Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substratos Jun-Cao

  • Criador do tópico Phyllomedusa
  • Data de início
P

Phyllomedusa

Visitante
Alguns substratos para cogumelos comestíveis (quem sabe para cubensis tbm????).:rolleyes:
Essa é a tecnica Jun-cao.
Retirado do livro "producao de cogumelos por meio de tecnologia chinesa"
pag86.JPGpag88.JPGpag89.JPGpag87.JPG
 
Obrigado, boa contribuição :pos: Aos poucos vamos evoluindo em várias áreas diferentes da micologia.

Tive algumas duvidas quanto a alguns ingredientes, vou colocar as informações que achei pesquisando aqui, talvez alguem tenha as mesmas duvidas que eu tive :):

O que é Andropogon: O andropogon é um capim com origem na Nigéria, África Ocidental. É de estabelecimento relativamente lento, altamente produtivo, palatável, fácil consorciação, muito resistente à seca devido ao seu sistema radicular profundo. prefere solos bem drenados e vegeta em regiões de cerrado, de PH ácido e alto teor de alumínio, respondendo bem a
calagem, e adubação.
Fonte Site do Andropogon

O que é Barachiaria brizantha: Planta cespitosa e ereta, com 1,0 - 1,5 m de altura, sendo a espécie de maior porte entre as braquiárias cultivadas como forrageiras no Brasil. Possui colmos cilíndricos, estriados, glabros, verdes com nós mais claros. Tendem a se inclinar para o solo, elevando novamente a extremidade quando plantas se encontram isoladas ou em baixa densidade.
Fonte

O que é Tifton: Não achei um texto bom sobre ela, mas é uma outra graminea.
 
Tifton é um tipo de capim com alto teor de proteina, muito utilizado para produção de feno,e pastagens para equinos. É considerado uma pastagem de exelente fonte de proteinas, dentre todas as forrageiras acho que o thifton é um dos mais cotados.
Tambem faz parte da familias dos tifton as gramas utilizadas em campos de golf dentre as linhas mais modernas a "tifton eagle" desenvolvida pela universidade da carolina do norte. ( Hoje em dia ja se estuda uma variedade de tifton resistente a agua salgada.)
[]'s
Zóio
 
Em que tipo de estabelecimento comercial eu encontro essas gramíneas?
Será que tem pronto para uso?

Abraço!
 
Acho que vc consegue sementes de thifton em qq loja o ramo .... ( alias pode ser utilizado diferentes tipos de capim na tecnica Jun- cao... ) pelo menos foi o que eu li...
[]'s
Zóio
 
Sementes de Andropogon e Brachiaria são facilmente encontradas em qualquer loja agropecuária. Tifton se reproduz melhor por mudas, talvez seja mais fácil encontrar mudas de grama Estrela Africana, que deve dar o mesmo resultado que o Tifton. Paz e Alegria!
 
NeuroFX disse:
Uma idéia para o pessoal interessado é plantar.

Por ser considerado uma praga na agropecuária o ideal seria mesmo o plantio em vaso ou leiteira.


NeuroFX disse:
Estive lendo sobre o andropogon e achei bem interessante: fácil de cultivar, tem bom crescimento e é resistente.

E o mais nutritivo para o Jun-Cao.
 
viridis disse:
Por ser considerado uma praga na agropecuária o ideal seria mesmo o plantio em vaso ou leiteira.

O quê é considerado uma praga na agropecuária?
 
TapyKala disse:
O quê é considerado uma praga na agropecuária?

Tudo o que não é nativo e pode fugir do controle se alastrando e sufocando as plantas nativas modificando um ecossistema em perfeito funcionamento! válido para plantas, fungos, animais, incetos, bactérias etc...

exemplo otimo de praga: HOMEM, Maconha, Capim Braquiara, tiririca, pulgão, etc..
 
TioDena disse:
Tudo o que não é nativo e pode fugir do controle se alastrando e sufocando as plantas nativas modificando um ecossistema em perfeito funcionamento! válido para plantas, fungos, animais, incetos, bactérias etc...

exemplo otimo de praga: HOMEM, Maconha, Capim Braquiara, tiririca, pulgão, etc..

