Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Shimeji em borra de café

Diário de cultivo problemático.
Olás!
Essa é minha segunda tentativa de cultivo de shimeji branco e salmão.
Dessa vez fiz com borra de café, e testei 2 corretores de PH: carbonato de sódio e cal hidratada.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Pleurotus branco e salmão

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------

Substrato 1: Borra de café + 2% carbonato de sódio
Substrato 2: Borra de café + 2% cal hidratada

Método de preparação e esterilização do substrato:

Os substratos foram colocados em saquinhos de Polipropileno (PP5) e esterelizadas na panela de pressão por 1h.

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO: Data 10 / 09 / 18 - segundo dia de lua nova.
-------------------------------------------------
( ) Seringa Multiesporos
( ) Cultura Líquida
(X) Spawn colonizado


Dois saquinhos de cada substrato (1 e 2) foram inoculados com spawn de shimeji branco.
Dois saquinhos de cada substrato (1 e 2) foram inoculados com spawn de shimeji salmão.

As fotos são do dia 18/09, ou seja, apenas 8 dias após a inoculação.
Eles já estão crescendo bonitinhos sem sinal de contaminação.
O Shimeji branco está crescendo muito mais rápido que o salmão, o que fica claro também nas placas de petri e spawn. (tá escrito 12-09 nas placas, mas elas foram feitas dia 10, rsrs)

Impressões gerais:

- Foi infinitamente mais fácil e rápido mexer com borra de café, em comparação com minha primeira tentativa de substrato com serragem. Consegui a borra de graça, pedindo nas padarias hehe.

- Os saquinhos de PP são realmente muito, mas muito mais práticos do que tentar fazer em garrafa PET, rsrs.

- Se não houver muita diferença entre cal hidratada e carbonato de sódio como corretores de PH, vou preferir usar carbonato de sódio. O carbonato de sódio é mais fácil de se misturar igualmente na borra de café, enquanto a cal forma umas pelotinhas q vc tem que ficar perseguindo e destruindo. O Carbonato de sódio é um pouco mais caro do que a cal hidratada (numa escala maior talvez não valeria a pena, mas no cultivo caseiro não faz muita diferença pq o carbonato de sódio se faz a partir do bicarbonato de sódio, que em pouca quantidade é bem barato).

- Vi em uns vídeos que o pessoal usava um pedaço de cano de PVC pra colocar o substrato dentro do saquinho. A principio não vi sentido, mas enchendo os saquinhos entendi a finalidade disso: enchendo o saquinho com uma colher ou algo do tipo, a chance de sujar as beiradas do saco são grandes; com o cano de PVC como "funil", a borra não encosta nas laterais da parte de cima do saco, e ao fechar com algodão não vai ter resíduo de substrato em cima (que facilitaria contaminações).

- Fiquei surpresa ao não encontrar taaanto material assim sobre cultivo de cogu em substrato de borra de café. Vou deixar aqui alguns links que me foram úteis.

Dicas para produzir cogumelos em borras de café | Produção de Cogumelos: Loja On-line e Página Web da Quadrante Natural

Experiência simples comparando rendimento em substratos diferentes:
View: https://youtu.be/Ckl4aUu_1Ok


PDF (anexo): PRODUÇÃO DE COGUMELO COMESTÍVEL DO TIPO Pleurotus, Lentinus e Flammulina EM CASCA E BORRA DE CAFÉ
 

Anexos

  • biotec20.pdf
    80.1 KB · Visualizações: 20
  • photo_2018-09-18_14-45-26.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-26.jpg
    53 KB · Visualizações: 41
  • photo_2018-09-18_14-45-29.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-29.jpg
    50.6 KB · Visualizações: 39
  • photo_2018-09-18_14-45-43.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-43.jpg
    45.4 KB · Visualizações: 42
  • photo_2018-09-18_14-45-48.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-48.jpg
    48.1 KB · Visualizações: 39
  • photo_2018-09-18_14-45-51.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-51.jpg
    40.9 KB · Visualizações: 43
  • photo_2018-09-18_14-45-56.jpg
    photo_2018-09-18_14-45-56.jpg
    42.6 KB · Visualizações: 39
Última edição:
Parabéns muuiito rico em detalhes seu diário:)...
Só uma pequena observação, a coloração da primeira placa (sh. Rosa) está um pouco um pouco suspeita ou é só impressão minha?
 
