Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato para pans

Crazyblue

Primórdia
Membro Ativo
08/11/2012
106
31
30
volta redonda RJ
Bom dia galera do CM,
Em breve e com louvor irei começar meu cultivo,infelizmente não consegui esporos ja domesticados,então fui a caca para buscar um esporo de cubensis mas achei apenas pans,pelo que li os pans são bem mais difíceis de cultivar,mas nao custa nada tentar xD. Quero tentar fazer um cultivo simples,e vi que substratos usados em pans foram esterco+palha+vermiculita.Tenho (por enquanto) 2 duvidas :
1.O esterco pode ser esterilizado na panela de pressão apenas?Ou deve fazer algo mais?
2.A palha pode ser trocada por fibra de coco? se não qual palha devo usar?

Desde já agradeço a ajuda ! paz e luz.
 
O melhor substrato para PANS é o esterco!
O cultivo é igual aos dos CUBENSIS, sobre oque dizem da dificuldade dos PANS, é lenda!
PANS são de colonização rápida, muito rápida, e muito mais resistentes a contaminantes que os CUBENSIS.
Arrisco a dizer que os PANS são mais fáceis de serem cultivados que os CUBENSIS ;)
 
haha espero que sim !
apenas esterco puro?é melhor pegar um esterco na natureza ou compra lo em supermercados? e sobre a esterilização?
e a palha para fazer uma camada,nao é necessário?
 
apenas esterco puro?

Misture com vermiculita para manter a umidade.

é melhor pegar um esterco na natureza ou compra lo em supermercados?

Ambas as opções são válidas, mas eu creio que você não encontrará esterco em supermercados.

e sobre a esterilização?

Proceda normalmente, do mesmo modo que você esterilizaria um bolo PF (isso se você fizer bolos). No caso dos grãos, eles também precisam ser esterilizados.

e a palha para fazer uma camada,nao é necessário?

Não! Dê uma olhada no cultivo do @Amaral :

https://teonanacatl.org/threads/panaeolus-mg-bolo-pf.10191/
 
Proceda normalmente, do mesmo modo que você esterilizaria um bolo PF

Esqueceu de dizer @RainSpirit pra fazer isso escondido da família, esposa, mãe e etc... ja imaginou: Filho o que você esta fazendo? R: estou cozinhado :poop: Merda... :eca::arghh: :matreiro::facepalm: :facepalm::teo_seta_direita::cr: ...:desculpa: :anjo:

Particularmente eu adoro o cheiro de tolete pasteurizado :D ... falando serio é bem interessante como muda o cheiro de esterco pra capim processado um aroma verde :fome:

@Crazblue você pode usar uma parte de grãos junto com esterco e vermiculita pra reforçar tando a colonização quanto a frutificação.:)
 
Última edição:
Back
Top