Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Sistema simples de aquecimento para incubadora!

Psicodelic

Cogumelo maduro
Cadastrado
21/05/2007
30
69
Olá primeiramente procurei procurei procurei mais nao achei outra area melhor pra postar que essa, caso tenha postado errado peço desculpa e fique avontade pra mover o topico, estou em meu primeiro cultivo, aqui anda meio frio e a temperatura da caixa de papelao em que esta meus bolos estava em 22° enrrolada em 2 blusas de frio minha hehe :D mais desde do dia 13 em que tinha inoculado os potes nada de micelios somente hj comecei a ver em 2 dos 4 bolos o inicio de aparecimento do micelio, e ganhei um aquecedor de aquario BEEMMM VELHO de um amigo meu.
Então pensei em fazer um esquema simples pra manter a temperatura estável:
Discolei uma caixa de isopor(com certeza ao ver meu pai vai querer de volta, mais até la consigo enrrolar e esperar 100 de colonização do bolo, nesse primeiro cultivo vou usala depois do um jeito de arrumar outra coisa, bom o sistema é o seguinte peguei esse aquecedor e coloquei dentro de uma garrafa de 600ml, e coloquei dentro da caixa de isopor onde esta os bolos dentro de uma pequena caixa de papelao.
Bom parece estar dando certo, espero que acelere o crescimento do micelio que esta até agora na velocidade da TARTARUGA MANCA.... Creio nao ser nada caro esse tipo de aquecedor em lojas de aquarismo pois ele é bem simples deve ter uma pequena resistencia e areia dentro de um tubo de ensaio, ao menos olhando é oque parece!!

MANDE GOOD VIBES PRA MIM TBM QUE É MEU PRIMEIRO CULTIVO, HEHE ESSAS GOOD VIBES PARECEM FUNCIONAR MUYBIEN, o mutcho loco principalmente uahauh :pos:
Assim que meus bolos colonizarem eu crio um topico mostrando tdo meu cultivo, abraços a todos!!! :luz:pAZ:luz:
incubadora.JPG

otimo otimo, se consegue 27 nao conseguiria os 29, ideais, pro crescimento do micelio?
a 27 vai, mas demooooooora eras pra colonizar 100%
a 29 graus na colonizaçao
demora 12 dias
na minha receitinha vai 23 dias de carimbo a carimbo!

Fala Psicodelic

Capricha aí kara, logo vc vai ter seus filhos de chapéu!

Importante manter sempre no escuro total, mexer o mínimo os copos. O aqueçedor vai garantir sua colonização.

Como o Sábio Boca citou, o ideal seriam um ou dois graus a mais que o que vc monitorou. Mas nada de desespero, se o substrato não está compactado e a umidade está ok, logo vc atinge o 100%.

Para curiosidade:
o aqueçedor que consegui aqui que estabiliza em 29º, e o de 2,5 Watts de potência. Tb uso dentro de uma pet 600ml, quando cultivo em média temporada. No inverno, ele não conseguiu elevar a temperatura para mais de 20ºC. Esse aqueçedor á sim, a base de uma resistência feita com liga metálica, protegida por areia + resina isolante. O custo é entre 6,00 e 12,00, dependendo do local de compra.

Lá vai as good vibes, pra vc e seu cultivo:

oooowwwwwhhhhhhhhhh!! oooowwwhhhhh:pos:
tchaka tchaka na butchaka!!!!!!!!:eek:

Para curiosidade:
o aqueçedor que consegui aqui que estabiliza em 29º, e o de 2,5 Watts de potência. Tb uso dentro de uma pet 600ml, quando cultivo em média temporada. No inverno, ele não conseguiu elevar a temperatura para mais de 20ºC. Esse aqueçedor á sim, a base de uma resistência feita com liga metálica, protegida por areia + resina isolante. O custo é entre 6,00 e 12,00, dependendo do local de compra.
Muito interessante isso viu Sir...​

Ele pode ficar ligado 24 hs?​

Como vc's vedaram a tampa da garrafinha com o fio ?​

Sabe o que eu pensei? agora só não sei se gasta muita energia... Pra quem mora em lugares que é difícil elevar a temperatura... será que um ferro de solda pequeno mesmo, ligado dentro da incubadora não funcionaria? Talvez fizesse até calor demais... só testando.

Editando:

Bom eu fiz o teste alí com um ferro de solda... acho que não é muito bom não... liguei ele deixei um tempo num ambiente pequeno. Esquenta MUITO! deve também comer uma energia legal se ficar 24h. :neg::neg::neg:

Valeu Mui, vou ver entao se descolo um desses de 2,5w esse nao tinha nem noção do valor dele pq ganhei de um amigo!!

