Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Serra de São Pedro

Diário de cultivo completo.
Salve galera, os estudos por aqui continuão!

10/4-inoculação

Seringa multi esporos feita em janeiro já usada em cultivo anterior do carimbo coletado na Serra de São Pedro
Substrato 90% arroz integral cateto 10% painço + vermiculita na proporção
2 verm. 1grão 1agua
Ficou na PP por 1:30, acho que esse foi o erro, a água secou na panela e todos os copos trincarão menos o pote de conserva 500ml talvez porque o vidro é mais espesso.
O tempo de colonização elevado foi por parâmetros inadequados de aeração
do bolo, quando fui por ele no casing percebi que ele estava extremamente compacto

23/5-camada casing
1 pó de coco ,1 vermiculita , 10% esterco bovino e calcareo pra corrigir o ph foi esterilizado na PP por 1:00 hora
Usei um pote de vidro 750ml baixo e largo , limpei bem ele com detergente depois hipoclorito depois foi pra um forno elétrico dentro do ambiente de trabalho por 30 min e mais 45min pra esfriar.
A tampa de plástico do pote foi limpa separadamente e feito um filtro com fita micropore
Deixei colonizando 12 dias na incubadora em 27°

Cobri as laterais do vidro com alumínio (em tentativa anterior tinha usado pote branco daqueles de sorvete, quando eu fui ver tava pinando de tudo que é lado de ponta cabeça, tive que cortar o plástico e passar o bolo pra outro lugar pois não dava pra colher sem deixar nenhum pedaço contaminando o bolo)

5/6terrario-
caixa organizadora 56 litros com argila expandida, bombinha de aquário 24 horas termostato em 22° dentro de uma garrafa pet com água
Mais uma camada finíssima de pó de coco e vermiculita 1:1
12/6-pins
19/6-colheita
Carimbei dois que eu achei +limpos, notei a presença mínima de verticilium em alguns outros.
Não sei se a contaminação já tava no bolo, ou o micélio depois da jornada de mais de
45 dias pra colonizar o substrato ficou mais suscetível ao ataque ou também uma limpeza insuficiente no terrario.
Depende como vier o 2°,3° fluxo pensei em fazer aquela tek do Mortandelo de congelar o bolo e terminar no out quando a natureza permitir.
Depois de colher tudo camada 1:1 vermiculita- pó de coco nas laterais e um pouco em cima
aguardando 2°fluxo.
Obs: em todos procedimentos citados foi usado lisol ou cloro diluido em agua para ASSEPSIA do local de trabalho, uso de luvas, mascara, avental etc.

foto dia 16
100_0268-crop-crop.JPG
dia 18
100_0275-cropnbv.JPG
dia19
100_0289-cropkhgmht.JPG100_0299-cropjhg.JPG
100_0293.JPG100_0296.JPG100_0297jhg.JPG
Um dos mais azulados que ja vi, oxidação quase instantânea.
100_0294bf.JPG
 
Sou Seu Fãn! Pelo azulamento eu acho que a Strain deveria se chamar CRUZEIRÃO!! rsrsrs brincadeira hein!!

Prófungos, manda vêr, compare crescimento micelial em várias placas, isole as mais rápidas strains de cada placa, e coloque todas para frutificar (de preferencia em terrários separados com as mesmas condições). A que obtiver melhor frutificação deve carregar o nome! A vencedora você coleta carimbos, as restantes você come! rsrrs

Domesticados e Domesticadores (um pelo outro) YEAH!!!!
 
hahaha!! @figurinha voce é foda.

@tchescko, não poderia passar luz nesse recipiente plastico e induzir a pinagem nas laterais?
Quando eu usei pote de sorvete foi foda, ate por baixo tinha uns espremidos.
 
Carimbei um selvagem ja faz uns 6 meses estava esperando alguma coisa para tentar cultivalos:coffee:, depois que li seu topico veio O ANIMO quando sair do trampo ja vo direto para a farmacia comprar seringas e o potinho de coleta.

Já comeu alguns:)? como que foi a trip?
 
Firmeza @tchescko vou fazer isso.:)

Legal que voce se animou @xerosa, se voce tirou mais que um carimbo manda ver,
agora se for um só é melhor mandar pra Profungo que é mais garantido.
Quanto a trip não consigo falar muito sobre, a terra treme por aqui as vezes :)
Nesses quase 6 meses de cultivos o aprendizado foi grande, mais ainda só o começo.

Luz pra todos
 
Só pra atualizar:
Com eu tinha dito anteriomente o bolo foi congelado depois de colher o segundo fluxo.
No começo de setembro eu descogelei e rolei o bolo em po de coco esterelizado.Coloquei no terrario>
Deixei sem recipiente ja que ele tava pinando pelas laterais, ficou meio estilo PF-tek do futuro.
são pedro 3° fluxo(3).JPG são pedro 3° fluxo.JPG são pedro 3°fluxo(3).JPG 3°fluxo
P.C.São pedro 4°fluxo.JPG 4°fluxo
SP-5°fluxo.JPG 5° fluxo (as lesmas pegaram uma lasquinha)
 
Isso no balde é tipo aquelas toucas de banho? Funciona bem, tipo deixa pouca coisa entrar?

Para cobrir a boca do balde use um papel plástico filme (aquele que embala alimentos), ou uma touca cirúrgica, de preferência. Caso contrário, qualquer plástico vai servir.
 
Para cobrir a boca do balde use um papel plástico filme (aquele que embala alimentos), ou uma touca cirúrgica, de preferência. Caso contrário, qualquer plástico vai servir.
Eu pensei que tinha que ser uma coisa muito bem lacrada, para não contaminar. Estou errada? Ou não contamina tão fácil assim?
 
Back
Top