Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tópico para discussão de "Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil"

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,056
5
98
Movi o tópico Espécies de fungos neurotrópicos no Brasil - https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/ - para o sub-fórum Contribuição à Biblioteca, fechei as postagens no mesmo e criei este tópico para a discussão do mesmo, um modelo que venho querendo testar há algum tempo.

Ainda há algumas correções e acréscimos que quero fazer no mesmo, e claro que conto com a ajuda de quem puder.

Informações postadas e discutidas aqui poderão ser incorporadas no tópico por mim ou pelos outros moderadores, sempre com o crédito para o usuário, é claro.
 
Última edição por um moderador:
muinto bom o tópico ecuador
vc derrubou um mito que eu já vi muitas vezes aqui no fórum
que todos os cogumelos psicoativos azulam

caraca trabalhera eim brother
mais é muito bom pro conhecimento micologico
 
Poderia postar novamente este pdf amigo NMJr_coacta.pdf pois procurando encontrei apenas este:

http://www.biodiversidade.pgibt.ibot.sp.gov.br/teses_dissert/Diserta%E7%F5es%202009/Nelson%20Junior%20190209/Dissertacao_Menolli_2009.pdf
 
Achei que o topico ficou perfeito - principalmente por ter adicionado fotos nossas mesmo a eles.
ps- guarde seu 1000 post pra alguma coisa IMPORTANTE :)
 
Espero pouco a pouco adicionar no tópico fotos de cogumelos coletados aqui no Brasil, nos casos que ainda não têm fotos daqui.

E de preferência de usuários aqui do CM :D
 
O Panaeolus papilionaceus = Panaeolus sphinctrinus , nasce geralmente em esterco de cavalo não ?
 
Teve um site com algo assim, mas não consegui confirmar o "geralmente".

Eles certamente ocorrem nos dois estercos, de vaca e de cavalo.

De qualquer forma essa espécie quase certamente é inativa, conforme Stamets já tinha sugerido desde 1996.


Você está mesmo em SC? Porquê as florestas subtropicais daí devem ser um bom lugar para procurar algumas espécies interessantes, como P. zapotecorum e P. wrightii.


crlp?
 
Sim sim ; é que perdi a senha do outro loguin :p: huhaha

Pois é, estudando este tópico eu tive a impressão de já ter esbarrado com muito destes cogumelos, especialmente P. zapotecorum me é familiar o P. wrightii. tem somente a foto do artigo de Porto Alegre ai fica mais difícil a identificação.

Em fim venho aqui colocar mais uma espécie, identifiquei ela assim porem não sei se esta certo, coletado em SC :)

:teo_seta_direita: Amanita muscaria var. formosa, ou também
Amanita muscaria var. guessowii

Identifiquei pelo sit : http://www.eticomm.net/~ret/amanita/species/muscgues.html

:!:pS: Parece que os trez nomes são sinônimos!
Amanita muscaria var. formosa
Amanita muscaria var. guessowii
Amanita pantherina var multisquamosa
 
O Mortandello é que pode dar a certeza, mas parecem sim.


Outro dia eu pesquisei de verdade e achei várias fotos interessantes de amanitas coletados no Brasil e postadas aqui no CM para colocar na mensagem sobre os mesmos, mas não consigo editá-lo no momento. Não verdade não consigo nem vê-lo com o usuário Ecuador.

Quando a situação se normalizar vou fazer umas modificações na página 1 do tópico.
 
hehe abriu muitas portas deste selo ai é?

Hoje fui num lugar e acho que encontrei Psilocybe caerulescens, mas estava sem cam. para tirar fotos, fiquei na duvida se era este ou P. zapotecorum,são fáceis de se confundir ou não?
 
cara nao tenho certeza mas me parece com amanitas rosaceas!
nunca vi uma nessa tonalidade, lembra o SALMAO a cor?
se for sao apenas comestiveis e costumam aparecem junto das formosas.
(na mesma epoca, um pouco antes do fim do verao/epoca das chuvas)
 
Ao que parece essa tonalidade de amanita é comum nos EUA, posso estar enganado mas creio que já vi em algum lugar falando sobre esse assunto.
 
Não Morta! hauhaha pq todo mundo enxerga laranja ou salmão no seu caso, olhando esta figura uhauhauha, ele era amarelo como casca de banana:)
 
Não Morta! hauhaha pq todo mundo enxerga laranja ou salmão no seu caso, olhando esta figura uhauhauha, ele era amarelo como casca de banana:)

entao com certezza sao AMANITAS FORMOSAS :)
ativas/ tantosecas quanto frescas.
com o BONUS de ter muito menos (5%) veneno que as vermelhinhas!
 
Ummmm :) classifiquei certo hehe, mas olha em dois inverso eu vi só no terceiro, e só um exemplar são meio raros creio eu.
 
Post sobre amanitas (mensagem 2) atualizado.

Texto reformulado e mais fotos e links do CM incluídos.
 
Primeira revisão dos posts até o décimo (Panaeolus subbalteatus).

Descrições revisadas e ampliadas. Alguns dados modificados. Figuras de distribuição da espécie disponíveis na Wikipedia incluídas.
 
Opa :p: ... vamos dá uma conferida hehe ^^
 
Revisão até o post 20 - Psilocybe furtadoana.

Marcação do tópico como stick.
 
Back
Top