Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Silicone para selar pontos de inoculação

Opiwarã

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/01/2011
44
41
Já vi inúmeras vezes, em sites gringos, o pessoal recomendar o uso de silicone para fabricar um ponto de inoculação auto-regenerativo - isso é, um buraquinho na tampa do pote na qual se aplica uma gotinha de silicone: quando a agulha entra e sai, parece que a silicone se "fecha" automaticamente, barrando qualquer contaminação.

A questão é que silicone é um material com tantas aplicações, que eu fico na dúvida de onde comprar aqui no Brasil esse tubinho de silicone líquida (ou gel?) que o povo usa... alguém sabe?
 
Será que nao da pra ser feito com cola de isopor ? pq ela seca rapido e fica parecendo um ''silicone''
 
Será que nao da pra ser feito com cola de isopor ? pq ela seca rapido e fica parecendo um ''silicone''
Não, a famosa "cola quente" fica rígida demais, impossibilitando a entrada da agulha.

Já vi inúmeras vezes, em sites gringos, o pessoal recomendar o uso de silicone para fabricar um ponto de inoculação auto-regenerativo - isso é, um buraquinho na tampa do pote na qual se aplica uma gotinha de silicone: quando a agulha entra e sai, parece que a silicone se "fecha" automaticamente, barrando qualquer contaminação.

A questão é que silicone é um material com tantas aplicações, que eu fico na dúvida de onde comprar aqui no Brasil esse tubinho de silicone líquida (ou gel?) que o povo usa... alguém sabe?

Fiquei pensando em onde encontrar esse silicone também. Deve ter em casas de construção, por que conheço um que é utilizado para selar canos, aberturas, etc, que é transparente, e não fica tão rígido. Possui um forte odor, bem característico.
 
Aqui no Sul encontra com facilidade esses materiais até em lojinhas R$1,99, pistola e tubo de silicone, baixo custo.
 
@RainSpirit Rainzitooooo eu me referi a cola de isopor e nao cola quente, ela fica uma gota mais maleavel do q a cola quente... teria q tomar cuidado com os silicones q sao fungicidas e germicidas né, pq até o silicone secar creio que soltaria ''gases'' dentro do copo, e se for fungicida deve ferrar tudo né ?
 
@RainSpiritteria q tomar cuidado com os silicones q sao fungicidas e germicidas né, pq até o silicone secar creio que soltaria ''gases'' dentro do copo, e se for fungicida deve ferrar tudo né ?


Calma.

Quatro gotas de um composto com fungicida relativamente distantes do substratos não tem esse potencial todo. Ainda mais que fungicidas não são testados visando especificamente basidiomicetos ...
 
Calma.

Quatro gotas de um composto com fungicida relativamente distantes do substratos não tem esse potencial todo. Ainda mais que fungicidas não são testados visando especificamente basidiomicetos ...
Então maravilha :D eh uma boa idéia ! mas cortar um pedaço de durex e tampar tbm não é dificil heauheauheuaha
 
Mas como assim derrete ? ele seria usado depois da inoculação... depois da inoculação não tem mais Panela de Pressão, em temperatura ambiente nao derrete nem cola escolar, ou vcs pretendem usar o silicone anntes da panela de pressao ? achei q era esterelizar normal, depois de inocular/furar pingava o silicone em cima, assim tamparia o buraco ja inoculado
 
Ah taaa, é que em um tutorial que eu vi por um site por ai, nao sei se era mycotopia, shroomery ou outro, o cara reutilizava o pote varias vezes, e por isso do silicone ser pra alta temperatura. Na verdade era um frasco de cultura líquida todo equipado, por isso que ele reutilizava ^^
 
Ah taaa, é que em um tutorial que eu vi por um site por ai, nao sei se era mycotopia, shroomery ou outro, o cara reutilizava o pote varias vezes, e por isso do silicone ser pra alta temperatura. Na verdade era um frasco de cultura líquida todo equipado, por isso que ele reutilizava ^^
hmmm entendi, as vezes é desse que a galera ta falando ae, mas eu n entendi não, achei q era pra por dps hehe
 
A questão é que silicone é um material com tantas aplicações, que eu fico na dúvida de onde comprar aqui no Brasil esse tubinho de silicone líquida (ou gel?) que o povo usa... alguém sabe?

creio que o silicone mais adequado é o que é usado em aquários, justamente por não ficar muito rígido, ele tem certa elasticidade, porém o preço é alto, mas vale a pena se achar em tubetes pequenos. o que não sei é se pode ser submetido a altas temperaturas
 
O silicone que os americanos usa é os RTV(Room Temperature Vulcanizing Silicone)

:teo_seta_direita: SELANTE DE SILICONE RTV MANUTENÇÃO

O selante de silicone manutenção RTV é de cura acética, 100% puro, monocomponente, desenvolvido para fabricação e reparo em aquários de até 100 litros*, vedação de câmara frigorífica, freezer, bebedouro, motores, vitrines, etc.

O selante de silicone RTV atende as especificações de normas alimentícias (FDA).

:!: O selante de silicone RTV resiste à temperatura de - 45ºC a 204ºC.

