Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Superando um trauma psicológico

InducedComa

Mago Cósmico Branco
Membro Ativo
09/09/2010
605
64
Muitos dizem ser possível utilizar-se dos cogumelos para superar traumas psicológicos, mesmo sendo causados por diversos fatores. Qual a opinião de vocês sobre esse assunto? Por onde uma pessoa que busca essa resolução deveria começar? Quais são os pontos chaves que ela deveria abordar?

Alguém gostaria de compartilhar sua própria experiência no assunto?


Paz e Luz!
 
Dependeno do trauma podem ajudar, ou podem piorar isso depende de kda mente, essa minha opnião.
 
Por exemplo: um trauma físico causado por algum individuo em outro, contra sua vontade. Que mesmo após anos do ocorrido, a pessoa sente a mesma dor do causo quando vive uma situação parecida, mesmo que por vontade própria. Seria possivel, através dos mágicos, ajudar essa pessoa a aceitar o que ocorreu e deixar para trás essa lembrança ruim, ajuda-la a superar e não mais sentir essa dor.

Desculpe por ser muito vago.
 
Por exemplo: um trauma físico causado por algum individuo em outro, contra sua vontade. Que mesmo após anos do ocorrido, a pessoa sente a mesma dor do causo quando vive uma situação parecida, mesmo que por vontade própria. Seria possivel, através dos mágicos, ajudar essa pessoa a aceitar o que ocorreu e deixar para trás essa lembrança ruim, ajuda-la a superar e não mais sentir essa dor.

Desculpe por ser muito vago.

Olha, posso dizer que, pelo que você já falou, acho que consegui entender... passei por algo mais ou menos parecido na infância. Não sei se você alguma vez já fez o uso dos mágicos, mas, se eles não te 'AJUDAREM' como você espera, com certeza vão ser, no mínimo, uma ótima "terapia". Tente fazer uma experiência 'só pra ver qual é', em um ambiente calmo, seguro, de preferência deixe preparadas algumas músicas que façam você se sentir bem, relaxar, e veja no que dá. Tente não ficar pensando no seu trauma já de inicio. Na verdade, tente deixar ele bem de lado, pois quando sua mente se 'estabilizar' nas viagens e achar que está na hora de usar o efeito dos mágicos para focar nisso e refletir MUITO sobre o assunto, simplesmente vai surgir. Não force, pois aí pode acabar entrando numa bad muito chata, e vai conseguir os efeitos contrários do que espera. Uma coisa é certa, você verá o seu trauma/problema de um outro modo, vai analisá-lo de vários ângulos diferentes (eu te dizendo isso aqui parece insignificante, mas se ingerir os cogumelos, vai entender o quão incrível é isso que estou te falando). Muita coisa vai ficar mais 'clara' na sua mente. Acho que pode chegar no ponto em que eles vão te 'encurralar' e fazer você se perguntar se realmente vale a pena continuar se torturando com isso. Virá várias questões na sua cabeça... mas, para isso, mantenha ela bem aberta o tempo todo.
Cara... resumindo, principalmente nas primeiras vezes que usei, meu pensamento no dia a dia ficou tão positivo, que praticamente tudo começou a mudar pra melhor na minha vida... realmente MÁGICO!
Arrisque. Vale a pena! =)
 
Penso que as soluções para os nossos problemas não vêm em uma caixinha com tarja preta, e nem do pasto.

O cogumelo pode te aliviar a cabeça por um tempo, por te fazer mudar o foco do seu pensamento. Mas enquanto você não parar e racionalizar o que acredita ser o trauma, isso vai te assombrar eternamente. A solução mora dentro da gente.

Nossos pensamentos não têm braços e nem pernas para se agarrarem à gente. A força deles vem diretamente da nossa "dedicação".
 
Obrigado por suas palavras amigo, mas como poderia acontecer essa racionalização do possível trauma, mantonelli? Você quer dizer que o certo seria abandonar esses pensamentos?

Por favor, abra mais sua linha de pensamento....
 
Vou tentar fazer um paralelo com o uso dos cogus, sendo bem simplista.

