Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Em Andamento Sobrevivendo ao Inverno - Jack Frost

Diário de cultivo em andamento.

joaor

Esporo
Cadastrado
10/03/2022
Mensagens
63
Reputação
1
Pontos de reações
103
Pontos
3
Em primeiro lugar, parabéns pelo seu belo Articuno, caro treinador.
Se eu fizesse a hidratação dos grãos previamente deveria seguir com a proporção "1kg de painço + 420ml de água " mesmo assim ? (Perdão pela noobice)
Adorei a adaptação com os sacos com filtro, é possível até reaproveitar eles, não é ?
A nossa balança é igual só que a minha é chingling, não lembro dela ter led. kkk

Obrigado pelo seu relato, aprendi muito, muito obrigado e desejo ótimas trips.
 
Cadastrado
09/03/2022
Mensagens
166
Reputação
8
Pontos de reações
480
Pontos
5
Muito obrigado @joaor,

Quanto ao painço hidratado, tenho uma receita retirada do Shroomery que indica que a proporção deve ser 2,5 porções do grão pra cada 1 de água, ambas medidas em volume. Mas como nunca testei, não posso te afirmar com certeza se dará certo.

De qualquer forma, nos últimos dois meses inoculei pelo menos 10kg de painço branco com um índice de sucesso de 100% até agora. A hidratação é um excesso de zelo dispensável na minha opinião.

Quanto aos sacos de cultivo, acho curioso eles serem tão raros de se ver aqui no fórum, servem para absolutamente todas as etapas e custam barato, mesmo pra frutificação poderia ter sido utilizado um ao invés dos potinhos de alumínio. Em relação a reutilização, os de pasteurização sempre uso mais de uma vez. Já aqueles usados pra produção do spawn não tem jeito, já que além dos furos de seringa, pra remover o bolo é necessário cortar a boca.

Espero logo ver o seu diário irmão, até mais!
 
Cadastrado
09/03/2022
Mensagens
166
Reputação
8
Pontos de reações
480
Pontos
5
Lindo demais o cultivo @MarceloHirosse sobreviveu mesmo ao frio kkkkk parabéns pelo diário super didático.

Meu próximo spawn espero fazer de painço.
O frio bateu no meio da incubação, achei que não ia mas foi!

Migrar pro painço foi um divisor de águas por aqui, o branco tá aprovadíssimo.
Agora precisamos de alguém aventureiro pra rodar uns testes com o painço nacional e com o milhetinho, hein @Rico? kkkkk

Seguindo a referência de 1kg, o branco custa R$ 27, o nacional comum R$ 12 e o milhetinho nacional R$ 6.

Mas tô brincando, mesmo o mais caro já compensa: 80g de painço tem rendido uns 150g de cogumelo fresco.
 
Última edição:

Rico

Hifa
Cadastrado
18/04/2020
Mensagens
302
Reputação
5
Pontos de reações
762
Pontos
8
O frio bateu no meio da incubação, achei que não ia mas foi!
Aqui estou me batendo muito com o frio. Quase desistindo kkkkk

Migrar pro painço foi um divisor de águas por aqui, o branco tá aprovadíssimo.


tô querendo mesmo tentar o painço. Pelo que estou vendo vale muito

Agora precisamos de alguém aventureiro pra rodar uns testes com o painço nacional e com o milhetinho, hein @Rico? kkkkk
E pq não. Hahahha boraaa

Seguindo a referência de 1kg, o branco custa R$ 27, o nacional comum R$ 12 e o milhetinho nacional R$ 6.


Mas tô brincando, mesmo o mais caro já compensa: 80g de painço tem rendido uns 150g de cogumelo fresco.

vale a pena a experiência como sempre.