EMBALAGENS do selante de silicone RTV:
-Cartuchos de 300g e Bisnagas de 50 e 100g.

CORES do selante de silicone RTV:
- Selante de silicone RTV Bisnagas de 50g = Incolor e preto.
- Selante de silicone RTV Bisnagas de 100g = Incolor.
- Selante de silicone RTV Cartuchos de 300g = Incolor e preto.
selante-rtv.jpg

O seguinte também serve..

:teo_seta_direita: SELANTE DE SILICONE ALTA TEMPERATURA
O Selante de silicone alta temperatura é de cura acética, 100% puro, monocomponente, desenvolvido para vedações em superfícies submetidas a altas temperaturas, tais como: juntas de motores, fornos, caldeiras, chaminés, escapamentos de materiais não corrosíveis, etc.

:!: O selante de silicone alta temperatura resiste à temperatura contínua de 260°C e intermitente até 316°C.

EMBALAGENS do selante de silicone alta temperatura:
- Cartucho: 300g e Bisnaga: 100g.

COR do selante de silicone alta temperatura é Vermelho.
Silicone_alta_temperatura.jpg
O de alta temperaturas é fácilmente encontrados em lojas mecanicas

Fonte: http://www.elastim.com.br/site/adesivo-selante-silicone-rtv.php e http://google.com
 
O vídeo que eu tinha visto é esse aqui:

É um silicone RTV, como o gldtn disse. Pesquisei um pouco e vi que não é necessário mesmo ser de alta temperatura, vi que várias pessoas usam o normal mesmo, não sei pq no vídeo ele usa o de alta temperatura lol
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/12636518
Nesse tópico um cara fala que o silicone não gruda bem em polipropileno (PP), mas gruda bem em metal (papel alumínio)... Tb dizem que dura umas 10 agulhadas...
 
Era exatamente algo assim que eu estava pensando em fazer! Pena saber que não gruda em polipropileno, pois era justamente esse tipo de pote que eu pretendia usar (indicações de uma boa fonte de potes de vidro com tampa rosqueável são benvindas... dos pequenos é fácil achar, claro - só esvaziar um pote de geleia ou algo do tipo. Mas eu queria potes de 1 litro, pra pasteurizar substrato bulk em um receptáculo mais prático que uma fronha).

Descobri uma loja (com endereço físico - tenho horror a compras pela internet) que vende o tal silicone RTV em São Paulo, no Butantã... é ok postar indicações de lojas aqui?
 
Era exatamente algo assim que eu estava pensando em fazer! Pena saber que não gruda em polipropileno, pois era justamente esse tipo de pote que eu pretendia usar (indicações de uma boa fonte de potes de vidro com tampa rosqueável são benvindas... dos pequenos é fácil achar, claro - só esvaziar um pote de geleia ou algo do tipo. Mas eu queria potes de 1 litro, pra pasteurizar substrato bulk em um receptáculo mais prático que uma fronha).

Descobri uma loja (com endereço físico - tenho horror a compras pela internet) que vende o tal silicone RTV em São Paulo, no Butantã... é ok postar indicações de lojas aqui?
Desde que vc não faça propaganda acho que sim. Pelo menos pra achar vermiculita, perlita e afins tem até topicos sobre isso. Pq vc não pasteuriza naqueles sacos de forno? Vi um post no shroomery que fazia isso, ele colocava o substrato num saco de forno e um termometro, ai pasteurizava na água quente, tipo um banho maria. Achei onde eu vi, só pra mostrar que não to falando merda:
http://www.shroomery.org/8393/Oven-Bag-Pasteurization-Pictorial
Mas pra que vc quer colocar uma porta de inoculação em um pote pra pasteurização?! Vc tem que ESTERILIZAR, e não pasteurizar heim! Pasteurizar é com esterco, húmus, e esterilizar é milho, PF tek, centeio... Não vá injetar esporos em uma coisa pasteurizada heim! Primeiro vc precisa fazer o spawn, depois o bulk. Acho que vc já sabe disso, mas mais informação nunca é de menos, e como não te conheço,, não tenho como saber seu nível de conhecimento, desculpe se eu te ofendi...
 
Eu uso silicone normal (sem ser RTV). Uso a gama normal para casa/casa de banho (penso que com fungicida).
Não derrete e aguenta ciclos na panela de pressão. Também andei preocupado em comprar o RTV mas depois vi que o normal funcionava.

Apenas uma sugestão que tenho aprendido por experiência: ao colocar o silicone nas portas para injecção convém espalhar lateralmente um pouco para o silicone ter maior aderência. Colocar apenas uma bolinha de silicone faz com que este descole facilmente.

O silicone tem muito boa aderência nas tampas de metal. Nas tampas de plástico a aderência é mais precária, começando por vezes a descolar (penso que terá a ver com as propriedades do silicone juntamente com o plástico). Neste caso a recomendação para espalhar o silicone enquanto se coloca torna-se MUITO necessária. O mesmo se aplica a portas de injecção feitas em sacos de spawn caseiros.
 
Back
Top