Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato para casing substrato de fibra de coco

Roger.47

Esporo
Cadastrado
23/07/2020
1
1
26
Ola, esse e meu primeiro post e como tenho algumas dúvidas por ser ainda um amador em cultivo de cogumelos, gostaria de saber se alguém sabe me informar exatamente a receita para preparo de substrato com fibra de coco para casing, a maioria das informações que tenho sao inconsistentes, e ainda não sei a importância do gesso e do café, se alguém puder me ajudar fico muito grato
 
Café é usado para nitrogenar e acidificar o meio. Em substratos para bulk(casing) geralmente se usa a CAL hidratada (Cal virgem), que tem a função de basidificar o meio.
O gesso também é usado para basidificar o substrato, porém, com menos eficiência que o Cal.
Quanto ao casing com fibra de côco, recomendo a leitura do diário Cultivo de MDK (Fibra de côco+arroz integral).
Bom cultivo!
 
Ola, esse e meu primeiro post e como tenho algumas dúvidas por ser ainda um amador em cultivo de cogumelos, gostaria de saber se alguém sabe me informar exatamente a receita para preparo de substrato com fibra de coco para casing, a maioria das informações que tenho sao inconsistentes, e ainda não sei a importância do gesso e do café, se alguém puder me ajudar fico muito grato

Salve, brother! O casing se constitui de uma camada de substrato no fundo, a camada de spawn (bolo colonizado) e outra camada de substrato no topo.

No exemplo vou citar a Vermiculita + fibra /pó de coco (metade/metade). Para esterilização do substrato basta misturar os produtos com água, deixando úmido até pingar 1 gota ao apertar, e esquentar com tampa (não de alumínio pra não queimar o micro) por 10 minutos no microondas - parando umas 2 vezes no meio do tempo para misturar com colher esterilizada.

Com o substrato esterilizado e em temperatura ambiente, você pode fazer as camadas nas bandejas, tampar e voltar para a incubadora por mais uns dias até o micélio aparecer na superfície (sem tomar conta por completo), então é hora de aniversariar.

A escolha do substrato é relativa. Se você optar por turfa (que é ácido), por exemplo, deverá utilizar algum estabilizante do Ph do solo (cal, e afins).

Para facilitar o processo, sugiro fazer o casing só com vermiculita ou ela misturada com a fibra/pó de coco, por não alterar o Ph do substrato.

Sucesso nos cultivos 🍄
 
Back
Top