Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substrato mistuoreba

clestinho

Cogumelo maduro
Membro Ativo
29/07/2006
54
69
36
preparei um substrato contendo:

agua mineral
vermiculita( fiz no olho, mas ficou 1 pra 1, ou, metade metade)
- 200ml de arroz integral batidos no liquidificador com 50ml de farinha de trigo
- 250ml aveia, alpiste, linhaça, painço(mistura para passaros comprada no supermercado)
- 200ml de milho (retirados de uma espiga, mtos dos grãos ficaram cortados pela metade)

fiz as medidas num copo medidor porisso as medidas em ml


em uma vasilha molhei a vermiculita com agua quente, aos poucos fui misturando a farinha de arroz+trigo até virar uma mistura homogenea, hidratei os grãos para pássaros em um copo com agua quente e retirei os graos da espiga de milho, estraçalhando-os.

misturei tudo, separei em 4 potinhos de 250ml e 1 de 800ml, fiz um selinho de vermiculita seca de 1cm emcima e embaixo da mistura, fechei com papel aluminio e fita isolante, esterelizei em panela de pressão por 45min, inoculei, e mandei eles para a encubadora a 27° constantes.
agora é so esperar
 
Vc fechou com fita isolante antes de esterilizar??

Se sim... como o vapor efetivo teve contato com o substrato??

Se não.... acelera fundo!!!

abraço!
 
fechei sim! mas a fita isolante so serviu para o papel aluminio nao sair do copo.. pq a pressão fez com que ele descolasse um pouco..
 
fechei sim! mas a fita isolante so serviu para o papel aluminio nao sair do copo.. pq a pressão fez com que ele descolasse um pouco..

não presisa e não pode ter a fita, pois como o Muilok disse, o substrato não foi esterelizado pelo vapor

so uma leve apetada no papel aluminio já é suficiente para que o mesmo não saia do copo

melhor esterelizar de novo :eek:


Sucesso ai, fica na Paz.
 
fechei sim! mas a fita isolante so serviu para o papel aluminio nao sair do copo.. pq a pressão fez com que ele descolasse um pouco..

Tá meu amigo, mas aí não tem como o vapor gerado adentrar o substrato.

O tampão de alumínio deve ser somente apertado manualmente, é pelas bordas que se faz a circulação de vapor para dentro do copo, e consequentemente para dentro do substrato. Reveja seu estudo, e proceda conforme, que logo terás sucesso com o cultivo.

good vibes!
 
eu achei que o vapor da panela nao podia entrar no copo!
mas tbm vi que isso é impossivel, pq a fita sempre descola com a pressão que sai de dentro do copo e vem aquele cherinho de graos cozidos.. :rolleyes:
abraços e obrigado pelas informaçoes!
 
Eu deveria postar um tópico sobre isso..

Uma forma boa de esterelizar o substrato sem perder umidade, reduzir os riscos de contaminação quando abre a panela, e ainda prender o papel alumínio é:

- Prenda mesmo o papel alumínio. Eu prendo com várias voltas muito bem apertadas de linha de costura até ficar muito bem fixo e vedado. mas pode-se prender como quiser.

- Depois de totalmente vedado MESMO, você pega um palito de dente ou algo assim e faz só um furinho no centro do pote. No centro do tampão de papel alumínio! De uma espessura mais fina que o próprio palito de dente ou da mesma espessura dele, tanto faz. Esse furinho vai ser pra sair o vapor, se não pega pressão e arrebenta o tampão de alumínio.

- Dessa forma, quando acabar a esterelização que a panela esfriar e você for abrir, já pega um durex, abre e imediatamente põe o pedacinho de durex em cima do pequeno furo.

- É muito mais cômodo do que ter que pegar o copo de dentro da panela e rapidamente passar uma fita em volta tentando vedar rápido. No caso você faz essa parte ANTES. DEPOIS SÓ PRECISA ABRIR E TACAR O PEDAÇO DE FITA NO FURO. Isso reduz COM TODA CERTEZA DO MUNDO, significativamente o contato do substrato com o ar exterior, por tanto também, os riscos de contaminações. :pos:

Eu acho que deveria ser feito um tópico sobre isso. Facilita muito, eu vejo muita gente tirando o pote da panela e passando a fita em volta do pote desesperadamente. Agora que postei isso aqui, (e já havia postado em outro tópico) acho que não há mais necessidade de abrir um tópico pra isso mas, se preferirem eu posso fazer um com fotos explicativas e tal. Mas acho que deu pra enteder.... (deu?) hehehhehehe... Valeu clestinho, minhas good vibes pro seu cultivo. :D
 
nos ultimos dias, a temperatura de minha cidade subiu consideravelmente..
isso fez com que o micélio colonizasse MTO-RAPIDO

ontem fez 1 mes que eu inoculei estes potes
e hj fazem apenas 3 dias que apareceu o micélio em 2 potes..

IMPRESSIONANTE! o micélio colonizou 40% do bolo em 3 dias

a inoculação foi feita com o carimbo de um cubbie selvagem que eu achei no inicio do ano..

com toda minha certeza, nao é contaminação

to sem a camera pra tirar fotos abraço!
 
Back
Top