Nesse ponto de vista sim! Mas não é praga da "agropecuária" mas sim praga do ambiente natural!
 
TapyKala disse:
Nesse ponto de vista sim! Mas não é praga da "agropecuária" mas sim praga do ambiente natural!


É praga pois é forte competidora. Aliás, ninguém compete com pragas.


A agropecuária se faz do ambiente e as pragas se apossam da agropecuária e consequentemente do ambiente.

Não que seja ruim, mas não é viável permitir o alastramento em uma cultura.
 
viridis disse:
É praga pois é forte competidora. Aliás, ninguém compete com pragas.


A agropecuária se faz do ambiente e as pragas se apossam da agropecuária e consequentemente do ambiente.

Não que seja ruim, mas não é viável permitir o alastramento em uma cultura.


As Bracharias já estão amplamente alastradas em todos os biomas brasileiros, ela pode ser considerada uma praga da agricultura, mas não da pecuária.. Há várias espécies de Andropogon nativas do Brasil. O Tifton só é agressivo em solos muito férteis e com pouco alumínio, que correspondem à minoria dos solos brasileiros.
 
estou comeeçando testes com Pleorutus Ostreatus , e gostei da receita 17, vou tentála com grama seca hoje mesmo.
 
Salvo engano, certa vez eu li que deveria umidecer até chegar a 70% de umidade no substrato, só não sei como fazer essa medição !!


[]'s

Good Vibes
 
Mas essa técnica jun kao é própria para cultivarmos os nossos cogumelos mágicos?
Se for é muito mais fácil esse produtos serem adquiridos......bagaço de cana é só pegar com aqueles carrinhos de suco de cana (kombi, é só pedir pro carinha do suco o que ele vai jogar fora depois de tirar o suco; a grama é só esperar alguém cortar o jardim e pronto faz a mesma coisa, e o gesso em qualquer lojinha compra-se.
estamos evoluindo hein!!!!
 
Mas essa técnica jun kao é própria para cultivarmos os nossos cogumelos mágicos?
Se for é muito mais fácil esse produtos serem adquiridos......bagaço de cana é só pegar com aqueles carrinhos de suco de cana (kombi, é só pedir pro carinha do suco o que ele vai jogar fora depois de tirar o suco; a grama é só esperar alguém cortar o jardim e pronto faz a mesma coisa, e o gesso em qualquer lojinha compra-se.
estamos evoluindo hein!!!!

vejo que está lendo muito heim colega!!

a idéia de onde conseguir cana deveria ir para a biblioteca :D
 
Quanto eu coloco de água em cada receita?

E ae ZED, olha lá na terceira página que o Phyllo postou.
Lá diz que para as receitas propostas por eles, deve se adicionar de 8 a 9 litros da água no substrato.

Mas é bom tomar essa medida como base e não regra, pois os ingredientes podem variar em retenção de liquidos, sendo assim utilize do bom senso.

O substrato, seja qual for, deve sempre ficar úmido, mas não encharcado, eu já li várias vezes que para se ter uma boa noção do ponto certo de água é só tu pegar um punhado so substrato e apertar ele, devem escorrer poucas gotas de água. Se jorrar água como se estvesse pressionando uma esponja molhada, estará com muita água, se não gotejar nada, adicione mais água.

Mas essa técnica jun kao é própria para cultivarmos os nossos cogumelos mágicos?

A técnica Jun-cao e as receitas de substratos não são próprias para Psilocybes, são para as especies listadas na terceira figura anexada na primeira postagem.

Todavia, nada impede que se utilize qualquer dos substratos para o cultivo dos cubbies.
 
A técnica Jun-cao e as receitas de substratos não são próprias para Psilocybes, são para as especies listadas na terceira figura anexada na primeira postagem.

Todavia, nada impede que se utilize qualquer dos substratos para o cultivo dos cubbies.

Estou testando o cultivo de cubensis utilizando o substrato jun-cao e o micelio cresce muito bem!
BASTANTE PROMISSOR!

Estou utilizando capim elefante moído, farelo de arroz integral moído e calcareo. A inoculação é feita com spawn de milho de canjica.
*não tenho máquina fotografia para postar as fotos.
Mas logo em breve...
 
Back
Top