Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Teonanactl - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Início de cultivo, utilizando a técnica de suspensão líquida.
Antes de mais nada agradecer a todo o CM pelas informações aqui contidas, que possibilitou esse início, principalmente aos amigos Mauricio e Mortandello (que me ajudou em real-time :cool:)
Fiz a suspensão líquida com Karo, uma colher de sopa (de vó) para 200ml de água.
Esterelizei em micro-ondas com 3 vezes de 2:30 minutos com um intervalo de 2 horas entre as seções. O recomendado é de 3 a 5 minutos, mas na primeira ferveu com 2,5 minutos. ¬¬

Neste meio tempo preparei minha Glove Edredon Box, inspirado na do nosso amigo Desero.

Assepsia total em todos os momentos, acho até que exagerei!
Escrevi cada movimento que deveria fazer pra otimizar minhas ações, inclusive ensaiei duas vezes todo o processo!

Dento da GEB fiz todos os procedimentos, deixando o copo aberto o mínimo possível!

Dei um grande mole quando fui raspar o 1/4 do meu carimbo (Muito mais LINDO ao vivo!!!), ele é mais durinho de raspar do que eu imaginei, acabei amassando um pouco o papel alumínio do print e acabei fazendo um furinho num pedacinho desse 1/4 que raspei :( .
Como eu tinha esterelizado a parte externa do print, e o print não era grandão, consegui dobrar pra não deixar o buraquinho exposto...

Achei que ficou bem amarelo, é por aí mesmo??? Consigo ver os esporos no líquido! Uma outra dúvida é: Os esporos ficam depositados no fundo mesmo???

loko.jpgCL_teonanactl.jpg

O desenho que está no chapéu do copo é de acordo com minhas pesquisas a representação iconográfica dos Maias para o Teonanactl!

:)Great Ancient Vibes:)

Aguardo comentários, e puxões de orelha. Infelizmente só estou com a minha webcam do notebook, o que deixa as fotos muito ruins.
Não fotografei o procedimento porque estava concentrado em fazer tudo certo.

A idéia é acompanhar o crescimento do micélio, (o copo já esta na incubadora a 27ºC) e partir para o PF TeK com Farinha de arroz integral e cremogema.

Grande abraço amigos!
 
Pequenas formigas invadiram minha incubadora!!!! :pUTO:
Sorte que lacrei muito bem o copo da CL... Agora tive que colocar um pratinho com água debaixo do copo... é mole...
Mandem good vibes ai pessoal! To sentindo falta da força da galera!
Grande abraço!
 
sabe
queria falar faz dias, mas no dia em que voce me mostrou este topico nao sei se voce lembra mas eu estava muito frito.
cara - pense MENOR.
lembra o que eu te disse sobre MICROSCOPIOS SAO ESPOROS.
traduzindo quer dizer:
Esporos sao microscopicos, pense menor faca as culturas liquidas com no maximo 3 CMS DE ALTURA (20 - 30 mL)
ta cheio demais, nao tem como oxigenar o micelio tanta CL assim.
fica a dica pra proxima.
:D
 
sabe
queria falar faz dias, mas no dia em que voce me mostrou este topico nao sei se voce lembra mas eu estava muito frito.
cara - pense MENOR.
lembra o que eu te disse sobre MICROSCOPIOS SAO ESPOROS.
traduzindo quer dizer:
Esporos sao microscopicos, pense menor faca as culturas liquidas com no maximo 3 CMS DE ALTURA (20 - 30 mL)
ta cheio demais, nao tem como oxigenar o micelio tanta CL assim.
fica a dica pra proxima.
:D

Opa! Entendi, realmente, a quantidade ficou meio "ironicamente" desproporcional... fui dar um confere hj, nas fatidicas 72 horas passadas, e realmente não vi sinal de nada...:(

Já "encomendei" com uma amiga q tem filha pqn um potinho de papinha de bb, que vi um sucesso na cl do deseroy (se bem que ele usou tecido vivo).

Acho que o aprendizado com essa CL já valeu! Entender a escala das coisas no universo... Não preciso de dois oceanos pra um peixe só ( proporcionalmente falando).

A pergunta é, tem como tentar salvar esta? não houve sinal de contaminação também, nem mudanças de temperatura. Depois de ler o que o amigo mortanDELLO escreveu penso: Posso agitar para suspender os esporos e puxar o conteúdo para uma seringa... Será que funciona? Talvez valha a pena tentar... Vou aguardar os comentários até tomar o próximo passo.

Mesmo assim agradeço a atenção e presteza do companheiro!!! :pos:

Grande abraço!!!!
 
Opa! Entendi, realmente, a quantidade ficou meio "ironicamente" desproporcional... fui dar um confere hj, nas fatidicas 72 horas passadas, e realmente não vi sinal de nada...:(

Já "encomendei" com uma amiga q tem filha pqn um potinho de papinha de bb, que vi um sucesso na cl do deseroy (se bem que ele usou tecido vivo).

Acho que o aprendizado com essa CL já valeu! Entender a escala das coisas no universo... Não preciso de dois oceanos pra um peixe só ( proporcionalmente falando).

A pergunta é, tem como tentar salvar esta? não houve sinal de contaminação também, nem mudanças de temperatura. Depois de ler o que o amigo mortanDELLO escreveu penso: Posso agitar para suspender os esporos e puxar o conteúdo para uma seringa... Será que funciona? Talvez valha a pena tentar... Vou aguardar os comentários até tomar o próximo passo.

