Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Substituição do Agar Agar

Brods

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/01/2010
196
50
Blood brothers, that is my question:

:seta: Pode-se substituir agar por gelatina incolor e sem sabor? É que eu acho que são parecidos e pode ser que a gelatina tmb possa ser utilizada... :rolleyes:

abraço
 
nao nao pode.
a gelatinha tem origem animal se nao me engano.
usamos CREMOGEMA pra substitui.
 
po eu utilizei gelatina branca sem sabor!!
so tem um problema ... tenho uma incubadora pra mante a temperatura a 25 graus e ela se liquefaz!!
ai to com um problemao..
mais vo tenta essa ai..
 
View attachment 23379

Use papelão paraná como base do BD no BDA, no caso sai o A de agar e entra o P de paraná, logo BDP. Esterilze bem o papelão antes, num pote raso derrame a mistura BD, o resto é tudo igual. Use glove, senão é uma perda de tempo.

Ficou uma sopa de letrinhas.
PIC_0016.JPG
 
Olha, vi a discussão agora. Sim a gelatina é produto vindo do boi, porém estou usando também.
1 colherinha + água de batata e uma pitadinha de açúcar de cana. Tô pensando em por algum mineral que controle o crescimento bacteriano ou lúpulo na água de batatas. Vamos ver no que dá.
 
Também achei estranho. Não pode usar muita gelatina também, pois senão ela se rompe em pedaços grandes quando você passa a ansa de inoculação.
 
Back
Top