Acredito que poucos aqui façam o uso dos cogus com a intenção de vivenciar uma bad, certo? Ainda assim existe um consenso de que as bads possam ensinar muito.
Mas como podemos tirar algum benefício de algo que nos "torturou" por algumas horas? Fazemos isso meditando sobre a experiência, tentando interpretar os seus significados.

Por que não fazer a mesma coisa com as más experiências do dia a dia?
O trauma em si não pode ser mudado, mas podemos mudar os sentimentos que ele causa na gente. Tente descobrir porque ele teve um impacto tão grande na sua vida, avalie se ele realmente merece a importância com que você o trata.

A idéia não é abandonar os pensamentos, como você mencionou, mas deixar de pensar na experiência como um trauma e passar a tratá-la por experiência de vida.

Nós somos produtos das nossas experiências, sejam boas ou ruins, e em nossa vida passaremos por muito mais momentos difíceis do que pelos bons. Devemos aprender a lidar com isso.

Abraço!
 
Nossa mantonelli, muito obrigado por compartilhar sua sabedoria, ainda sou uma pessoa muito "burra" nas coisas da vida, espero continuar aprendendo cada dia mais, seu ponto de vista é excelente. Obrigado meu amigo.
 
Falou muito bem mantonelli! Resumiu bem o problema de uma forma muito simples e clara.
Mas coloco um adendo, por mais que o que você tenha escrito seja a mais pura verdade, as vezes é muito complicado dominar os pensamentos, principalmente os ruins, e em certos casos, a pessoa precisa de algum tipo de ajuda para superar aquela crise, não porque ela não seja capaz por si só, mas acredito que o modo de vida dos dias de hoje acaba limitando nossa reflexão e serenidade.
 
Mas coloco um adendo, por mais que o que você tenha escrito seja a mais pura verdade, as vezes é muito complicado dominar os pensamentos, principalmente os ruins, e em certos casos, a pessoa precisa de algum tipo de ajuda para superar aquela crise, não porque ela não seja capaz por si só, mas acredito que o modo de vida dos dias de hoje acaba limitando nossa reflexão e serenidade.


Em nenhum momento foi dito que é fácil. :)

Eu apenas coloquei o meu ponto de vista, onde acredito que a solução para nossos problemas está em nós e não em uma substância externa.

Além disso, se temos a inteligência para identificar os problemas que surgem (ou que criamos) em nossas vidas, podemos usar essa mesma inteligência para buscar as soluções, seja de forma individual ou assistida.
No entanto é insensato esperar que qualquer substância represente uma cura milagrosa, pois se ela não funcionar você apenas acrescentará um novo trauma na sua lista. E caso ela funcione, como ter certeza de que existiu uma cura e não apenas uma muleta psicológica?

Quanto ao seu argumento de que o nosso ritmo de vida atual não permite esse tipo de reflexão, pergunto: Essa é a vida que você realmente quer? :)
 
Não lhe conheço, muito menos sei o que passou pela vida, e concordo que quando o problema é psicológico, a solução dos problemas deve ser interna, mas o que quis dizer é que você também pode contar com suportes externos, seja medicamentoso, enteógeno, religioso, ou qualquer outra forma que a pessoa encontre para lhe auxiliar a superar as dificuldades, afinal de contas, cada vida é única e nossa forma de racionalizar as situações e lidar com as dificuldades é igualmente única. Também existem transtornos de ordem patológica - hormônios produzidos em níveis baixos e outras anomalias cerebrais - onde deve haver algum tipo de tratamento.

Você mencionou que, se temos inteligência para identificarmos o problema, então devemos ser igualmente inteligentes para propor soluções, mas não é sempre que identificamos os problemas, o que dificulta a busca de sua solução.

Cura milagrosa realmente não existe, ainda mais se tratando de problemas psicológicos e emocionais, mas não acredito ser correto renegar qualquer tipo de auxilio em superar as dificuldades, por mais que o essencial seja resolvido pelo lado interno e pessoal. Cada um tem sua maneira de buscar a felicidade.
 
Mas coloco um adendo, por mais que o que você tenha escrito seja a mais pura verdade, as vezes é muito complicado dominar os pensamentos, principalmente os ruins, e em certos casos, a pessoa precisa de algum tipo de ajuda para superar aquela crise, não porque ela não seja capaz por si só, mas acredito que o modo de vida dos dias de hoje acaba limitando nossa reflexão e serenidade.


