Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato muito úmido.

ChoK'z

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/11/2005
8
68
37
Olá irmãos, estou agora em meu primeiro cultivo,

bom, um copo colonizou quase 85%, tudo bem, micelio bonito, colonização não tão rapida ( porem os esporos eram bem antigos )

Bom, durante, quando ja estava em +- 80% a colonização, ja havia meio que umas goticulas de agua, o que pelo que li era algo bom.

Só que agora, a agua dentro do copo parece ser muita, quando se mexe o copo é perceptivel um pouco indo de um lado para o outro, e a colonização parou.

o outro, quando virei ele de cabeça para baixo, ele desceu e ficou compacto, uma parte bem colonizada com um micelio forte, e parou por aí tambem.

posso aproveitar para algo este copo que compactou? e o que faço com aquele com excesso de umidade?

obrigado irmãos.
 
Qual a cor da água?

se não houver contaminação, e o micelio realmente tiver parado de crescer, vc poderia fazer como já fiz algumas vezes... tira do copo em ambiente esteril e corta o bolo. fica só com a parte colonizada. Daí pra frente, utiliza normalmente.
 
Upvote 0
Olá irmãos, estou agora em meu primeiro cultivo,

bom, um copo colonizou quase 85%, tudo bem, micelio bonito, colonização não tão rapida ( porem os esporos eram bem antigos )

Bom, durante, quando ja estava em +- 80% a colonização, ja havia meio que umas goticulas de agua, o que pelo que li era algo bom.

Só que agora, a agua dentro do copo parece ser muita, quando se mexe o copo é perceptivel um pouco indo de um lado para o outro, e a colonização parou.

o outro, quando virei ele de cabeça para baixo, ele desceu e ficou compacto, uma parte bem colonizada com um micelio forte, e parou por aí tambem.

posso aproveitar para algo este copo que compactou? e o que faço com aquele com excesso de umidade?

obrigado irmãos.


Fala Chok'z


Com toda essa água dentro dos copos a colonização é interrompida.

Com assepsia abra os copos, retire os bolos cubra com vermiculita esterelizada.

Coloque em outro pote esterelizado , vede com papel alumínio e fita durex guarde no escuro.

Espere colonizar.
 
Upvote 0
Olha só, tem que cheirar o bolo pra ver se não azedou, porque se azedou não sei se cobrir com vermiculita adiantaria alguma coisa.
Dúvida para o Maurício responder:
Se o bolo azedar, depois de estar 100 colonizado, posso usar ele pra alguma coisa ou só em outdoor?
 
Upvote 0
A agua esta limpa, normal, transparente, aspecto de agua mesmo.

Sobre o cheiro, não sei pois não abri os copos, se bem que eles ja tem um cheiro caracteristico, mas não ainda do micelio.

sobre cortar os bolos, acho que ainda não dá, eles não colonizaram por parte, o copo foi colonizando inteiro, ou seja, tem partes em cima, embaixo, que ainda não foram preenchidas, acho ke seria alto o risco dcontaminar.
 
Upvote 0
O que voce vai fazer é como uma cirurgia de coração! de qualquer maneira tem um certo risco, mais é pra dar certo!
O cheiro do micélio é característico, é um cheiro meio doce, se o cheiro nao for igual ao de algo estragado ta ótimo!
Como disse o mauricio, seja cuidadoso e faça com muuuita assepsia!

abraço
 
Upvote 0
Back
Top