Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Strain MEX - Milho, Arroz, Vermiculita

Diário de cultivo problemático.
Boas :)

Início do cultivo: 13 Fevereiro 2007

Substrato: Arroz Integral com casca(moido), milho de pipoca(moido) e vermiculita

Strain: MEX

Estação: Inverno

Procedimentos:

Preparo do substrato: O Arroz e o milho foram moído, humidifiquei o milho e o arroz em seguida misturei a vermiculita. Pus 0,5 centimetros de vermiculita humida no fim de cada pote, depois meti o subtracto e em seguida mais 0,5 centimetros de vermiculita seca. Os potes ficaram com cerca de 2,3 centimentos de espaço sem nada (já que eu tive muitos problemas de oxigenação).

Esterelização: O substrato foi acondicionado em potes de wisky que levaram depois 3 folhas de papel alumino cada 1...ficaram a esterelizar 1 hora.

Inoculação: Cada pote foi inoculado com 4 furos equidistantes, selei os potes bem com fita durex, depois como não tinha micropore usei filtro de café por cima do papel aluminio para fazer o mesmo efeito que o micropore...este filtro de café tambem foi bem selado ao copo com fita durex para ficar bem juntinho :)

Colonização: Os potes ficarão em uma caixa plastica que tem outra por baixo com agua e um termoestato para que a temperatura fique sempre a 27-28 Cº até ficarem 100% colonizados.

Ainda não tenho fotos porque não axo bem tirar agora os potes da incobadora...quando for verificar depois de amanha tiro umas quantas fotos :)

Round 2: Hoje pus cerca de 400-450 gramas de Milho de Pipoca num tacho com agua e vai ficar lá 24Hr....
 
ROUND 2: O milho apos 24 horas de estar de molho foi a cozer durante 20 minutos....em seguida ficou varias horas a escorrer a agua....depois pus em 2 potes esterilizei durante 1 hora....ficaram a noite a arrefecer...hj inoculei os esporos nos 2 potes e pus dentro da incobadora....têem aki fotos dos 2 potes depois da inoculação..!


Têem tambem 2 fotos da minha incobadora :D
 

Anexos

  • 100_0171.jpg
    100_0171.jpg
    334.9 KB · Visualizações: 43
  • 100_0172.jpg
    100_0172.jpg
    149.1 KB · Visualizações: 42
  • 100_0173.jpg
    100_0173.jpg
    156.1 KB · Visualizações: 33
Já passaram 8 dias desde a inoculação dos potes e estão neste estado:

( o micélio parece fraco.....parece falta de oxigenação, a minha vermiculita talvez seja mto fina.... )

Os Potes com minho (inoculados á 5 dias) ainda não há sinal de micélio, parecem estar com muita agua....(mas eu deixei a agua a escorrer cerca de 5 horas)

:S não percebo :S
 

Anexos

  • 100_0174.jpg
    100_0174.jpg
    169.1 KB · Visualizações: 47
  • 100_0175.jpg
    100_0175.jpg
    171 KB · Visualizações: 44
Estou vendo micélio no pote da direita, num único grão. Mas talvez seja só reflexo do flash ou alguma luz daí.
 
Bolos são lerdos para colonizar, os meus chegaram a demorar 35 dias para ficarem 100%, então, relaxa!

Os potes de milho realmente parecem bem molhados, mas acho que não tem muito como evitar isso, aqui eu também deixei escorrer até os grãos ficarem bem secos, mas depois de passarem pela panela de pressão, acabaram ficando bem umidos, chega a ter um pequeno acúmulo de água no fundo, o jeito aqui também é relaxar e esperar.

Mas, realmente parece ter um pouco de micélio num dos potes da direita, olha direito aí. :)

Acho que você vai ter casings frutificando antes de ter os bolos 100%, aí você vai ver que bolos são feios e lerdos e ineficientes, ou seja, dispensáveis.

Boa sorte aí.
 
axo q os potes de milho apanharam cobweb....ou será micélio mesmo ?

agitei 1 bolo onde o micelio quase não se via...e o subtracto parecia um bolo....compactado ao ponto de nao partir ate quando batia com o pote na perna pa ver se partia e n dava....axo q continuo com o problema de compactação dos bolos....a minha vermiculita é um pouco fina...talvez seja por isso...talvez seja a temperatura da panela de pressao que coze o subtracto deixando-o um bloco solido....

secalhar eh melhor desistir dos bolos e continuar com o milho até arranjar uma vermiculita mais grossa....

o q axam ?
 

Anexos

  • 100_0176.jpg
    100_0176.jpg
    341.4 KB · Visualizações: 47
  • 100_0177.jpg
    100_0177.jpg
    151.6 KB · Visualizações: 40
Não se agita bolos de Vermiculita/Arroz. É normal que ele não se mexa quando você fica agitando, a mistura forma um tipo de massa, cabe a você deixar a mistura compactada no copo ou não.
 
compactado ao ponto de nao partir ate quando batia com o pote na perna pa ver se partia e n dava....axo q continuo com o problema de compactação dos bolos....

Agora sim ficou compacto, mas não descarte os bolos ainda, mesmo com o substrato meio compacto o micélio de desenvolve, bolos pode demorar muito para o micélio aparecer.
 
Não se agita bolos de Vermiculita/Arroz. É normal que ele não se mexa quando você fica agitando, a mistura forma um tipo de massa, cabe a você deixar a mistura compactada no copo ou não.


é normal que nao se agite bolos como é obvio....mas este eu agitei já a pensar q o iria descartar....e aproveitei e vi a condição do subtracto...
 
Back
Top