Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tópico para discussão de "Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil"

17 - P. caeruleoannulata - encontrei no nordeste do rio grande do sul em 05/09/2010

22- Psilocybe hoogshagenii - encontrados na regiao de barra bonita/dois corregos interior de sao paulo em marco/2010, marco 2008.
 
P.caeruleoannulata foi encontrado mesmo no RS.

P.hoogshagenii foi relatado no Paraná, que não é distante de São Paulo, onde você os encontrou. Além disso a larga distribuição dessa espécie (do México à Argentina, passando por Colômbia e Brasil) pode indicar que ela ocorre de forma bem ampla no por aqui, se o habitat for favorável.


Chegou a tomar alguma das duas espécies?


Os tipos de habitats em que você encontrou batem com com os publicados?
 
P.caeruleoannulata foi encontrado mesmo no RS.

P.hoogshagenii foi relatado no Paraná, que não é distante de São Paulo, onde você os encontrou. Além disso a larga distribuição dessa espécie (do México à Argentina, passando por Colômbia e Brasil) pode indicar que ela ocorre de forma bem ampla no por aqui, se o habitat for favorável.


Chegou a tomar alguma das duas espécies?


Os tipos de habitats em que você encontrou batem com com os publicados?

os segundos eu achei na grama, proximo a praia talvez em local com detritos de cavalo.

os primeiros nas pocas secas de lama/folhas de cafe como descrito.
nao consumi nenhum, tenho evitado psicodelias por enquanto.
 
Vice-versa, quer dizer?
 
Se encontra cogumelos em lavoura de café?
Digo pela quantidade de defensivos que aplicam na cultura.
Herbicida, inseticida, fungicida...é ida pra caracha.
Bom, tem a organica, mas dae tem que garimpar.
É bem dificil encontrar um cafezal levado 100% nesse sistema.
 
Dentre os psicoativos daqui pelo menos P.hoogshagenii.

Talvez não sejam afetadas pelos fungicidas usados, que devem escolhidos por sua capacidade de afetar os fungos prejudiciais aos pés de café, e não os fungos que se desenvolvem na cobertura morta.
 
Editados links, fotos e outros pequenos detalhes para adequação à nova versão do fórum.

Fora alterações no texto que são realizadas ocasionalmente sem avisos específicos.
 
cade as fotos ecuador? nao tinha um tópico com todos os generos de psicoativos com imagens?
 
cade as fotos ecuador? nao tinha um tópico com todos os generos de psicoativos com imagens?


As espécies psicoativas do Brasil estão nesse tópico aí de cima. As que eu achei foto eu coloquei. Essa espécie nova (Psilocybe araucariicola) tem fotos que eu vou atualizar lá hoje ainda.

A tese de doutorado da Paula Santos da Silva - "Os gêneros Deconica (W. G. Sm.) P. Karst. ePsilocybe (Fr.) P. Kumm. (Agaricales) na Região Sul do Brasil: contribuição à sua filogenia com bases morfológicas, moleculares e químicas". Porto Alegre, 2013 - tem também muitas fotos interessantes que eu devo separar e colocar no tópico, pouco a pouco (fotos já incluídas).


Lista atualizada com a adição de P. hoogshagenii var convexa (Silva, 2013).

https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/page-2#post-138558.

Mensagens sobre Psilocybe caeruleoannulata, Psilocybe cubensis, Psilocybe farinacea e Psilocybe hoogshagenii var hoogshagenii editadas.
 
Última edição:
Incrível a nova descoberta. Se eu não estou enganado, já vi diversos exemplares desses nas matas aqui do Rio Grande do Sul. Legal!
 
Incrível a nova descoberta. Se eu não estou enganado, já vi diversos exemplares desses nas matas aqui do Rio Grande do Sul. Legal!


Acho que tem algumas espécies psicoativas de Psilocybe interessantes para tentar coletar em matas subtropicais do sul e sudeste do Brasil.

Mas é preciso estudar bem o assunto e ir preparado sabendo o que procurar.
 
Back
Top