Parabéns muuiito rico em detalhes seu diário:)...
Só uma pequena observação, a coloração da primeira placa (sh. Rosa) está um pouco um pouco suspeita ou é só impressão minha?

Super suspeita, haha.
Contaminou... tudo do shimeji rosa contaminou :/ acho q as sementes nunca estiveram boas :/
 
Atualizando

Dos 4 saquinhos inoculados com shimeji branco, os dois com carbonato de sódio estão quase completamente colonizados.
Vou esperar até dia 10, quando completa 1 mês de inoculação, pra colocar pra frutificar.

Fiz 1 spawn de shimeji branco no dia 18/09, a partir das sementes que tinha, e que já está completamente colonizado; e no dia 29/09 fiz mais 2 potes de spawn a partir do agar cultivado em placa de petri.

Os que foram corrigidos com cal hidratada estacionaram, mas creio que é pela alta umidade da borra de café nestes dois saquinhos.
Os Shimeji rosa não foram pra frente, já que a semente estava ruim.

Ta quente pra caramba aqui... tô preocupada com essa frutificação. Tenho que ver como esfriar decentemente um local.

Olá, como é feito esse pote com milho crescendo fungo?
Ele é inoculado a partir dos esporos obtidos da cultura na placa de petri?

Olás!

Esse primeiro pote de grãos colonizei a partir de grãos colonizados, é o que o pessoal chama de Grain to Grain.
Nas fotos da atualização de hoje vc pode ver que ele já está todo colonizado, e estou mantendo-o na geladeira.

Os que colonizei a partir da placa de petri (colonizada tb a partir de sementes, e não dos esporos) já estão se desenvolvendo bem.
Ainda não sei como mexer com esporos de shimeji :p

Procure por Spawn aqui no fórum, fiz esses da mesma maneira como faço com os cubensis.
 

Anexos

  • Shimeji branco .jpg
    Shimeji branco .jpg
    64 KB · Visualizações: 23
  • shimeji branco estacionado.jpg
    shimeji branco estacionado.jpg
    53.8 KB · Visualizações: 21
  • shimeji rosa fail.jpg
    shimeji rosa fail.jpg
    53.7 KB · Visualizações: 21
  • Shimeji rosa fail.jpg
    Shimeji rosa fail.jpg
    72.4 KB · Visualizações: 22
  • Spawn gtg.jpg
    Spawn gtg.jpg
    39.2 KB · Visualizações: 20
  • Spawn shimeji branco placa.jpg
    Spawn shimeji branco placa.jpg
    47.1 KB · Visualizações: 19
O micélio desenvolveu bem nos saquinhos, sem contaminação, mas não frutificam de jeito nenhum.

Vc teve esse problema tb, ne @Helye ?
Seu substrato era apenas borra de café / borra+corretor tb?

To achando q apenas a borra de café não é suficiente como substrato... vi que o @evertonpaurosi colocou farelo de arroz no dele, to curiando aqui pra saber se deu certo :rolleyes:

Pelo visto vou ter q dar uma boa estudada sobre o que esses serezinhos gostam de comer, como gostam de viver, e o que precisam pra crescer.:bigode:
 
ainda não cultivei em borras de café, mas sim, ano passado nas primeiras tentativa usei a strain thai na muang (2 únicas vezes que tente até agora:D) eu só sábia o minimo, nem todos os copos colonizaram e os que colonizaram ou não frutificaram ou contaminaram, não sei bem o que aconteceu:(.
Empolgado mostrando na frente de casa pra um amigo meu lá em manaus, acabei contaminando o meu carimbo deixando cair na água suja da vala de frente de casa, foi totalmente horrível :facewall:, prometi pra mim mesmo que só tentaria outro cultivo quando absorvesse bastante conhecimento:ler:, foi ai que conheci o fórum.

Mas em fim :coffee:
o que você fez com os saquinhos:?: jogou fora, guardou ou o que:?:
realmente seria interessante você adicionar algo para fornecer energia para o fungo como é feito na cultura agar, pode ser açúcar ou água adoçada, pedaços pequenos de batatas esterilizadas, talvez ainda dê pra salvar alguma coisa já que não apresenta contaminação aparente! espero eu que não tenha...

Acabei de achar um site que da dicas de como cultivar em borras de café, lá o autor não fala muito de como preparar o substrato ou se adiciona algo no substrato.

