver meu problema.
Primeiramente aumentei o tamanho do terrário de 24L para 50L pois estava com 3 casings e naquele outro poderia ficar apertado.
Segundo eu comprei um termostato regulável de 100W, submergi ele em água fervida e uma camada de perlita. Apoiei uma bandeja com o casing em 3 copos e instalei um higrômetro. Também instalei um compressor de ar de aguario com a mangueira submersa em um copo para ajudar na circulação de ar visto que o ambiente que coloquei ele agora é mais fechado.
A temperatura tem ficado entre 24/22ºC.
ai vai, so aguardar agora e acompanhar pra ver se eles estão gostando.
 
Pois é! hoje chegamos no oitavo dia (sexto na temperatura certa). Mas até agora o micélio não tomou conta da vermiculita que coloquei por cima do casing. Será que a bandeja está aquecendo demais? Esse termômetro adesivo é confiável/preciso? @Texugo tem alguma ideia?
ta no escuro? geralmente ele não cobre a vermiculita se estiver claro, dentro do casing fechado fica 2 a 3 graus mais quente
 
Cara, eu tava falando que o problema de não esquentar o terrario provavelmente é com a dissipação do calor, em caixas de plástico a temperatura fica entre 13 - 18 graus, eu vou ter que usar a caixa termica como terrário quando colonizar sim, ai posso dizer se da certo ou não! kkkk. Aqui faz de 1 a 5 graus e não tem aquecedor que de conta, realmente é muito frio aqui. Estou pensando em possibilidades ainda.


Tava pensando em usar uma tampa de plastico pra poder fazer os furos sem estragar a caixa térmica, mas não sei se vai escapar muito o calor ainda ou ser o suficiente pra troca de ar.
Como anda essa experiência ai amigo? recentemente me mudei pra um lugar frio e tenho procurado contornar isso. Onde eu morava antes calor é que era o problema kkkkkkk
 
Back
Top