Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Shimeji: Primeira tentativa!

Diário de cultivo problemático.
Amigos, boa noite!

Esta é minha primeira postagem, mas já acompanho o fórum há algum tempo e venho estudando as várias técnicas de cultivo de cogumelos, principalmente os comestíveis como Shiitake e Shimeji. Aproveito para agradecer por compartilharem tanto conhecimento e informação útil!

Depois de ver muita teoria sobre os cogumelos resolvi partir para a prática. Adquiri 1kg de spawn de Shimeji de uma fonte confiável e fiz uma divisão: metade inoculei em palha pasteurizada e metade fiz G2G em potes de vidro (em grãos de centeio).

Tenho 3 sacos com palha que colonizaram muito bem e rápido (em 4 semanas estavam 100% brancos). Por conta disso, achei que seria o momento de dar início à etapa de frutificação e fiz assim:
- Saco 1: fiz 4 cortes em "X" nas laterais do saco plástico;
- Saco 2: abri toda a boca do saco plástico, no topo, mas não fiz cortes nas laterais (esse aqui estava com um fedor horrível de podre, com umas mosquinhas dentro, meu receio era que tivesse contaminado, mas continuei com o experimento);
- Saco 3: fiz 4 cortes em "X" nas laterais do saco plástico.

Pois bem, já se passaram 2 semanas desde que abri esses sacos e nada aconteceu... Eles tinham aparência bem seca (tipo uma crosta seca), então estou borrifando um pouco de água diariamente no saco 1 e no saco 2 (inclusive, do saco 2 tirei completamente o saco plástico que envolvia a palha e o cheiro melhorou muito, agora ficando neutro). O saco 3 não borrifo nada de água, só para ter um parâmetro de comparação. Mesmo com essa umidificação, nenhuma mudança, nada.

Aqui está o saco 2, sem saco plástico em volta:

2mTTBp2.jpg 1Hf53Kw.jpg

A temperatura interna no cômodo está entre 17ºC e 25ºC, com umidade entre 60 e 90% e luz direta (lâmpada 20W) por 24h.

Agora eu pergunto: será que esses cogumelos vão frutificar? O que vocês recomendam?

[Em paralelo, os potes de vidro que falei no começo deste post (G2G) colonizaram 100% também em 3-4 semanas e já os usei para inocular outros sacos de palha pasteurizada e um cesto de uns 4kg. Essa segunda leva fica para um outro capítulo que depois posto aqui]
 
Última edição por um moderador:
Dar choque térmico no Saco 2, num balde com água e gelo, por 12h, seria uma boa ideia?
 
Boa noite, parabens pelo empenho.
Eu acho que uma hidratada seria muito bem vinda. colocar ele submerso por umas 12horas acho que estaria de bom tamanho. O que está sem plástico vai ser dificil pinar pq ele vai poerder a umidade do substrato toda pro ambient, faz de conta que a sacola plastica é a casca da árvore que protege o micélio. Boa sorte
 
Boa noite, parabens pelo empenho.
Eu acho que uma hidratada seria muito bem vinda. colocar ele submerso por umas 12horas acho que estaria de bom tamanho. O que está sem plástico vai ser dificil pinar pq ele vai poerder a umidade do substrato toda pro ambient, faz de conta que a sacola plastica é a casca da árvore que protege o micélio. Boa sorte

Valeu pela sugestão, cubensisdedread! Depois do choque térmico pensei em colocar esse substrato de novo numa sacola plástica com cortes em X, que tal?

PS: peguei muitas dicas nos seus posts, obrigado! :)
 
A ideia de voltar p/ sacola á boa, tente dar uma esterilizada na sacola, já que vai ficar meio fechado úmido, se não pode contaminar o substrato. Pode mergulhar ela na água com um pouco de água sanitária, ou pode lavar ela e borrifar um álcool 70% pelo menos eu acho q isso pode ajudar. Bom saber que minhas postagens foram úteis. Sucesso aí, e qualquer coisa que precisa pode dizer.
 
Fiz um choque térmico assim: borrifei bastante água no saco #3 e deixei na geladeira por 24h. Tirei hoje de manhã, vamos ver no que vai dar!
 
Back
Top