A mente é algo complexo! Ás vezes quando você se vê de mãos atadas, aprisionado, na verdade a única prisão esta em você mesmo, em seus medos em suas preocupações.
Todos nós temos medos, todos. Você já se perguntou o por que das pessoas seguirem religiões, mentirem sobre seus status, serem violentas, etc?
Porque elas tem medo, medo de não terem atenção, medo de não serem especiais, medo de tudo até de assumir seus medos.

Tudo o que acontece com você, é processo de sua mente, a chave para sua paz, e para a de todos, é o equilíbrio e a reflexão. Comece a se perguntar as coisas sobre você mesmo, reflita sobre o você pensa e depois reflita sobre sua reflexão, para todos os dias alguns minutos e deem eles ao seu "eu".

Uma forma rápida de se livrar de toda a tristeza, de todos o medo é assumir pra você mesmo o que você sente e se perguntar se você quer continuar neste ciclo que não levará a lugar algum.

Reconheça, o que aconteceu não há força divina que mude, aconteceu, mas passou, você é forte, pois se não fosse como teria chegado até aqui e aguentado tudo o que já passou? Não há como "dominar os pensamentos", eles sempre virão a tona, pois são pensamentos, você esta olhando "pra trás" e as lembranças veem, vai acontecer de você se reconhecer com o caso de alguém e as lembranças viram de novo. Mas nem por isso precisas se abater, elas já estão no passado, já passou, e não há porque estragar o presente.

Vou contar um pouco sobre mim.

Desde pequeno passei por diversas aflições, coisas muito ruins me aconteceram durante anos.
Todos temos problemas, mas com aquela idade e mentalidade a carga era pesada de mais pra mim.
Muitos em meu lugar lavariam uma vida de medo, uma vida depressiva, eu mesmo estive em depressão profunda, aos 19 com todo um caminho pela frente a unica coisa que vinha em minha mente era o suicídio.
Sempre tive grande interesse pela ciência, comecei a ler artigos científicos e refletir sobre eles, quanto mais e lia, mais eu queria ler, aqui foi trabalhando minha lógica, quanto mais respostas apareciam mais perguntas surgiam e foi assim que fui criando sabedoria, com perguntas, comecei a colocar perguntas nas frete de tudo, e isso só aumentava cada vez minha percepção e lógica, mas eu ainda continuava depressivo.
Comecei a estudar sobre o cérebro pra entender o que se passava com as pessoas e comigo.
Depois de alguns messes, ainda depressivo, comecei a usar drogas. Fui usando de tudo até chegar o LSD, eu havia comprado uma cartela de Bike 100, e todos finais de semana eu consumia com meus amigos.
De alguma forma, o ácido lisérgico acelerou minha mania de perguntas, de certa forma parecia paranoia, mas na verdade se tonou um vicio, Sim! Vicio! Quando você começa a descobrir coisas sozinho isso te traz euforia e adrenalina e você fica de bem com sigo mesmo, pois o cérebro libera endorfina.

Em fim, comecei a me perguntar se seria certo e viver minha vida toda triste, sempre que algo de ruim vinhese atona e refazia essa pergunta. Hoje em dia estou de bem comigo mesmo, quando algo de ruim surge eu logo já penso: "tá! deixa isso pra la, quero coisas boas, quero felicidade, pois um dia eu irei partir e quando essa hora chegar quero estar satisfeito, sem arrependimentos e acima de tudo, feliz".

Um "por que", muda tudo!

Espero mesmo ter ajudado, ter conseguido passar a mensagem, se há algo que não compreendeu releia e reflita até entender, pois se deu certo pra mim, também pode dar pra vc!
Abraço!
 
Como falei em meu post anterior, sei que o problema é interno e que tenho que resolvê-lo da mesma maneira, mas reforçando, cada sofrimento é único, assim como cada cura é única. Existe uma diferença entre saber e fazer e é justamente nesse caminho que ainda não me achei.

