Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato: Qual o melhor?

Psilo.Cube

Hifa
Cadastrado
21/03/2018
17
17
34
Salve galera, tudo certo? Andei pesquisando por aqui e vi que utilizam diversos substratos (Trigo, milho, arroz, centeio, etc)

Minha dúvida é: Qual o melhor substrato? alguém já testou qual o melhor em questão ao tempo de colonização e rendimento de biomassa (cogumelos)? Realmente o substrato faz a diferença na hora da colheita ou não muda muita coisa?

Eu sempre usei trigo puro, sem vermiculita, e gostaria de saber se alterar o substrato pode alterar na quantidade de cogumelos.

Fiz uma busca nos fóruns e não encontrei nada relacionado, peço desculpas caso já exista um tópico falando disso!

OBrigado a todos!!!
 
Substratos influem sim, sendo que o arroz integral por exemplo faz com que os cubensis fiquem bem mais potentes dos que os que crescem na natureza.

O seu substrato depende do seu objetivo, do tipo de cultivo que quer fazer, do trabalho que quer ter.

Mas em regra acho que por peso em massa nutritiva do substrato que vira cogumelo, o arroz integral é o melhor ou um dos melhores.
 
Já usei, arroz integral e branco, trigo em grão, farinha de kibe, milho de pipoca, milho triturado, canjica amarela, canjica branca, casca de amendoim e grão de bico. Todos funcionam.

Já testei feijão. Até colonizou, mas todos os pontes contaminaram.

Estou testando canjiquinha agora.


Meu ranking:

Pra inocular grãos
1 arroz integral. Velocidade de colonização, difícil contaminar e potencia(percepção pessoal)
2 trigo em grão. Velocidade de colonização e difícil contaminar
3 Milho de pipoca. Velocidade de colonização, muito mais propenso a contaminação.

Pra bolos
1 Farinha de kibe(pela praticidade)
2 Farinha de arroz integral

Obs: o grão de bico rendeu bem, mas por algum motivo não funciona. Já usei 2 vezes(3 e 4g secos) e tive efeitos quase nulos. 3g secos de um cultivo em arroz, feito a partir da mesma seringa de esporos, deu pra curtir uma trip.
 
Última edição por um moderador:
Já usei, arroz integral e branco, trigo em grão, farinha de kibe, milho de pipoca, milho triturado, canjica amarela, canjica branca, casca de amendoim e grão de bico. Todos funcionam.

Já testei feijão. Até colonizou, mas todos os pontes contaminaram.

Estou testando canjiquinha agora.


Meu ranking:

Pra inocular grãos
1 arroz integral. Velocidade de colonização, difícil contaminar e potencia(percepção pessoal)
2 trigo em grão. Velocidade de colonização e difícil contaminar
3 Milho de pipoca. Velocidade de colonização, muito mais propenso a contaminação.

Pra bolos
1 Farinha de kibe(pela praticidade)
2 Farinha de arroz integral

Obs: o grão de bico rendeu bem, mas por algum motivo não funciona. Já usei 2 vezes(3 e 4g secos) e tive efeitos quase nulos. 3g secos de um cultivo em arroz, feito a partir da mesma seringa de esporos, deu pra curtir uma trip.
e sobre a farinha de kibe, se mantem a potencia?
 
e sobre a farinha de kibe, se mantem a potencia?

Não notei diferença comparando com arroz.

Retiro o que eu disse sobre o grão de bico. Não sei o motivo de não ter batido antes, mas obviamente não era o substrato.
Eu tava achando que era fraquinho e dobrei a dose fazendo lemon tek. Amigo, que surra que eu tomei. Maior pêia da minha vida.
 
Back
Top