Mesmo assim agradeço a atenção e presteza do companheiro!!! :pos:

Grande abraço!!!!
po eu aguardaria mais tempo.
ta a 28 grus constantes.
 
Essa montagem é do doce heim !? ......

huhuuh...ai kct ...

Os cara pira manu ,.,,, suashusahha .... mais é isso ai bom cultivo...
 
ahaha Obrigado....eu acho! Achei o tema "carne dos deuses" interessante, ai apelei para "miguel angelo" na sua obra prima. A relação entre Deus e o Homem.... Os deditos ficam mt próximos mas não encostam....hehehe então coloquei o Teonanactl pra fazer essa ponte pra gente! ;)

Good News! 96 horas depois de inoculado, apresentou umas pequenas nuvenzinhas, como se alguns esporos estivessem explodido. Mas ainda é mt pouco... estou deixando as crianças na incubadora com o parâmetro da temperatura constante a 28ºC. Acho que também é mais um ponto para a GEB!

E vamo que vamo! Grande abraço!!!
 
Good vibes para esse seu cultivo bro tou acompanhando e espero que de certo :cool: depois de o micelio colonizar o copo todo o que pretendes fazer??

Peaceee
 
Eu nunca usei cremogema, ouvi dizer que é uma mais valia para os bolos acontece que eu nem sei o que é... . Estive a ler alguns posts e pareceu me que o cafe tambem pode ser um bom aditivo a juntar aos bolos, vou tentar aplica los agora num novo bolo.

Precisas de vermiculite?? é assim eu aqui arranjo bastante facilmente, a inumeras growshops que vendem todo o material de cultivo elas esportam produtos, um litro é 50centimos, cerca de um real mas a o acrescimo dos custos de envio. Posso enviar te o link de varias lojas para veres se compensa os custos de envio. .. tenta em grandes lojas de jardinagem ou entao vai ao rio que encontras vermiculite no estado natural, limpas esterlizas e esta apto para uso ;)
 
Eu nunca usei cremogema, ouvi dizer que é uma mais valia para os bolos acontece que eu nem sei o que é... . Estive a ler alguns posts e pareceu me que o cafe tambem pode ser um bom aditivo a juntar aos bolos, vou tentar aplica los agora num novo bolo.
O cafe nao serve como aditivo para bolos.
leia o topico INTEIRO em que eu fiz a pesquisa: https://teonanacatl.org/threads/a-maravilha-do-uso-de-café-explicaçoes-e-resultados.860/

cafe so serve como aditivo pra substratos nutritivos pra casing OU como "ultima medida" para levar um bolo velho a dar um novo flush.
 
Última edição por um moderador:
1- rapidez MAIOR de colonizaçao.
como todos os bolos foram inoculados a partir de micelio vivo, nao posso considerar exatamente o resultado obtido, porém a colonizaçao foi otima, em 8- 10 dias os copos de uísque estavam 100% colonizados.

Estava a ver formas de aumentar a rapidez de colonizaçao dos bolos e li isto no teu post dai pensar em juntar como aditivo para os bolos. ..

Mas porque nao resulta em bolos pf????

P.s se puderes responde para o meu perfil, visto que esta pagina é dedicada ao cultivo do zao, e podias tambem responder a pergunta que te enviei para la se nao for muito incomodo. .. abraço
 
Eu nunca usei cremogema, ouvi dizer que é uma mais valia para os bolos acontece que eu nem sei o que é... . Estive a ler alguns posts e pareceu me que o cafe tambem pode ser um bom aditivo a juntar aos bolos, vou tentar aplica los agora num novo bolo.

Precisas de vermiculite?? é assim eu aqui arranjo bastante facilmente, a inumeras growshops que vendem todo o material de cultivo elas esportam produtos, um litro é 50centimos, cerca de um real mas a o acrescimo dos custos de envio. Posso enviar te o link de varias lojas para veres se compensa os custos de envio. .. tenta em grandes lojas de jardinagem ou entao vai ao rio que encontras vermiculite no estado natural, limpas esterlizas e esta apto para uso ;)

Obrigado cara! Mas imagino que o envio overseas ficaria mais caro do que o daqui mesmo... Eu encontrei a verm com 10 litros, so que não preciso de isso tudo. Encontrei com menor quantidade na net, mas o envio deixa bem mais caro... To esperando entrar um dindin pra poder comprar.
Agradeço a presteza!

Sem novidades na CL... nem aquela pequenina micro nuvem não vejo mais... :eek:

eu acho que já era pro micelio ter dado as caras.... Deve ter acontecido como o Mr. Morta disse... Se até sexta nada aparecer, vou fazer outra cl, com um frasco menor e menos esporos. Ou será que consigo dar um save nessa??? :confused:

Grande abraço loucobrothers
 
Pois então, 13 dias depois e sem sinal do nosso amigo micélio. No problemo, mais uma aprendida, MUITA CL PODE SER PREJUDICIAL pela dificuldade de oxigenar. Ok. Não vejo necessidade de começar outro diário, vou preparar uma outra cl, bem menor agora, num copinho de catcha. Grande abraço irmãos, que não escrevem mas lêem! ;)
 
Back
Top