Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tampa com Filtro de café

Insider

Eterno Corujão
Cultivador confiável
18/11/2005
1,067
94
37
E ai pessoal, vou compartilhar aqui a técnica que eu uso de filtros para o método PF em jarros com tampa.

Cheguei a ver o comentário de alguns aqui em questão a necessidade do uso de fita micropore na técnica PF para evitar o risco de contaminação..

Na minha experiencia o uso de micropore em jarros com tampa não é necessário, ainda que util... no meu ver basta uma camada de 2-3 cm de vermiculita seca + filtro de café + alumínio, e garanto que é altamente efetivo. Não tive contaminações em nenhum dos meus bolos PF feitos com filtro de cafe + alumínio, as contaminações que eu tive foram de endosporos que sobreviveram a pressão do cozimento, que foram raríssimas. Estou falando de 1 a cada 15 bolos tranquilamente, se não mais.

Um filtro de cafe e um jarro com tampa com 2 furos laterais.
filtrocafe+jarro.JPG

Inserimos uma metade do filtro no jarro...
filtrocafe no jarro.JPG

e apertamos com a tampa para fazer a marca...
filtro aperta.JPG
filtro marca.JPG

cortamos o filtro DEPOIS da ultima marca deixada pela tampa, ou seja, o mais externo possível, é importante deixar uma borda de 1 cm extra em relação ao tamanho da tampa
filtro cortando.JPG

logo encaixamos o filtro na tampa...
filtro pondo.JPG

notem como as laterais da tampa estao tambem cobertas pelo filtro...
filtro posto.JPG tampando.JPG
por isso é importante deixar a sobra na hora de cortar o filtro, se não ele não vai ficar fixo e não vai selar direito o interior do pote, diminuindo a efetividade do filtro.

a tampa é apertada com forca, e é colocado o alumínio por cima e pronto...
aluminio.JPG

logicamente esse processo é feito depois de encher o copo com o substrato + a camada de vermiculita.

Minha taxa de sucesso com esse metodo é de 98%.

cakes 2° geracao strain desconhecida.JPG


Normalmente o filtro de cafe é celulose pura, o que significa que é um material de ótima seletividade pros micélios do cubensis/pans... raramente se desenvolvem bactérias e contaminantes em filtros de cafe , mesmo estando úmidos, ainda que sim pode acontecer.

Muitas vezes o micélio vindo do substrato principalmente o de aspecto rizomorfico, chega a colonizar o filtro, servindo também como ótimo meio de inóculo para substratos pasteurizados(o figurones que o diga!) Essa é minha experiencia pelo menos...

Se alguém tiver experiencia de alta taxa desenvolvimento de contaminações em filtros de cafe, gostaria que o relatasse aqui, ajudaria na pesquisa.

Abraços.
 
Bem explicativo !

Quanto ao uso do micropore, considero indispensável quando:

o micélio está na fase final de incubação, ou estagnou seu desenvolvimento, ou vc percebeu que há muita umidade no substrato inoculado, então, faz alguns furos na tampa para promover troca de ar, aumentando o nível de oxigênio, benéfico ao micélio. Os furos são cobertos com micropore, que auxilia como mais uma barreira contra possíveis contaminantes, ou, como já ocorreu, ataques de formigas, atraídas pelo cheiro doce de micélio de cubensis.

Bem, é apenas mais uma técnica que utilizo conforme o micélio exige.
saudações!
 
Valeu Muilok!

Esqueci de dizer que no caso da minha técnica a tampa tem 2 pequenos furos pra troca gasosa, e para inoculação do substrato, os furos são protegidos pelo filtro de café para inoculação. A inoculação com a seringa rompe os furos e neste caso o micropore seria de grande ajuda para proteger os furos feitos no filtro pela inoculação, descartando o uso do alumínio. Mas no meu caso usei o alumínio em vez de micropore e a troca de gases sempre se fez suficiente desta maneira, e nao tive problemas por contaminantes.

Em questão da efetividade da troca de gases é muito importante confeccionar os bolos da maneira correta tambem, o substrato deve ser bem arejado e suficientemente úmedo, pois substratos muito comprimidos dificultam consideravelmente a troca gasosa, se um substrato é bem confeccionado, o micélio respira, e se desenvolve muito bem do começo ao fim sem precisar manipula-lo para facilitar a troca gasosa.
 
Back
Top