Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Temperatura interna

shroower

Artífice esporulante
Cultivador confiável
17/11/2005
815
80
Só pra constar, medi a temperatura interna de 3 potes de trigo já colonizados com micélio de P. cubensis, obtive o seguinte dado:
Se T°C é a temperatura do exterior, a temperatura interna é cerca de (T+3±0.2)°C.

O fato pode não parecer importante, mas se você olhar a curva do crescimento do micélio em diversas temperaturas (tem no Stamets) vai ver que de 27°C a 30°C a curva cresce devagar em relação ao que ela cai de 30°C em diante. Isto é, se você incubar a 27°C, estará incubando perto de 30°C, mas se incubar a 30°C estará incubando a cerca de 33°C e o crescimento será mais lento.

:pos:

interessante, onde vc viu isso?
cara deve ser por causa da reprodução do micélio, ela esquenta o bolo mesmo, né. achei legal ter postado isso já tinha notado que nesse período a temperatura realmente é pouco mais quente que a externa.

Ótima contribuição Shroower.

Só fica uma dúvida: O livro da Papa Stamets, é antigo, é como a bíblia cogumelística mesmo.

Sei que o Alienardo utiliza 29ºC constantes.
Lá no Maurício, às vezes deve chegar a temperaturas mais altas ainda, pois lá ele é quase vizinho do sol:eek:

Ambos têm ótima velocidade de colonização.

Aqui, quase queimei uma árvore inteira pra colonizar meus cultivos (inverno rigoroso).

No fundo, eu queria saber o seguinte, para chegar numa melhor conclusão:

Maurício, vc tenta resfriar os copos na colonização, ou deixa eles a temperatura ambiente? Quanto "vareia" aí a temperatura?

abraço a toda irmandade!!!:pos:

Ótima contribuição Shroower.

Só fica uma dúvida: O livro da Papa Stamets, é antigo, é como a bíblia cogumelística mesmo.

Sei que o Alienardo utiliza 29ºC constantes.
Lá no Maurício, às vezes deve chegar a temperaturas mais altas ainda, pois lá ele é quase vizinho do sol:eek:

Ambos têm ótima velocidade de colonização.

Aqui, quase queimei uma árvore inteira pra colonizar meus cultivos (inverno rigoroso).

No fundo, eu queria saber o seguinte, para chegar numa melhor conclusão:

Maurício, vc tenta resfriar os copos na colonização, ou deixa eles a temperatura ambiente? Quanto "vareia" aí a temperatura?

abraço a toda irmandade!!!:pos:

Usei como referência o livro do Stamets. Já tinha notado que aqui o micélio cresce melhor quando a temperatura externa é próxima de 27ºC. Uma strain de Thai que eu tenho aqui praticamente não cresce a 30ºC, só abaixo disso. Dependendo da quantidade de calor que elas geram e da espessura do vidro (ou seja qual for o pote que você estiver usando) o interior pode ficar ainda mais quente do que a diferença de 3ºC.

Vou me basear na curva do livro (já que não tenho outra) e realmente manter em 27ºC depois disso.

Fala Sir

Aqui a temperatura é praticamente a mesma o ano todo.

Eu coloco meus potes em caixa de papelão e deixo no quarto mais aerado.

Os potes colonizam em torno de 28ºC.

Usando os dados da pesquisa do shroower, então internamente deve rolar uns 31ºC.

Mas fica uma dúvida no gráfico de temp X taxa de colonização a temperatura citada é a ambiente ou a do substrato?

Usei como referência o livro do Stamets. Já tinha notado que aqui o micélio cresce melhor quando a temperatura externa é próxima de 27ºC. Uma strain de Thai que eu tenho aqui praticamente não cresce a 30ºC, só abaixo disso. Dependendo da quantidade de calor que elas geram e da espessura do vidro (ou seja qual for o pote que você estiver usando) o interior pode ficar ainda mais quente do que a diferença de 3ºC.

Vou me basear na curva do livro (já que não tenho outra) e realmente manter em 27ºC depois disso.

Otima observaçao.
otima mesmo, porem nao venho tendo problemas com os 29 graus hapelo menso um ano que uso a temperatura.
meu problema é o CALOR no terrario messsmo.
dizem que a 31 graus o crescimento do micleio é MUITO brecado.
porem tenho potes 100% com 8 dias(quandfaço transferencias de LC pra bolos).
entao acredito que essa temperatura depende muito do VOLUME dos bolos.
a vermiculita tb serve como isolante termico, entao temos que considerar isso chefe.

Fala Sir

Aqui a temperatura é praticamente a mesma o ano todo.

Eu coloco meus potes em caixa de papelão e deixo no quarto mais aerado.

Os potes colonizam em torno de 28ºC.

Usando os dados da pesquisa do shroower, então internamente deve rolar uns 31ºC.

Mas fica uma dúvida no gráfico de temp X taxa de colonização a temperatura citada é a ambiente ou a do substrato?

