Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Técnica de Cultura Líquida by Maurício executada por Gamaia

Comprei Dextrose da Probiótica! 1 Kg, só tinha nessa quantidade, é dextrose que não acaba mais! ela serve sim ne? referências : http://www.lojaprobiotica.com.br/dextrose-millennium-probiotica

Vai servir. É puro açúcar.
Eu já cheguei a comprar um destes, tinha até sabor, além de outras químicas. E funcionou. Claro que é preferível um produto 100% dextrose.

Pelo que vi esse teu é sem sabor, melhor ainda.
Só olhar na composição do produto, deve ser glucose ou glicose, dextrose algo do tipo.
 
Vai servir. É puro açúcar.
Eu já cheguei a comprar um destes, tinha até sabor, além de outras químicas. E funcionou. Claro que é preferível um produto 100% dextrose.

Pelo que vi esse teu é sem sabor, melhor ainda.
Só olhar na composição do produto, deve ser glucose ou glicose, dextrose algo do tipo.
No ingrediente : Dextrose, não tem nada mais alem do Nome dextrose! então gostaria da certeza se ela serve mesmo.
 
Glucose de milho = "mel" Karo, por exemplo.

"A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose." (Wikipédia).
 
Fiz hoje uma CL, engraçado é que depois de raspar um pouquinho de esporos e lacrar o Vidro, não vi mais os esporos. parecem que dissolveram na CL. fiquei até na duvida se tinha colocado dentro, fiquei com vontade de abrir e raspar dinovo...
 
Fiz hoje uma CL, engraçado é que depois de raspar um pouquinho de esporos e lacrar o Vidro, não vi mais os esporos. parecem que dissolveram na CL. fiquei até na duvida se tinha colocado dentro, fiquei com vontade de abrir e raspar dinovo...

So no abrir o carimbo, já vão cair esporos na água. Quanto menos esporos entrarem na CL melhor, se não viu nada, é um bom sinal.
 
Fiz hoje uma CL, engraçado é que depois de raspar um pouquinho de esporos e lacrar o Vidro, não vi mais os esporos. parecem que dissolveram na CL. fiquei até na duvida se tinha colocado dentro, fiquei com vontade de abrir e raspar dinovo...

Eles se separam dos grumos, e se espalham individualmente na solução. Mas se for em uma seringa, dá para ver alguns aglomerados nadando.

Como disse o @tupy, quanto menos esporos, melhor.

Dê uma olhada: Esporos
 
Muito útil pra mim esse tópico.

Vou fazer em breve uma CL também.

Estou com um pouco de solução de esporos em uma seringa na geladeira. Pouca coisa mesmo. Deve dar pra inocular uns dois potes no máximo. Tava pensando o que fazer com ela...
Decidi que a melhor coisa é usa-la para inocular uma cultura líquida e assim fazer render muito mais. Ter material para inocular muitos copos.

Eu não cheguei a ler todas as postagens do tópico, então perdoem se eu perguntar coisas repetidas.
Tenho duas perguntas.

Onde se compra dextrose? Nessas lojas de suplementos alimentares para atletas tem?

A cultura líquida deve ter algum tipo de troca gasosa? Tipo furinho com micropore e coisas do gênero?

Valeeeu. Ótimo tópico.
 
Muito útil pra mim esse tópico.

Vou fazer em breve uma CL também.

Estou com um pouco de solução de esporos em uma seringa na geladeira. Pouca coisa mesmo. Deve dar pra inocular uns dois potes no máximo. Tava pensando o que fazer com ela...
Decidi que a melhor coisa é usa-la para inocular uma cultura líquida e assim fazer render muito mais. Ter material para inocular muitos copos.

Eu não cheguei a ler todas as postagens do tópico, então perdoem se eu perguntar coisas repetidas.
Tenho duas perguntas.

Onde se compra dextrose? Nessas lojas de suplementos alimentares para atletas tem?

A cultura líquida deve ter algum tipo de troca gasosa? Tipo furinho com micropore e coisas do gênero?

Valeeeu. Ótimo tópico.

Karo = xarope de glicose = dextrose
Ou então essa Dextrose que alguém comprou da probiótica, mas Karo deve ser mais barato.

Só um comentário, eu li alguém falando que era só água e glicose e que não tinha contaminação e por isso não precisava de panela de pressão. Isso é um engano, ter menos contaminante não significa quase nada para bactérias. Se tiver algum endoesporo na água ou no karo ele vai sobreviver, vai germinar na água com glicose, vai se multiplicar exponencialmente e vai tomar o líquido todo.
Se tiver panela de pressão acho que não custa nada esterilizar, 15 minutos depois que ganha pressão é suficiente e garante que esteja completamente estéril.
Tem o problema da mamadeira não aguentar o calor, mas para quem usa vidro ainda é a melhor opção.
:)
 
Estou fazendo com o tal alimento à base de glicose Yoki, ta na panela, vou tentar clonar um cogumelo imenso que consegui. Paz a todos!
 
Estou pensando em utilizar essa bolsa de agua de injeção para o recipiente de CL, é uma bolsa de 250ml e pelos calculos colocarei aprox 14 gramas de dextrose de academia sem sabor, tenho glicose hospitalar a 50%, será q pode-se utilizar fazendo um calculo de deixar a solução total a 5% de glicose(o bom que ela tbm já vem esterilizada em ampolas plasticas fechadas eu só nao sei se é beta glicose ou alfa glicose) é melhor que dextrose de academia? Gostaria de saber se há necessidade de aquecer essa bolsa também? E creio q não pq eu usava pra injeções intravenosas, só faltava ter algum patogeno!
 

Anexos

  • DSC01503.JPG
    DSC01503.JPG
    123.2 KB · Visualizações: 15
E creio q não pq eu usava pra injeções intravenosas

Se foi usada é mais prudente esterilizá-la antes.

Quanto à glicose hospitalar, deve funcionar bem. Só não usaria 5%, que é muito. O pessoal relata melhores resultados com 2% de carboidratos.
 
a bolsa ta lacrada ainda...bom então vou colocar dextrose a 5% mesmo, vou pegar essas 14g e diluir em 30ml agua fervente, nao quero perder meu micelio com tentativas inovadoras, vou pelo certo mesmo...
 
a bolsa ta lacrada ainda...bom então vou colocar dextrose a 5% mesmo, vou pegar essas 14g e diluir em 30ml agua fervente, nao quero perder meu micelio com tentativas inovadoras, vou pelo certo mesmo...
Qual seria o certo? Mauricio fala em 5%, Ecuador em 2% e o shroomary em 3%
 
Qual seria o certo? Mauricio fala em 5%, Ecuador em 2% e o shroomary em 3%

Não existe "certo". Há um consenso que o máximo é 5%. Pessoalmente tenho melhores resultados na faixa de 2% a 3% no máximo.
 
Back
Top