No meu caso especifico, sei muito bem quais são os meus problemas, numa analogia simples, conheço o roteiro, o que causa esse tipo de distúrbio e que tipo de atitude tenho que adotar para resolvê-lo, mas o problema é justamente colocar em prática. Sei que nada adianta se preocupar demasiadamente com possíveis acontecimentos futuros, que não há como mudar o que já passou, que o recomeço é sempre possível e que a vida é beeeeem mais do que a matéria, mas não consigo bloquear esse tipo de pensamento, que vem com muita força principalmente antes de dormir, fazendo minha ansiedade disparar e trazendo outras consequências terríveis.

Como disse anteriormente, entrei em crise há +- 2/3 anos, quando procurei ajuda psiquiátrica, desde então melhorei bastante, como se fosse tirado da crise, mas a evolução parou ai, saí do quadro agudo e estacionei, afinal de contas existem muitas limitações nos tratamentos alopáticos atuais. Cumpriu muito bem sua função emergencial, tendo em vista os padrões médicos, mas sei que os próximos passos vão ser com minhas próprias pernas, que a mudança que tenho que fazer é interna, na mecânica essencial do pensar e assim vim parar nesse fórum, pois acredito que as diversas formas de explorar a consciência sejam caminhos viáveis para auxiliar a mudança da "chave" negativa que tanto me atormenta.

Podemos dizer que conscientemente tenho duas personalidades, uma negativa, que causa a ansiedade, e a outra que sabe que esse tipo de pensamento não tem proposito e só serve para desgastar minhas energias e meu psicológico. O meu dilema é conseguir fazer a segunda pensar mais alto que a primeira, mas acredito que meus estudos sobre estados alterados de consciência estejam me dando uma ajuda muito efetiva, pois me sinto muito mais sereno do que estava antes de encontrar esse fórum, e espero que minhas futuras experiencias sejam de grande valia para me auxiliar a percorrer a trilha de volta à tranquilidade.

Abraços
 
Você só esta confuso amigo, justamente pensas em seu "problema" por tentar não pensar, acredite ou não seu cérebro esta te pregando uma peça. Comece a refletir sobre o que você pensa, depois se possível reflita até sobre sua reflexão para chegar o mais próximo possível de uma verdade(resposta).

Nada muda se você não mudar.
Pelo que percebi você tem frequência diária no uso do computador, posso estar equivocado tirando conclusões precipitadas, mas, ainda direi que acho que estais por trocar o contato físico pelo virtual, se estais a fazer isso deve mudar de caminho o mais rápido possível, manter contato virtual acima do físico tende fazer aumentar seu transtorno. Comece a sair mais, desapegue de tudo, converse mais, viva mais.
Vá pelo caminho que for mais fácil, seja ele construir um muro ao redor disto( o que não recomendo) ou aceitar os fatos e ignora-los pois a vida é curta e é vivida somente 1 vez e temos que ser felizes(seria o melhor).

Seja o que for, tome uma atitude, busque a felicidade, o tempo passa e muito rápido.
Abraço!
 
Eu já tinha esquecido!
Faça exercícios físicos diariamente, de preferencia academia de musculação.
Isso faz um bem incrível e é o melhor que se pode fazer para ter uma vida prazerosa.
Após 2 ou 3 semanas vc se sentirá uma nova pessoa.
 
Por exemplo: um trauma físico causado por algum individuo em outro, contra sua vontade. Que mesmo após anos do ocorrido, a pessoa sente a mesma dor do causo quando vive uma situação parecida, mesmo que por vontade própria. Seria possivel, através dos mágicos, ajudar essa pessoa a aceitar o que ocorreu e deixar para trás essa lembrança ruim, ajuda-la a superar e não mais sentir essa dor.

Desculpe por ser muito vago.

Ora, você não me parece ao mínimo incompleto ou errado no raciocínio... Mas não são os mágicos em sí que deveem te ajudar, você se ajuda curtindo....

Dá ouvi não... ó: LUGAR=====HORA
\\ //
\\ //
VONTADE
 
Última edição por um moderador:
InducedComa, acredito que toda busca de conhecimento e aceitação é válida, e que os enteógenos podem ser companheiros muito úteis nessa caminhada em busca da paz e tranquilidade. Por si só, a tentativa de enfrentar e solucionar os problemas já mostram uma pré disposição para cura, seja ela qual for.
 
Back
Top