:teo_seta_direita: Dicas para produzir cogumelos em borras de café | Produção de Cogumelos: Loja On-line e Página Web da Quadrante Natural

Tem uma parte que o autor diz no site que me chamou atenção :!:

:teo_seta_direita:" No caso dos Pleurotus ostreatus é muito simples, pois basta abrir 1 ou dois cortes em “X” nos sacos e colocar num local com luz, mas abrigado da luz directa do sol e do vento e os cogumelos irão nascer."

E o que eu não concordei muito bem foi a parte que diz (n)

:teo_seta_direita:"Outra dica importante é não regar/borrifar os cogumelos. Pois eles gostam de humidade ambiente mas não de água sobre os seus chapéus. A água sobre os chapéus pode evitar que desidratem, mas dificulta o seu desenvolvimento e facilita o desenvolvimento de microrganismos nos cogumelos que vão contribuir para deformações e má aparência. Borrifar ou regar os cogumelos será uma solução de último recurso, em situações de temperaturas elevadas e humidade baixa e que pode nem funcionar."

Eu discordo em partes, pq em muitos tutoriais de kits prontos dizem para borrifar pelo menos uma vez para iniciar a frutificação.

:idea::idea::idea: Acabei de lembrar de quando tentei criar tanajura em casa, uma semana com ela presa fui ver se tava tudo bem ela tava :morto: e tinha muito fungo tipo micélio ao redor dela,
dai eu pensei agora:huh:, sabendo que formiga é rica em proteína talvez acrescentar algo rico em proteína possa ajudar no desenvolvimento e talvez aumentar a frutificação:), claro tudo esterilizado pra evitar visitantes indesejados :troll::alien:, mas isso fica para outro cultivo pois acho que pra esse agora não ajude muito, a não ser que você use o substrato atual como "semente" para um novo cultivo :bigode:
 
Última edição por um moderador:
Empolgado mostrando na frente de casa pra um amigo meu lá em manaus, acabei contaminando o meu carimbo deixando cair na água suja da vala de frente de casa, foi totalmente horrível :facewall:, prometi pra mim mesmo que só tentaria outro cultivo quando absorvesse bastante conhecimento:ler:, foi ai que conheci o fórum.

Pooxa que pena :/
E tentou outro cultivo depois?

" No caso dos Pleurotus ostreatus é muito simples, pois basta abrir 1 ou dois cortes em “X” nos sacos e colocar num local com luz, mas abrigado da luz directa do sol e do vento e os cogumelos irão nascer."

Poise, eu tava esperando que isso desse certo, haha, mas não deu :/

Mas em fim :coffee:
o que você fez com os saquinhos:?: jogou fora, guardou ou o que:?:
realmente seria interessante você adicionar algo para fornecer energia para o fungo como é feito na cultura agar, pode ser açúcar ou água adoçada, pedaços pequenos de batatas esterilizadas, talvez ainda dê pra salvar alguma coisa já que não apresenta contaminação aparente! espero eu que não tenha...

Então, ta no ambiente fresco com luminosidade ainda, onde era pra ter frutificado... to deixando la pra ver q q acontece.

Pode ter sido a temperatura (que ficou alta durante uns 2 dias, mas que depois voltou a refrescar);

Ou a falta de algum nutriente msm... vou ter q ver q q eu posso adicionar, talvez umas folhas secas, palha... sei la.

Acabei de lembrar de quando tentei criar tanajura em casa, uma semana com ela presa fui ver se tava tudo bem ela tava :morto: e tinha muito fungo tipo micélio ao redor dela,
dai eu pensei agora:huh:, sabendo que formiga é rica em proteína talvez acrescentar algo rico em proteína possa ajudar no desenvolvimento e talvez aumentar a frutificação:), claro tudo esterilizado pra evitar visitantes indesejados :troll::alien:, mas isso fica para outro cultivo pois acho que pra esse agora não ajude muito, a não ser que você use o substrato atual como "semente" para um novo cultivo :bigode:

Que legal isso de criar tanajura, hahaha

Não sei se o shimeji gosta das mesmas coisas que o fungo q come formiga, tem q ver... Sei mt pouco sobre os detalhes biológicos : /
 
ainda não tentei um novo cultivo pq ainda to um pouco sem tempo pra acompanhar detalhadamente, e sem carimbo rsrsrs, porem esse ano que vem pretendo iniciar, não quero cometer o mesmo erro rsrsrs
 
Back
Top