Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Então purunga:Tenta sim! Funciona!
Esse negócio de grãos não oleoginosos não é regra! Já vi gente colonizar em amendoim e os resultados foram satisfatórios, mesmo porque serragem não é grão e também não é oleoso.
Casca de pó de pinus é um ótimo componente para camada de casing e não deixa de ser madeira.
Vale a pena testar. Teste várias maneiras de esterelizar, várias misturas de substrato, em potes de diferentes tamanho, etc. Com certeza você vai encontrar uma maneira de utilizar a serragem no cultivo.
10000bc, posta essa tek aí mano! Gostaria de ver o desenvolvimento do micélio na Jurema!
SEMPRE!é... experimentos e seus resultados, são bem vindos. os:
Então purunga:
Não costumo documentar com fotografias meus cultivos por motivos filosóficos,
Terrário pronto. Daqui a 15 posto o resultado.
Cavaco de Jatobá NÃO TRATADO + farelo de aveia, 9/1. Lavar bem .Tudo pasteurizado 1atm. Mais nada. Não tentem em casa antes do resultado.
Vou aceitar o desafio e preparar o substrato com base em serragem ainda hj.
Aparentemente houve alguma confusão no começo da discussão. Uma coisa é a colonização, o desenvolvimento do esporo até micélio, que realmente nunca ouvi falar sobre ser realizada em serragem, e o cultivo, que pode, sim, ser utilizada para cultivo de várias espécies de cogumelo, como shimeji, até em escala industrial.
Foto: grãos de milho colonizados, 9 dias, tek pessoal, baseada em esporos TKS. Será a utilizada no experimento. Pode olhar que o cogumelo é uma planta de poder, como o cipó e a rainha. Não derruba, não.
to esperando também o resultado desse post e do outro.Qual foi o resultado?