Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tenho que por camada de casing?

Martini

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/08/2009
99
48
Eu sempre ouvi "dizer" que preciso de uma camada de casing para frutificar.
Esses dias lendo, vi que os gringos frutificam direto nas sementes e agora li na biblioteca que não se faz NECESSÁRIA a camada de casing em aluns casos
Biblioteca disse:
...
Alternativamente, pode ser usado um meio feito somente de sementes de pássaros e um pouco de arroz integral, inteiros, sem vermiculita ou farinhas. Para fazer esse meio misture 2 copos de sementes de pássaros (alguma mistura com predominância de milho alvo, de preferência) e 1 copo de arroz integral (ou arroz com casca)...

...Quando um vidro chegar a 100% retire-o do escuro e coloque-o em um lugar de luz indireta. Se quiser, pode inverter o vidro nessa etapa, e colocá-lo de boca para baixo, posição em que o bolo vai ser colocado no terrário. Algumas linhagens formam "pins" (pequenos cogumelos - o início da frutificação) com esse procedimento. Se isso ocorrer é hora de retirar o bolo do vidro e colocá-lo em um terrário. Se após 10 dias na luz não se formarem "pins" retire o bolo do vidro assim mesmo.
...

Então resolvi tirar essa dúvida(que acredito que qualquer um que leia com atenção tenha):

Se faz necessária a camada de casing?
e caso a resposta seja não, em quais casos isso se daria?

Obrigado

Abraços irradiantes!
 
Se você fizer bolos PF não precisa de casing.

Eu pensei em fazer "Casing" mas pensei:
Se dá pra frutificar direto no grão, Por que fazer camada de casing!?

Eu agradeço o seu post, tborck. Mas não entendi tua intenção(não me leve a mal. Só não entendi mesmo.)


Abraços irradiantes
 
Isso vai depender da composição do seu substrato.
A camada de casing tem a mesma finalidade que a palhada utilizada em inúmeras culturas agrícolas.

Ela serve para recuperar ou reforçar a composição nutricional do solo (substrato), isso poderá ser útil sim para a frutificação dos cubbies.
 
Os bolos PF são feitos pensando na frutificação direta, Yoshimitsu. O substrato já é próprio para isso.

Na verdade os cubbies não são muito exigentes.
 
Os bolos PF são feitos pensando na frutificação direta, Yoshimitsu. O substrato já é próprio para isso.

Na verdade os cubbies não são muito exigentes.

Olá Ecuador, ;)

Sim, eu entendi que o substrato do bolo PF é próprio para frutificar, mas me referia sobre a importância da camada de casing para a frutificação. Não é sempre que faço camadas de casing, mas acho que mesmo que os cubbies não sejam tão exigentes, pode fazer um pouco de diferença sim. Eu acho mais prático fazer cultivo direto no bulk, transfiro spawn colonizado para o bulk, forro a superfície colonizada com substrato esterilizado e deixo colonizar tudo, até os micélios dominarem a forragem e surgirem os pins; aí eu tiro os lacres dos furos de troca gasosas do bulk.

Uma outra coisa que acelera o processo da colonização da camada é colocar por cima um plastico PVC e depois lacrar o bulk.

Abraços,
 
Se você puder, Yoshi, veja o que o pessoal que cultiva em bulk já descreveu de técnicas e faça um tópico esquematizando essa sua, se possível com desenho e fotos, e apontando as diferenças para o que já foi apresentado.
 
brother nao me leve a mal, mas me parece que vc esta perguntando o que ja sabe por experiencia propria,faça como disse o ecuador posta pra gente essa sua tek, seria uma grande contribuiçao...
continue firme!!
 
Se você puder, Yoshi, veja o que o pessoal que cultiva em bulk já descreveu de técnicas e faça um tópico esquematizando essa sua, se possível com desenho e fotos, e apontando as diferenças para o que já foi apresentado.

Olá Ecu,

Pode deixar, estou esquematizando um experimento em formato de relatório bem descritivo e com imagens.
Como esta na primeira etapa do cultivo, ainda não postei quase nada; mas o diário já está criado ;)

Estou salvando o relatório localmente, depois posto no meu diário.

Achei muito legal ter encontrado este fórum; é uma comunidade muito ativa e super colaborativa!

Abraços a todos!
 
Tambem li nos foruns da gringa(myco/shroomery) sobre uma dupla camada de casing justo depois das primordia se transformarem em pequenos pins.

Ou seja
Colonizada Bulk com spawn ->
1° Camada casing ->
Colonizada camada de casing ->
Por pra Frutificar(Luz e O2) ->
Surgimento dos 1° pins->
2° Camada de casing

Assim conserva e reforça a umidade do bulk colonizado e ajuda a proteger mais uma vez o micélio de contaminates da superficie.
 
Tambem li nos foruns da gringa(myco/shroomery) sobre uma dupla camada de casing justo depois das primordia se transformarem em pequenos pins.

Ou seja
Colonizada Bulk com spawn ->
1° Camada casing ->
Colonizada camada de casing ->
Por pra Frutificar(Luz e O2) ->
Surgimento dos 1° pins->
2° Camada de casing

Assim conserva e reforça a umidade do bulk colonizado e ajuda a proteger mais uma vez o micélio de contaminates da superficie.

Legal Insider, acho que assim cria uma condição para uma ótima colheita mesmo.
Vou tentar fazer camada dupla para ver se há alguma alteração no desenvolvimentos dos pins.

abraços,
 
Hum, esse "double casing" não seria aquele que se faz em bolos PF?

Não conheço essa do PF, na verdade a técnica q eu me refiro é a tek de bulk do Fahtster.

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/7893964#7893964

Agora q eu reparei bem, ele coloca a primeira camada junto a inoculação do spawn, oq eu fiz foi esperar a palha colonizar por completo pra então começar aplicar as camadas de casing. Eu fiz praticamente igual ele mas adicionei o plastico PVC na superfície do substrato pasteurizado ajudando a reter o máximo a umidade e reforçar a proteção do micélio.
 
Eu já fiz a double casing quando fiz um cultivo em uma bacia; depois disso tenho feito só uma camada e deixava frutificar de boa.

Eu também uso plástico PVC para dar uma acelerada na colonização dos micélios ;)
 
Back
Top