Becheleni
Como vc's vedaram a tampa da garrafinha com o fio ?

Cara bem simples, 2 gotas de silicone ou qualquer adesivo plastico veda, aqui usei silicone pq ja tenho, mais tbm achei em uma gaveta aqueles adesivos de colar cano pvc tambem funcionaria!

Boca otimo otimo, se consegue 27 nao conseguiria os 29, ideais, pro crescimento do micelio?
a 27 vai, mas demooooooora eras pra colonizar 100%
a 29 graus na colonizaçao
demora 12 dias
na minha receitinha vai 23 dias de carimbo a carimbo!

Poxa nao sabia, achei ter lido em algum lugar que o ideal eram 27 e que estando em 27º ja que o micelio produz calor quando se propaga estaria prox a 29/30° dentro do bolo, bom entao vo é tentar conseguir um desse de 2,5 w que o Mtr.Muitcholoko falou!!

Valeu a todos ai pelas BOAS VIBRAÇÕES!!
Em expecial ao homitripa que tem trocado varias ideia cmg, e me ajudado bastante a solucionar algumas pequenas duvidas !!!

:D..... :luz:pAZ:luz:

https://teonanacatl.org/threads/lá-vai-1º-cultivo-cogumelístico-do-sir-muilok.1011/

fala galera, nesse cultivo, no post nº 30 tem detalhes do aqueçedor.

Tripman, o estanhador, também conhecido como ferro de soldar, serve para.... ummm... soldar!!! issso!!!!
Foi uma boa idéia, mas...

O menor que conheço, disponível no mercado, tem potência de 20w. Ele aqueçe muito, o risco de queimaduras, acidentes e incêndio é grande. Sem falar, que consome 1000% mais energia que o aqueçedor. Não me lembro da temperatura de ponto de fusão do estanho, mas o soldador atinge esse nível aí!!!:eek:

Becheleni, pode sim, utilizo ele ligado todo o período de incubação, e seu consumo é pequeno, apenas 2,5W. Talvez, aumentando a potência do aqueçedor, necessite um pet 1L para conseguir estabilizar na temperatura por nós desejada.

Vamos lá gurizada, caminhando pelas melhorias e desenvolvimento da micologia!!!

Estava pensando até mais facil que silicone vc pode utilizar, cola quente creio que ela vedara perfeitamente, o problema é que por não ser tão flexivel igual o silicone e menos resistente/aderente fica mais facil de sair caso ocorra um puxao no fio ou algo do tipo, mais como ela vai fica paradinha dentro da incubadora nao vejo mal algum em usar cola quente mesmo, e geralmente mto mais pessoas a tem em suas casas!

Estava pensando até mais facil que silicone vc pode utilizar, cola quente creio que ela vedara perfeitamente, o problema é que por não ser tão flexivel igual o silicone e menos resistente/aderente fica mais facil de sair caso ocorra um puxao no fio ou algo do tipo, mais como ela vai fica paradinha dentro da incubadora nao vejo mal algum em usar cola quente mesmo, e geralmente mto mais pessoas a tem em suas casas!

Sim, é possível.
Porém a qualquer inclunação do fio de luz, ela viria a se soltar da tampa, por ser um material fundido, e de aspecto seco, não flexível, como vc mesmo citou. O silicone custa barato (3,50 uma bisnaga), e garante a vedação, além de ser ANTIFUNGO:)

aquele abraço!

Só achei de 20 W... pode ser usado tb?

Com essa potência, provavelmente vai atingir temperaturas muito mais altas do que a desejada.

uma fonte confiável e com preço bem camarada, vc pode aproveitar para adquirir um higrômetro analógico:

www.aquaguppy.com

aquele abraço!

