Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tentando entender o que rola

Rickarddin

Hifa
Membro Ativo
06/02/2021
98
9
45
Olá, seus fúngicos...

Estou com um bolo aqui, resultado de uma experiência de PFTek substituindo o arroz por quirela (mais barato), mas foi um teste.
Preparei 8 bolos, só um colonizou completo (7 contaminações com Trichoderma foram pro lixo)
Usei pote plástico de 250 ml, 90 minutos de pressão.

Esse bolo aqui é o que "vingou". Porém, já tem mais de 30 dias de aniversário (8/7) e ele está dessa forma aqui. Muitos pins, mas nada cresce.
A primeira foto é da primeira semana, as fotos na sequência são das semanas seguintes. A última é de anteontem, quando coloquei num terrário menor e individual.
A umidade tá em 99%, a troca gasosa tá sendo feita direitinho...
Alguém ajuda aí, por favor, quero entender o que rola aqui.
Verifiquei nas contaminações, verifiquei nos outros tópicos do fórum, e não achei nada.
 

Anexos

  • Screenshot_20210813-014439.png
    Screenshot_20210813-014439.png
    1.3 MB · Visualizações: 31
  • IMG_20210725_184109040.jpg
    IMG_20210725_184109040.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 34
  • IMG_20210806_182708860.jpg
    IMG_20210806_182708860.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 35
  • IMG_20210809_164020198.jpg
    IMG_20210809_164020198.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 35
Rola que não é cubensis, você cultivou outro fungo

Não é a primeira vez que aparece esse formato de contaminante aqui no fórum.
(Que nem seria contaminante, o bolo é dele mesmo)

Não sei dizer qual é.

Me lembra um pouco o Schizophyllum commune mal formado, que adicionei ao guia de contaminantes do fórum.
Mas nunca vi pessoalmente, não consigo afirmar.
Ele lembra um pouco pleorotus/shimeji salmão (mas não é).

Descartar tudo.

107791035-IMG_2287-1.jpg474537128-contam_07_17_07_5.jpg365340537-Schizophyllum_1.jpg
 
Última edição:
Upvote 0
Rola que não é cubensis, você cultivou outro fungo

Não é a primeira vez que aparece esse formato de contaminante aqui no fórum.
(Que nem seria contaminante, o bolo é dele mesmo)

Não sei dizer qual é.

Me lembra um pouco o Schizophyllum commune mal formado, que adicionei ao guia de contaminantes do fórum.
Mas nunca vi pessoalmente, não consigo afirmar.
Ele lembra um pouco pleorotus/shimeji salmão (mas não é).

Descartar tudo.

View attachment 201065View attachment 201066View attachment 201070
Cara, foi inoculado com esporo de cubensis... Não tenho outra coisa aqui.
 
Upvote 0
Cara, foi inoculado com esporo de cubensis... Não tenho outra coisa aqui.
Provavelmente esses esporos estavam contaminados com esse outro fungo que o @Texugo mencionou, pois são iguaizinhos.
Providencie novos esporos / CL e siga em frente :positivo:
 
Upvote 0
Cara, foi inoculado com esporo de cubensis... Não tenho outra coisa aqui.

Como é um contaminante até comum, um usuário do shroomery compilou os dados e viu que esse contaminante era mais comum no fórum durante o verão deles.
Acreditando que é a época que os esporos desse fungo estão mais saudáveis e dispersos no ar.

Eu tendo muito a achar que a contaminação veio do teu substrato, que não foi esterilizado direito.
Principalmente por ter contaminado todos os outros potes com trichoderma e ser um substrato não convencional no hobby.

Quirela pra mim é milho, mas alguns chama o arroz quebradinho de quirela de arroz.
Qual está se referindo?
 
Upvote 0
Como é um contaminante até comum, um usuário do shroomery compilou os dados e viu que esse contaminante era mais comum no fórum durante o verão deles.
Acreditando que é a época que os esporos desse fungo estão mais saudáveis e dispersos no ar.

Eu tendo muito a achar que a contaminação veio do teu substrato, que não foi esterilizado direito.
Principalmente por ter contaminado todos os outros potes com trichoderma e ser um substrato não convencional no hobby.

Quirela pra mim é milho, mas alguns chama o arroz quebradinho de quirela de arroz.
Qual está se referindo?
Foi quIrela de milho... kkkk
 
Upvote 0
Bota produzir o bicho, aumenta a umidade e diminui a temperatura ....depois diga qual cogumelo saiu.....poste a foto dele e tal...se apertar e ficar azul vai pra barriga....kkkkkkk
 
Upvote 0
Pois eu disse....se apertar e ficar azul, e mais ....poste a foto pra gente... Para alguém opinar certo? No mais por foto impossível dizer se é ou não contaminante, se apertar e ficar azul seja feliz....
 
Upvote 0
Falar em problemas, li algo sobre o cara injetar chá de cogumelo na veia, e o cogumelo começou a criar micelio no sangue com a glicose e tal.....o cara quase morreu......pense na imbecilidade da pessoa.,..por isso desculpe, devemos escolher as palavras pra dar opinião.....fui infeliz nas palavras
 
Upvote 0
Back
Top