Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Strain THAI - 5 tipos de GRÃOS

Diário de cultivo problemático.
Estarei testando 4 tipos de milho e arroz integral com a strain THAI.

Milho de pipoca, milho comum quebrado, milho moído (quirela), milho branco e arroz integral com casca

Foto 0817 - substratos de molho em água quente.

Foto 0818 - milho branco.

Foto 0819 - milho de pipoca.

Foto 0820 - arroz integral com casca.

Foto 0821 - Substratos hidratados, prontos para esterilização.

Procedimento:

Os 5 tipos de grãos foram deixados de molho em água quente por 24 horas.

Após esse período a água foi totalmente absorvida.

Foi acrescentada mais água quente, ficando outro período de 24 horas.

Então os grãos foram escorridos e recolocados nos potes.

Os potes foram cobertos com tampão de papel alumínio.

Ficaram dentro na panela de pressão por 24 horas.

Depois de 24 horas os grãos foram cozidos por 10 minutos e escorridos.

Então os potes com grãos foram esterilizados por 1 hora em panela de pressão.
Imagem 0817.jpgImagem 0818.jpgImagem 0819.jpgImagem 0820.jpgImagem 0821.jpg

A inoculação ocorreu no dia 09/02/2007 sexta-feira às 01:00 horas.

Fotos da evolução da colonização.
Imagem 0848.jpgImagem 0849.jpgImagem 0850.jpgImagem 0851.jpgImagem 0852.jpgImagem 0853.jpg

Última edição por um moderador:
Cara, essa sim é uma pesquisa fantástica!

Se tivesse um pote com sementes usadas como ração para pássaros junto, seria perfeito, teríamos uma boa base de dados sobre a evolução da raça Thai nas mais diversas sementes.

E para se ter ainda mais informações úteis, seria bom que o casing montado com cada um dos potes fossem feitos exatamente da mesma maneira, para que com base nos parâmetros de montagem seja possível saber quais as vantagens de cada um dos tipos de grãos.

Seja detalhista e nos forneça o maior número de informações úteis possíveis.

Parabéns!

Todos os potes foram montados sob as mesmas condições.

No entanto, o milho moído, o milho branco, o milho comum e o arroz integral com casca, absorveram bastante água.

Apenas o milho de pipoca ficou mais consistente.

A inoculação foi através de um único furo no centro do tampão triplo de papel alumínio, imediatamente coberto com fita durex.

Em seguida sacudi, vigorosamente, todos os 5 potes para homogenizar e permitir uma colonização mais ampla.

Decorridos 8 dias após a inoculação o pote de milho branco está praticamente 100%.

O pote de arroz integral com casca é o menos colonizado.

Os demais estão bem adiantados.

:luz: .muito bom esses seus testes, so vai nos trazer conhecimento sobre novas possibilidade , estou pondo expectativa, nos mantenha informado:pos:

OTIMAS , FOTOS...

21/02/2007

Os potes alcançaram 100% de colonização, exceto o de arroz integral com casca que não colonizou e foi descartado.

Acrescentei a cada pote 800ml de mistura nutritiva esterilizada.

Estou usando toda sobra de material após o termino de um cultivo.

Assim quando um cultivo encerra, coloco todo material dentro de uma grande bacia e deixo coberta com um saco de lixo de 200 lt.

Quando preciso de material nutritivo para casing, esterilizo a quantidade que necessito.

Essa sobra de material (mistura nutritiva) é composta de fibra de coco, fibra de bananeira, vermiculita, turfa, calcáreo, pó de concha, café, contém também grãos de milho e arroz integral que já estavam esgotados quando o cultivo encerrou.

Foto 0857 - 4 potes 100% colonizados.

Foto 0858 - milho comum.

Foto 0859 - milho branco.

Foto 0860 - milho moído (quirela).

Foto 0861 - arroz integral com casca.

Foto 0862 - mistura nutritiva.

Foto 0863 - substrato colonizado no estojo.

Foto 0864 - substrato + mistura nutritiva.

Os estojos foram colocado dentro de um saco de lixo de 30 lt.

Todos ficarão em caixa de papelão no escuro até colonização.
Imagem 0857.jpgImagem 0858.jpgImagem 0859.jpgImagem 0860.jpgImagem 0861.jpgImagem 0862.jpgImagem 0863.jpgImagem 0864.jpg

Bela Pesquisa Mauricio

Fico apavorado quando vejo a velocidade de colonização.... foram 12 dias pra um spawn ficar 100%.... muito rápido mesmo.

Utilizei essa técnica de agitar os potes logo após a inoculação, em meu cultivo pesa. Porém, como em 5 dias o micélio se mostrou bem ralo, eu tinha uma pequena seringa de esporos e fiz nova inoculação. Como não obtive nenhum resultado que me deixou satisfeito, ficou por assim e penso em não mais usar técnica de 2 inoculações (pra que???) e não agitar o pote inoculado logo após.