Usei uma técnica parecida pra aquecer os bolos pra colonizar.
Era final da primavera e estava ainda frio, queria usar os dias de calor ameno do início do verão pra frutificar bem.
A diferença é que eu dispensei a garrafa de água. Enchi o aquário, que serviria de câmara para frutif., até certo nível, posicionei os bolos, e completei com água até quase cubrir o substrato nos copos. Não há problema se o nível da água não chegar a envolver todo o substrato pois o bolo aquecerá como um todo.
O aquecedor de aquário foi um um pouco mais caro pois que vinha com um controle de temperatura. Funcionou muito bem porque os 29º são constantes mesmo com muitas variações de temperatura durante o dia.

akio51 Usei uma técnica parecida pra aquecer os bolos pra colonizar.
Era final da primavera e estava ainda frio, queria usar os dias de calor ameno do início do verão pra frutificar bem.
A diferença é que eu dispensei a garrafa de água. Enchi o aquário, que serviria de câmara para frutif., até certo nível, posicionei os bolos, e completei com água até quase cubrir o substrato nos copos. Não há problema se o nível da água não chegar a envolver todo o substrato pois o bolo aquecerá como um todo.
O aquecedor de aquário foi um um pouco mais caro pois que vinha com um controle de temperatura. Funcionou muito bem porque os 29º são constantes mesmo com muitas variações de temperatura durante o dia.

Fiquei imaginando teu esquema, bem bolado deve ter ficado bem legal! simples e uma bela ideia, quando tiver ja com a mao pra cultivar vo comprar um aquecedor com termostato, no momento ainda que estou aprendendo creio que nao é tao necessario ficar gastando grana, mais consegui deixar o ambiente em 29/30 por longos periodos de tempo .... é isso ai ta colonizando mais como tinha ficado abaixo dos 25° mto tempo esta demorando bastante pro micelio colonizar todo o bolo mais agora que consegui estabilizar a temp ele esta avançando legal tem um bolo que esta com uns 60%, inoculei no dia 13/06 atarde, e ficaram grande parte do tempo em temperatura BEEMM abaixo da indicada entao creio que até ta rolando tudo legal!! Abraços

Falai a todos, eu acabei de montar uma encubadorra bem simples, antes de ler esse post até, e como ela é bem nesse estilo vou descrever....

A temperatura aqu tem variado de 15° à 23°, a minha encubadora que tinha um aquecedor bem fraquinho não tava dando conta, da mesma forma que o muilok descreveu com o aquecedor de 2,5w.

Então tentei outras duas maneira que fracassaram e por fim cheguei nesta com sucesso, lá vai ai como ficou a encubadorra:

Só usei materiais que eu já tinha:

Uma garrafa pet de 2l.
Um aquecedor de 30 w ( se tiver menor melhor).
Um cooler de pc
Uma caixa de papelão 30x20x20
Um pedaço de vidro

Abri um buraco redondo na tampa da caixa para a passagem da garrafa, colei com silicone o Cooler na garrafa, coloquei o aquecedor dentro da garrafa.

Na lateral oposta da garrafa na caixa, onde ficarrão os bolos, cortei o papelão e colei um pequeno vidro para observação interna sem a necessidade de abrir a caixa.

O cooler serve para resfriar aumentar o coeficiente de troca de temperatura ambiente, e ainda serve como limitador de segurança da temperatura da garrafa.

É importante , no meu caso que só tinha um aquecedor tão potente que a boca da garrafa fique aberta, para que a agua não se superaqueça e para que a umidade seja mandada para fora da caixa, caso contrario a incubadorra ia virar um lindo terrário umido, propicio a contaminações.

Obs: Notei que esses aquecedores de aquario em bastões, se usados na vertical como é o meu caso, dentro da garrafa, emanam o calor com mais intensidade da ponta superior, onde o fio entra, e dá pra fazer uma regulagem afundando ou suspendendo mais o aquecedor

Bem acho que é só, a temperatura estabilizou, em 30° ~32°

como eu não tenho maquina fiz esse esquema no paint:
imagem.jpg

Bacana .. estou com o mesmo problema, fiz uma encubadora quase igual a do akio51 .. coloquei +- 4 dedos de agua em um aquario de 70 litros, coloquei placas de filtro de aquario com os bolos a 2cm de altura pra sima da agua
a temperatura ficava entre 26 e 28 graus .. mas o aquecedor de aquario quebrou, então fui em uma loja de peixes ornamentais e achei um aquecedor com termostato, voce coloca a temperatura que voce que ai ele é altomatico
quando atinge a temperatura ideal ele desliga e liga altomaticamente .. showw
mas esta 58R$ vou ter que esperar o fim do mes :( em quanto isso o processo de colonização esta como voce sitou TARTARUGA, mas 3 bolos de arros estão indo bem, coloquei eles em baixo da geladera ao lado do motor.. temperatura boa :) mas só cabe 3 vidros :/

Mas é isso ai boas energias ai para seus bixinhos :pos:
aaa coloca uma caxinha de som tocando um Jimi Hendrix na encubadora que eles até esquecem do friu e crescem feliz ahhauuhauhauhauhauh :D

Back