Este tópico é para discussão geral do diário "Sobrevivendo ao Inverno - Jack Frost". Participe da discussão aqui.
Não tinha achado ainda uma receita ou maneira de pasteurizar o substrato no forno elétrico. Aqui em casa só tenho ele. Assim vai ficar mais fácil partir para os monotub. 🙏🏻
 

joaor

Esporo
Cadastrado
10/03/2022
Mensagens
63
Reputação
1
Pontos de reações
103
Pontos
3
Não tinha achado ainda uma receita ou maneira de pasteurizar o substrato no forno elétrico. Aqui em casa só tenho ele. Assim vai ficar mais fácil partir para os monotub. 🙏🏻
Tem a receita "bucket tek" mano, vou passar o link que explica muito bem.
link youtube
 
Cadastrado
09/03/2022
Mensagens
166
Reputação
8
Pontos de reações
480
Pontos
5
Não tinha achado ainda uma receita ou maneira de pasteurizar o substrato no forno elétrico. Aqui em casa só tenho ele. Assim vai ficar mais fácil partir para os monotub. 🙏🏻
@Rico eu apanhei bastante até dar certo viu, já não aguentava mais o cheiro de turfa queimada dentro de casa kkkk
Como o @joaor disse, a bucket tek funciona muito bem, além de ser fácil e barata também... mas se existe a opção de pasteurizar no forno é melhor.
Nele a gente tem a garantia de que a temperatura será mantida dentro do tempo determinado, a chance de erro (que é pequena no bucket tek) tende a zero.

Quanto ao segredo do preparo, nas primeiras vezes tentei seguir o tutorial linkado à risca. Ele indica que devemos manter os 100° até atingirmos os 70 e poucos para aí então abaixar. Mas no forno elétrico não é assim que as coisas funcionam neh kkkk, temos que reduzir bem antes! De preferência quando se atinge a marcação vermelha do termômetro (~60°), pois a temperatura continuará subindo até estabilizar no valor ideal.
Daí é sucesso, nem precisa ficar brincando de DJ durante o aquecimento.

@SpiritualMind, salve irmão. Por ser um grão mais graúdinho é muito arriscado o noPrep. Precisa dar um trato nele antes, naquele esquema do preparo de miojo: Ferve a água antes e joga o grão nela borbulhando por uns 10 minutos com a panela fechada. Não sei como chegam tão fundo, mas embaixo da película (na região da aleurona pros nerds) sempre fica algum contaminante. Daí é só secar e seguir com o resto do procedimento que tem tudo pra dar certo, só colocaria menos água, mas testa aí pra gente ver no que deu!
 

SpiritualMind

Esporo
Cadastrado
07/03/2022
Mensagens
57
Soluções
1
Reputação
2
Pontos de reações
166
Pontos
3
Podexá que testarei! Só nao digo que vai ser logo, tô cheio de spawn no incubadora hebebhe
@Rico eu apanhei bastante até dar certo viu, já não aguentava mais o cheiro de turfa queimada dentro de casa kkkk
Como o @joaor disse, a bucket tek funciona muito bem, além de ser fácil e barata também... mas se existe a opção de pasteurizar no forno é melhor.
Nele a gente tem a garantia de que a temperatura será mantida dentro do tempo determinado, a chance de erro (que é pequena no bucket tek) tende a zero.

Quanto ao segredo do preparo, nas primeiras vezes tentei seguir o tutorial linkado à risca. Ele indica que devemos manter os 100° até atingirmos os 70 e poucos para aí então abaixar. Mas no forno elétrico não é assim que as coisas funcionam neh kkkk, temos que reduzir bem antes! De preferência quando se atinge a marcação vermelha do termômetro (~60°), pois a temperatura continuará subindo até estabilizar no valor ideal.
Daí é sucesso, nem precisa ficar brincando de DJ durante o aquecimento.

@SpiritualMind, salve irmão. Por ser um grão mais graúdinho é muito arriscado o noPrep. Precisa dar um trato nele antes, naquele esquema do preparo de miojo: Ferve a água antes e joga o grão nela borbulhando por uns 10 minutos com a panela fechada. Não sei como chegam tão fundo, mas embaixo da película (na região da aleurona pros nerds) sempre fica algum contaminante. Daí é só secar e seguir com o resto do procedimento que tem tudo pra dar certo, só colocaria menos água, mas testa aí pra gente ver no que deu!
 

