Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tenda (grow)

Arcano9

Esporo
Cadastrado
26/07/2022
3
3
32
Ola Comunidade!
Estou iniciando no cultivo em tenda (grow).
Tenho uma tenda de 80x80x160.
1 umidificador e tubulações.
Minha duvida esta na troca de ar. Seria nescessario exaustor pra entrada de ar ou um mini ventilador ta bom pra circulção de ar?
Alguem com experiencia nesse modo de cultivo poder me ajudar serei grato.
 
Acho que você errou o fórum, não conversamos sobre cultivo de plantas aqui.

Se a sua dúvida é se é possível cultivar ambos nos mesmo ambiente, sim. Eu cultivo cogumelos em uma caixa que fica pendurada dentro do grow, os cogumelos adoram o calor gerado pelo sistema de iluminação.

Cogumelos não precisam de tenda, nem de tubulação, nem de umidificador, nem ventilador, nem exaustor e praticamente nem de nada.
 
Acho que você errou o fórum, não conversamos sobre cultivo de plantas aqui.

Se a sua dúvida é se é possível cultivar ambos nos mesmo ambiente, sim. Eu cultivo cogumelos em uma caixa que fica pendurada dentro do grow, os cogumelos adoram o calor gerado pelo sistema de iluminação.

Cogumelos não precisam de tenda, nem de tubulação, nem de umidificador, nem ventilador, nem exaustor e praticamente nem de nada.

Ultimamente nossas opiniões tão diferentes, barra hahaha

Eu também uso tenda, mas 40x129..

Eu uso exaustor ligado no medidor de CO2 da inkbird.
Ou usava... Tá meio de lado ultimamente.

Antes usava em timer mesmo, a cada tantos minutos e etc


O lado ruim, no meu caso, é ter que aumentar a umidade em um espaço muito maior que uma caixa organizadora, que é o espaço que efetivamente uso.

Eu fiz assim pra colocar dentro de um armário e ter um cultivo discreto, onde a faxineira não vê nada e pode limpar tudo ainda
 
Confesso que eu não prestei atenção e acho que presumi que era uma pessoa sem nenhum conhecimento, sendo que não foi isso que foi dito.

Me escusem, com licença, tchau :bigode::assobiando:

Ps: Lembrei que na verdade eu presumi que a pergunta era sobre plantas :atrapalhado:
 
Última edição:
Não precisa de circulação de ar. O cubensis não precisa, nem gosta de vento.

Troca de ar, sim. 2 ou 3 vezes ao dia você pode deixar um exaustor ligado por algum tempo.
Gratidão pela resposta.
A troca de ar seria um exaustor para saida?
E o umidificador sera nescessario?

Ultimamente nossas opiniões tão diferentes, barra hahaha

Eu também uso tenda, mas 40x129..

Eu uso exaustor ligado no medidor de CO2 da inkbird.
Ou usava... Tá meio de lado ultimamente.

Antes usava em timer mesmo, a cada tantos minutos e etc


O lado ruim, no meu caso, é ter que aumentar a umidade em um espaço muito maior que uma caixa organizadora, que é o espaço que efetivamente uso.

Eu fiz assim pra colocar dentro de um armário e ter um cultivo discreto, onde a faxineira não vê nada e pode limpar tudo ainda
Ola! Gratidão pela resposta.
Seu exaustor é pra saida?

Minha ideia pra tenda seria: usar prateleira de plastico (que geralmente usam pra essa tecnica de cultivo) e usar bandeijas para o substrato. Seria os famosos casing, porem em bandeijas maiores.
 
Eu cultivo em tenda.
Minha configuração de troca de ar é um exaustor ligado num controlador de co²(que pode ser substituído por um timer), e em outro acesso da tenda eu coloco um cano de PVC desses de esgoto com algumas camadas de perlon (manta acrílica); então o ar é retirado de forma ativa pelo exaustor e entra de forma passiva pelo filtro de perlon. Lembrando que é bom colocar um filtro na saída do exaustor, para diminuir os esporos no ambiente da tenda, não é bom ficar respirando esporos.
Nessa configuração acima, o umidificador fica dentro da tenda de cultivo
A outra opção é vc pode trocar essa entrada passiva de ar por um umidificador externo, assim ele manda ar rico em 0² e umidade ao mesmo tempo. Pois toda vez que é acionado o exaustor, a umidade tende a cair, então junto com um controlador de umidade e seu sensor, o umidificador é acionado.

Segue fotos da minha tenda, no momento está desligada pois estou fazendo uma reforma e achei melhor pausar para não ter problemas com contaminação.

IMG_20231012_220408.jpgIMG_20231012_220021.jpgIMG_20231012_220502.jpg
 
Última edição:
Obrigado irmão!
Meu umidificador é esses domésticos, até que é forte e considerando o tamanho da minha tenda: 80x80x160 acho que vai dar boa. Esse umidificador externo você que fez? É com umidificador indústrias né?
 
Obrigado irmão!
Meu umidificador é esses domésticos, até que é forte e considerando o tamanho da minha tenda: 80x80x160 acho que vai dar boa. Esse umidificador externo você que fez? É com umidificador indústrias né?
Eu usava um de 3 litros, desses que vendem em farmácia, me atendia com sobra. Estava usando esse maior
somente para testar o funcionamento dele antes de trocar de tenda. Eu mesmo que montei, é com o atomizador tipo o industrial.
 
Back
Top