Realmente eu ainda não encontrei e nem sei se isso foi citado.
Mas o gráfico mede o crescimento radial e nesse caso caso dá pra admitir que foi medido em placas de petri (concordam que em grãos ou PF a taxa de crescimento depende muito mais do meio e pode atrapalhar a medida? Ex: em milho a área superficial é menor, logo a colonização é mais rápida, em PF a área superfícial é MUITO maior devido a vermiculita e farinha, logo a colonização é bem mais lenta, já em agar a área superficial é aproximadamente igual à área da placa) e nelas praticamente não existe diferença de temperatura interna/externa, pela expessura da placa e quantidade de micélio.

p.s.: Pra quem não pegou o que eu disse sobre a área superficial pensa no seguinte, pega a situação onde você pode encher uma garrafa com bolinhas de ping-pong, a área de cada bolinha será de aproximadamente 29cm². Se coube por exemplo 10 bolinhas, o micélio comedor de bolinhas vai ter que colonizar na parte externa só 290cm². Agora suponha que você encheu de grãos de arroz, a área de cada grão de arroz é de aproximadamente 3cm², Basta ver que nesse mesmo pote com certeza não cabem apenas 97 grãos de arroz (que seria equivalente a área das bolinhas) e fica claro que um pote cheio de grãos de arroz tem muito mais área superficial que o mesmo pote cheio de bolinhas de ping-pong.
Pelo volume de cada bolinha dá pra ver que 10 bolinhas ocupam 141cm³, cada arroz ocupa 0.52cm³, daí que você precisa de pelo menos 271 grãos de arroz pra ocupar o mesmo volume e a área deles será de 813cm², aproximadamente 3 vezes mais que das bolinhas!
Para um observador que não estivesse olhando dentro das bolinhas, elas teriam colonizado aproximadamente 3 vezes mais rápido :)
* considerei o raio da bolinha como 1.5cm e o do grão de arroz como 0.5cm, ambos substituídos por esferas perfeitas sem muita perda de generalidade :D.

então isso está intimamente relacionado com o tamanho em si do grão utilizado. Oras se coloco grãos maiores a colonização é mais rápida, se coloco grãos menores a colonização é mais lenta por ter mais espaço a ser colonizado. Interessante o pensamento, na prática tb depende da quantidade final que vc coloca no pote, tem nexo.....depende do tamanho, acreidto que um pote menor leva tempo inferior ao do maior não importando no caso o tipo de grão. Porém acreidto ser mais eficiente q2uando temos colonização mais rápida do que demorada.....
o que seria melhor termos vários potes pequenos colonizando ou um potão fazendo o mesmo trabalho?

Eu não usaria por exemplo um pote imenso com PF, porque levaria bastante tempo pra colonizar. Fico na média dos tamanhos com o grão de trigo :)
Há quem prefira milho, é bem mais rápido pra tirar do pote, mas as vezes não frutifica tão rápido ou contamina logo depois caso você não tenha feito uma esterilização legal por causa das contaminações latentes no centro do grão.

Enfim, bla bla bla, whiskas sachê.

:cool:
Eu não usaria por exemplo um pote imenso com PF, porque levaria bastante tempo pra colonizar. Fico na média dos tamanhos com o grão de trigo :)
Há quem prefira milho, é bem mais rápido pra tirar do pote, mas as vezes não frutifica tão rápido ou contamina logo depois caso você não tenha feito uma esterilização legal por causa das contaminações latentes no centro do grão.

Enfim, bla bla bla, whiskas sachê.
No seu caso vc se adaptou bem com esse grão (trigo), realmente vc acha que esse é o melhor substrato quando coloniza pelo resultado na frutificação ou pura e simplesmente por estar acostumado?
são dúvidas pertinentes pq só trabalhei com milho não tenho noção de outro grão na colonização....mas pelo que sei parece que centeio é que é melhor. os gringos fazem substratos de qualquer grão....agora o resultado disso é que importa, frutificação positiva ou negativa.... é uma briga danada vc tem que levar em consideração os prós e os contras de cada um, daí só cultivando vários tipos de grãos de várias formas, né:cool:

Eu geralmente não frutifico nenhum grão sozinho. O trigo e o centeio são "quase" a mesma coisa. Ambos retém bastante água em pouco tempo e facilitam a colonização.
Veja como exemplo o cultivo da swelen, ela usou grãos de centeio e camada de casing.
Veja os baldes que eu fiz, usei grãos de trigo, esterco e camada de casing.
Veja os do Maurício, ele dominou o milho :)

É bastante uma questão de estar acostumado mesmo, está funcionando bem assim e não tenho muito tempo de ficar errando em testes no momento :)

Há de se levar em conta os estágios de desenvolvimento. A temperatura interna é diferente porque há atividade metabólica e produção de gases.

Na fase vegetativa a velocidade metabólica varia desde o ponto de germinação dos esporos até o fim do espaço físicpo a ser consumido, processo no qual o micélio matura as suas redes e se prepara pra frutificação.

A lógica da temperatura interna ser diferente é a mesma que rola na produção de compostos: é a atividade dos microorganismos no substrato que determina a sua temperatura.

eu tentarei no próximo trigo, pq tenho tb bastante aqui....vou experimentar, mas eu vou fazer uma misturebinha básica com o trigo.

Há de se levar em conta os estágios de desenvolvimento. A temperatura interna é diferente porque há atividade metabólica e produção de gases.

Na fase vegetativa a velocidade metabólica varia desde o ponto de germinação dos esporos até o fim do espaço físicpo a ser consumido, processo no qual o micélio matura as suas redes e se prepara pra frutificação.

A lógica da temperatura interna ser diferente é a mesma que rola na produção de compostos: é a atividade dos microorganismos no substrato que determina a sua temperatura.

Foi no que eu pensei, daí comecei a medir a temperatura quando os potes estavam cerca de 50% colonizados.

Back