Rico

Hifa
Cadastrado
18/04/2020
Mensagens
302
Reputação
5
Pontos de reações
762
Pontos
8
@Rico eu apanhei bastante até dar certo viu, já não aguentava mais o cheiro de turfa queimada dentro de casa kkkk
Como o @joaor disse, a bucket tek funciona muito bem, além de ser fácil e barata também... mas se existe a opção de pasteurizar no forno é melhor.
Nele a gente tem a garantia de que a temperatura será mantida dentro do tempo determinado, a chance de erro (que é pequena no bucket tek) tende a zero.

Quanto ao segredo do preparo, nas primeiras vezes tentei seguir o tutorial linkado à risca. Ele indica que devemos manter os 100° até atingirmos os 70 e poucos para aí então abaixar. Mas no forno elétrico não é assim que as coisas funcionam neh kkkk, temos que reduzir bem antes! De preferência quando se atinge a marcação vermelha do termômetro (~60°), pois a temperatura continuará subindo até estabilizar no valor ideal.
Daí é sucesso, nem precisa ficar brincando de DJ durante o aquecimento.

@SpiritualMind, salve irmão. Por ser um grão mais graúdinho é muito arriscado o noPrep. Precisa dar um trato nele antes, naquele esquema do preparo de miojo: Ferve a água antes e joga o grão nela borbulhando por uns 10 minutos com a panela fechada. Não sei como chegam tão fundo, mas embaixo da película (na região da aleurona pros nerds) sempre fica algum contaminante. Daí é só secar e seguir com o resto do procedimento que tem tudo pra dar certo, só colocaria menos água, mas testa aí pra gente ver no que deu!
Com certeza o forno elétrico vale a pena. Ainda não consegui ver o vídeo que o irmão @joaor mandou. O cara está mais por dentro que eu. Só falta ele começar o cultivo. A teoria já tem bastante irmão 🙏🏻

Dei uma olhada aqui agora mas é inglês kkkk vou ter que chamar a minha tradutora hahaha

Essa do forno não vai ter erro. Só me falta o termômetro. Tô pensando também no próximo fazer um substrato com o papelão da caixa de ovo e as cascas e borra de café. Tem um preço muito baixo se for ver bem também grande @MarceloHirosse

@SpiritualMind nesse fim de semana sai as seringas da Golden Halo 🙏🏻🍄👊🏻 Gratidão demais.
 
Cadastrado
09/03/2022
Mensagens
166
Reputação
8
Pontos de reações
480
Pontos
5
Com certeza o forno elétrico vale a pena. Ainda não consegui ver o vídeo que o irmão @joaor mandou. O cara está mais por dentro que eu. Só falta ele começar o cultivo. A teoria já tem bastante irmão 🙏🏻

Dei uma olhada aqui agora mas é inglês kkkk vou ter que chamar a minha tradutora hahaha

Essa do forno não vai ter erro. Só me falta o termômetro. Tô pensando também no próximo fazer um substrato com o papelão da caixa de ovo e as cascas e borra de café. Tem um preço muito baixo se for ver bem também grande @MarceloHirosse

@SpiritualMind nesse fim de semana sai as seringas da Golden Halo 🙏🏻🍄👊🏻 Gratidão demais.
Já ouvi sobre o substrato de caixa de ovo e queria muito dominar a técnica pra me preparar pro apocalipse kkk

Ainda não tentei porque sou meio medroso, os cogumelos são grandes bioacumuladores e geralmente o papelão usado nas caixas é feito com material reciclado que foi banhado em produtos químicos pra limpar e tirar a tinta. Não sei quanto dessas substâncias permanecem na caixa durante a solidificação e, por ser algo muito específico, também não encontrei estudos mostrando se são absorvidas pelos cogus... mas por via das dúvidas neh.