Porém, por aí está tudo correndo muito bem!!! Já tentei até comparar a velocidade de colonização com seu material, mas não tem como. Realmente, nessa época, o clima da tua região faz muita diferença.

Só faltou um spawn feito com mistura de todos os grãos utilizados.

Segue na luta Maurício, parabéns por mais uma pesquisa.

paz e luz!!!

Fala Neuro

O que tenho feito e recolher todo material no fim de um cultivo e guardar em uma grande bacia.

Ocorre fermentação, germina semente, surge minhoca e vermes.

Eu faço um pote de vez em quando, esterilizo e inoculo para ver se coloniza.

Tenho um pote agora com 17 dias que ainda não colonizou.

Então quando necessito de substrato para misturar com uma semente, acrescento estrume e esterilizo.

Quando preciso de material para cobrir a superfície, não acrescento estrume.

Aguardamos atualizações. Fala ae Mauricio, por onde andas?

Pode-se dizer então que milho branco tem uma colonização mais rápida. Certo?

O tratamento com ele é o mesmo com o milho de pipoca?

Abraços, e atualiza ae p/ gente ;)

Pode-se dizer então que milho branco tem uma colonização mais rápida. Certo?

O tratamento com ele é o mesmo com o milho de pipoca?

Abraços, e atualiza ae p/ gente ;)

também fiquei espantado com a cobertura do milho branco de CANJICA.

juro que me deu vontade d emudar a receita do patê de micelios em milho de pipoca pra esse milho branco!

Mauricio:

E o aroma do milho na canjica como ficou?
:confused:

também fiquei espantado com a cobertura do milho branco de CANJICA.

juro que me deu vontade d emudar a receita do patê de micelios em milho de pipoca pra esse milho branco!

Mauricio:

E o aroma do milho na canjica como ficou?
:confused:

O cheiro deve ter ficado como a cangica da minha Vóvó
06cb8.gif

Vou esperar com a seringa na mão a atualização do Mauricio pra trocar meus grãos de milho =) Vou ter que comer umas pipocas essa semana e comprar uma canjiquinha.
2267d.gif

Os potes colonizaram 100%. Montei casing, mas todos foram assolados por Trichoderma Harzianum (fungo verde).

Posso dizer que milho de pipoca, o milho branco (cangica) ou milho comum são bons para colonizar. O milho comum muito quebrado (quirela) depois de colonizado é dificílimo quebrar, fica como um bloco só.

O experimento encerra sem frutos.

Más fica ae a dica... Milho canjica.

Más e esses fungos verdes? Tem alguma resposta para o aparecimento Mauricio?

Desde que apareceu a 1ª vez num dos cultivos, de quando em quando, tenho problemas com o trichoderma.

Os esporos devem estar no ambiente onde deixo os terrários, sobre móveis etc.

A ventilação arrasta para cima dos cultivos ao abrir a caixa.

Tenho que fazer uma boa limpeza no ambiente.

Grande Mauricio.

Enfrentei esse mesmo problema, no meu curtivo B+, Mex e Taz... com tudo colonizado, foi só montar os casings floreiras, que o duente verde tomava conta. Tentei agir com a maior assepssia imposível na ocasião, mas perdi quase tudo. Unico que frutificou foram os mex, mas mesmo assim perdi tb.

Penso que houve um problema com o meu substrato, talvez a esterilização (que foi com PP), não foi eficiente. Será?

Talvez a adição de café em pó, sem ser borra, teria deixado o meio muito ácido? Adicionei tb pó de concha pra corrigir o ph. Não sei até agora o que ocorreu realmente.

O Trichoderma ataca vorazmente ainda no 1º dia de incubação.

Mesmo assim, temos mais uma opção de spawn agora.:D

Forte abraço!:pos:

Desde que apareceu a 1ª vez num dos cultivos, de quando em quando, tenho problemas com o trichoderma.

Os esporos devem estar no ambiente onde deixo os terrários, sobre móveis etc.

A ventilação arrasta para cima dos cultivos ao abrir a caixa.

Tenho que fazer uma boa limpeza no ambiente.
mauricio - podeser isso mesmo.
sempre que a trich me aperta eu façoa limpeza TOTAL do comodo ond emantenho meus cultivos.
outra coisa - no VERAO com a altaumidade do ar (putz sei q ae no norte é SEMPRE umido) o trichoderma explode em tudo aqui- armarios, batentes de portas, cascas de arvores...
acredito que eh só pro casua da EPOCa mesmo viu.
aqui foi começar a esfriar parece que eles ddiminuem.
estou com 4 potes de cultivo do trichondermaaqui, fazendo varios testes com o inimigo que ainda serao divulgados no cm.

Back