Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Substrato a Base de Milho de Pipoca e Utilização de Dextrose e Antibióticos

Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Continuaçao dos anexos

 

Anexos

  • milho 105.jpg
    milho 105.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 77
  • milho 117.jpg
    milho 117.jpg
    41.8 KB · Visualizações: 48
  • milho frutificando 009.jpg
    milho frutificando 009.jpg
    42.3 KB · Visualizações: 48
  • milho frutificando 012.jpg
    milho frutificando 012.jpg
    48.7 KB · Visualizações: 45
  • milho frutificando 013.jpg
    milho frutificando 013.jpg
    44.3 KB · Visualizações: 38
  • milho frutificando 024.jpg
    milho frutificando 024.jpg
    42.8 KB · Visualizações: 64
  • milho frutificando 023.jpg
    milho frutificando 023.jpg
    46.5 KB · Visualizações: 51
  • milho frutificando 022.jpg
    milho frutificando 022.jpg
    43.3 KB · Visualizações: 50
  • milho frutificando 015.jpg
    milho frutificando 015.jpg
    40.9 KB · Visualizações: 38
  • milho frutificando 014.jpg
    milho frutificando 014.jpg
    32.7 KB · Visualizações: 33
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Mais anexos..

Estao faltando alguins pois eu ja os utilizei em outros posts.

Paz, amor e muita poesia.

 

Anexos

  • milho colheita 001.jpg
    milho colheita 001.jpg
    57.1 KB · Visualizações: 64
  • milho frutificando 030.jpg
    milho frutificando 030.jpg
    33.7 KB · Visualizações: 32
  • milho frutificando 029.jpg
    milho frutificando 029.jpg
    39.4 KB · Visualizações: 41
  • milho secos 004.jpg
    milho secos 004.jpg
    67.3 KB · Visualizações: 49
  • milho secos 006.jpg
    milho secos 006.jpg
    37.5 KB · Visualizações: 46
  • Imagem 074.jpg
    Imagem 074.jpg
    40.2 KB · Visualizações: 51
  • Imagem 079.jpg
    Imagem 079.jpg
    31.3 KB · Visualizações: 41
  • Imagem 075.jpg
    Imagem 075.jpg
    31.5 KB · Visualizações: 47
  • Imagem 076.jpg
    Imagem 076.jpg
    36 KB · Visualizações: 47
  • Imagem 073.jpg
    Imagem 073.jpg
    45 KB · Visualizações: 72
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Creio que como o micelio nao absorve o antibiotico, o tempo de açao deva ser valido por todo o tempo de cultivo, mas é apenas uma especulaçao nao sei afirmar com certeza.

Paz.
 
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Fiquei interessado no uso de antibiótico, apesar de ter observado mais problemas com o trichoderma :)mad:), que é fungo, mas tudo é possível num cultivo, quanto mais contaminações.

Fiz a pergunta pq tava pensando num cultivo outdoor, ou num substrato pasteurizado. Nesses casos, o uso do antibiótico seria prejudicial se de fato inibisse o aparecimento de bactérias benéficas.

Aliás, o micélio tb se alimenta de algumas bactérias e nematodes.

Creio que a técnica é para ser usada estritamente indoor ou nas fases de incubação.
 
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Sim, e o espectro de açao da amoxicilina eh tanto pra gran positivo como negativo, mas acho que seria um impecilho sim no cultivo outdoor por matar muitas das bacterias necessarias mesmo, mas voce pode usar na faze de incubaçao sim.

o problema é o preço, eh q eu consigo amostra gratis, logo vou testar antibioticos mais baratos.

Paz, amor e muita poesia!
 
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Mas a dextrose não agilizaria a colonização, pelo menos em teoria. Ela só funcionaria como mais alimento para o micélio, o que não quer dizer que isso seja essencial.

O lance seria analisar a composição química dos carboidratos da dextrose e do bolo PF comum, daí tirar a conclusão de qual açúcar é melhor para o micélio através de testes separados para cada substrato.
 
Substrato a Base de Milho de Pipoca e UtilizaçãoUtilização de Dextrose e Antibiót

Em teoria nao agiliza, mas eu notei uma aceleraçao nessa experiencia sim, problema é que nao tenho uma cultura controle para comparar. A vez que usei apenas milho, sem a dextrose, demorou a colonizar mas colonizou muito bem, creio que pela difficuldade do micelio quebrar a casca do milho no começo, com a dextrose parece que o micelio sai colonizando atras dela, e coloniza muito rapido, como se ele se espalhasse pelo vidro todo a procura do alimento, e depois quando está mais forte parte para o milho. Mas creio que ainda sejam necessarios mais alguns testes para ver se vale a pena ou nao o uso da dextrose.

Creio que o karo tenha um desenpenho parecido, mas cuidado com as contaminaçoes se nao for usar nenhum tipo de antibiotico.

Paz, amor e muita poesia!
 
psilo, qual a dosagem de antibiotico?

você falou em 50mg, pra quantos bolos?

abs.
 
Bom, eu usei 50mg para potes grandes de vidro, creio que para cultivo em bolos pf, com medidas baseadas (os hehe) em copos de uisque a dosagem ideal nao passe dos 30mg, é importante nao exagerar no antibiotico pois em altas doses ele pode atrapalhar o desenvolvimento da colonia.

Paz!
 
Back
Top