Já a borra de café é show! Precisamos de mais experimentos com adição de material nutritivo. Sempre vejo o pessoal lá do Shroomery botando farinha no substrato e tendo ótimos resultados. Assim que a primavera chegar compensa demais rodar uns testes de produtividade / tempo de cultivo / potência / chance de contaminação.

E ahhh, tem um golden halo do @SpiritualMind crescendo aqui do meu lado, nova colheita em ~2 dias!
 

SpiritualMind

Esporo
Cadastrado
07/03/2022
Mensagens
57
Soluções
1
Reputação
2
Pontos de reações
166
Pontos
3
@MarceloHirosse Por falar em caixa de ovo, olha oq achei no Petz hj, granulado de fibra de celulose para gaiola de hamster, 24 reais 3,5litros. Não sei se o custo benefício compensa, mas se sim talvez seja uma alternativa de substrato pra essa tek.
IMG_20220624_205535.jpg

Hoje eu aniversariei 4 pftek do Golden Halo, aproveitei e fiz mais quatro copo, adicionei extrato de malte na receita pra ver oq acontece. Agora tô decidindo qual strain vou inocular!
Olhas os bolinhos de hj!
IMG_20220624_201029.jpg

Esse Golden Halo até agora tá surpreendendo, a única experiência que tomei dele foi incrível. Logo o mano @Rico vai estar propagando ele tbm e depois dele espero que chegue na mão de muitos, seguindo aquele nosso diálogo enriquecedor!
 
Cadastrado
09/03/2022
Mensagens
166
Reputação
8
Pontos de reações
480
Pontos
5
@SpiritualMind curti demais a ideia de adicionar extrato de malte. Voto pra inoculação ser com o Ghost pra floodarmos o fórum com strain do syndicate kkkk

E sobre o substrato, com o granulado fica show e é mais fácil de achar presencial.
Nessa linha de usar celulose, o melhor custo benefício que encontrei foram os pellets pra lenha, que saem na média de 2 reais o quilo.
 

Rico

Hifa
Cadastrado
18/04/2020
Mensagens
302
Reputação
5
Pontos de reações
762
Pontos
8
Já ouvi sobre o substrato de caixa de ovo e queria muito dominar a técnica pra me preparar pro apocalipse kkk

Ainda não tentei porque sou meio medroso, os cogumelos são grandes bioacumuladores e geralmente o papelão usado nas caixas é feito com material reciclado que foi banhado em produtos químicos pra limpar e tirar a tinta. Não sei quanto dessas substâncias permanecem na caixa durante a solidificação e, por ser algo muito específico, também não encontrei estudos mostrando se são absorvidas pelos cogus... mas por via das dúvidas neh.

Já a borra de café é show! Precisamos de mais experimentos com adição de material nutritivo. Sempre vejo o pessoal lá do Shroomery botando farinha no substrato e tendo ótimos resultados. Assim que a primavera chegar compensa demais rodar uns testes de produtividade / tempo de cultivo / potência / chance de contaminação.

E ahhh, tem um golden halo do @SpiritualMind crescendo aqui do meu lado, nova colheita em ~2 dias!
Eu acabei pegando o tutorial do papelão esses dias. Tem que ser aqueles verdes de caixas de ovos. Não sei se ele tem tantos produtos químicos prejudiciais ao cultivo. Mas como tem esse estudo vou ter que pesquisar mais


Achei muito interessante por ser de fácil acesso e muito barato, mas ainda preciso estudar mais para fazer esse teste. E ter um bom spawn.

aqui estou esperando para fazer as seringas dessa Golden Halo do @SpiritualMind também. Logo vai ter cultivo e carimbos 🙏🏻


View attachment 205556

Esse Golden Halo até agora tá surpreendendo, a única experiência que tomei dele foi incrível. Logo o mano @Rico vai estar propagando ele tbm e depois dele espero que chegue na mão de muitos, seguindo aquele nosso diálogo enriquecedor!

Com certeza vamos propagar essa strain. Muito linda. Não vejo a hora de ver os carimbos dourados.
 

Similar threads

Top