Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sobre D-Casing Tek e Processo de "Tindalização"

Insider

Eterno Corujão
Cultivador confiável
18/11/2005
1,067
94
37
Ae andei olhando na net e axei uma tek interessante de casing, bem simples, mas simples que uma tek simples de PF pra iniciantes, e me impressionou de nao encontrar nada aqui no CM.

O lance eh montar o casing em uma quentinha de aluminio ja antes, com grao de centeio ou milho pre-fervido(tyndalizacao) + uma capa de vermiculita seca, ai enrrola tudo no aluminio poe na PP estereliza tudo, depois inocula direto no casing e tampa com fita durex, ou melhor, com fita de microporos pra ajudar a troca de ar, poe tudo em um ziplock e poe pra incubar...

Eh uma tek simples mas tem alguns incovenientes;
Vc nao pode acompanhar o crecimento do micelio(a nao ser que o abra em um lugar propriamente esterelizado), e nao recebe troca de ar o que poderia em teoria ser um problema, mas esperando 1 mes, 1 mes e 1 semana como maximo, é so preparar o terrario e por o micelio pra dar frutos.

Alguem ja testou essa tek?
E logo esse processo de "Tyndalizacao", que foi inventado por um fisico, que é basicamente ferver graos em geral, numa panela com agua por 3 vezes uma vez ao dia.

O proposito disso é eliminar esporos que sobrevivem o primeiro dia que ferveu que se transformam em celulas bacteriais, e o tercero dia é pra eliminar as celulas bacteriais que germinaram atrasadas. Claro que nao é um metodo 100% efetivo mas podia ajudar a diminuir o risco de infeccoes.

-Editando-

2 videos explicando a tecnica "Casing Direto"


Este é a mesma tek feita com milho.



Eh isso ai.
 
Última edição por um moderador:
Última edição:
O que me interessa é que, se as técnicas mostradas nos vídeos são o lucro ou fogos de artifício puro. A técnica que chamou D-CASING. Como eu nunca ter crescido cogumelos e vejo tutoriais, este método eu achei simples e eficaz. Então, eu não tenho referências em qualquer fórum-lo. Alguém usá-lo? É eficaz?

Lo que me interesas, es que si la tecnicas mostradas en los videos son de utilidad o puro fuegos artificiales. La tecnica creo que se llama D-CASING. Como nunca he cultivado hongos y estoy viendo tutoriales, este metodo me parecio simple y efectivo. Asi que no tengo referencias en ningun foro de ella. ¿Alguien la utilizo? ¿Es efectiva?
 
O que me interessa é que, se as técnicas mostradas nos vídeos são o lucro ou fogos de artifício puro. A técnica que chamou D-CASING. Como eu nunca ter crescido cogumelos e vejo tutoriais, este método eu achei simples e eficaz. Então, eu não tenho referências em qualquer fórum-lo. Alguém usá-lo? É eficaz?
Sim 100% eficaz, já fiz, pelo método de tyndalizacao é possível fazer até no forno.
Os unicos problema e nao ser possível acompanhar o crescimento e talvez ser necessário ainda outra camada de casing para a formação das primordias dependendo da confecção do seu d-casing.
Terrário? Um saco plástico bastou...
Não aconselho a fazer casing tradicional para iniciantes pois o risco de contaminação é mais alto que no d-casing(por experiencia minha, que é pouca...).
Na minha opinião o d-casing é bem menos arriscado que um casing tradicional...
Pois na transferência de recipiente ao expor o grão o risco de contaminação é maior visto que o numero de contaminantes que podem crescer no grão é maior do que os que crescem no próprio micélio...
No D-casing so o micélio e a cobertura ficam expostos de maneira controlada, já na transferência de grãos a exposição não é tao controlada e ocorre exposição direta dos grãos... e no próprio substrato, que mistura com os grãos...
 
Sobre o primeiro vídeo, reparei que ele usa luz negra na fase de inoculação.
Isso é uma forma fácil de manter a temperatura correta na incubação? Se sim, apenas desse tipo de casing?
Procurei no fórum e não achei a informação, mas achei uma informação de que "a luz negra ou UV influenciou o aparecimento do PF Albino". Isso quer dizer que não é bom usar esse tipo de luz?

Aproveito pra sugerir dois verbetes no Glossário que podem ser úteis: Luz Negra e Encubação.
 
Isso quer dizer que não é bom usar esse tipo de luz?

Uma vez que eles queriam cogumelos albinos, não.

Se a luz negra foi realmente um fator importante nesse processo.
 
Mto bom vou fazer meu primeiro cultivo utilizando essa técnica!! N vejo porque n funcionar!
 
Interessante, essa técnica, pena ter essa desvantagem de nao poder ver a colonização, mas acho q se resolveria ao embalar a quentinha com papel filme de pvc, o que permitiria visualizar o crescimento do micélio pelo menos na superfície...
 
Interessante, essa técnica, pena ter essa desvantagem de nao poder ver a colonização, mas acho q se resolveria ao embalar a quentinha com papel filme de pvc, o que permitiria visualizar o crescimento do micélio pelo menos na superfície...

E levar o plastico filme para a panela de pressão?? O Plastico não resistiria a 120 graus gerado pela Panela de Pressão.
 
ahhh sorry, é q uso qd faço meus casings qd monto e vou deixar colonizar a camada, nao pensei nesse detalhe...
 
Lembro-me no começo eu experimentei essa tek é muito boa, consegui acertar de primeira dei uma lida básica em todo material.
Segui tudo à risca e foi sucesso, o processo foi meio lento, porém eu conseguir expandir G2G.
Fora que usei alternativas diferentes para o substrato, to querendo usar grão de centeio agora.
 
Muito interessante.

Essa técnica de casing direto pode ser aplicada num substrato de arroz integral moído e vermiculita(me parece ser o substrato mais fácil de preparar) esterilizados numa bandeja de alumínio coberta com papel alumínio? Ou é específica para os grãos descritos?

E um bolo de arroz integral moído + vermiculita já colonizado pode ser quebrado, colocado numa bandeja, coberto com vermiculita e ir para um terrário? Ou ele é prejudicado caso seja quebrado?
 
Back
Top